História da Bruxaria

História da Bruxaria Jeffrey B. Russell...

Resenhas - História da Bruxaria

Dantas 28/04/2023

Revelador!
É a segunda vez que leio esse livro. O conteúdo é incrível, a pesquisa que o autor fez foi intensa e necessária.

Cafenaveia 22/04/2023

História da Feitiçaria
Interessante para quem quer conhecer mais sobre o assunto mas pode ser um pouco difícil de ler pela enorme quantidade de informações. São muitos nomes e datas. Chega a lembrar um texto de TCC em alguns momentos ?. Depois de um início árido o texto fica mais fácil. Vale pela retrospectiva histórica.

vepholiv0 22/04/2023

A feitiçaria presente em nós
Eu gostei bastante da leitura, apresenta a história de forma clara e simplificada, ótima para iniciantes (que era meu caso).

Credico 11/04/2023

Muito interessante
Estudando bruxaria há alguns anos, pude extrair informações muito interessantes dessa obra, mas também pude perceber o quão rápido e raso ele ficou em relação à bruxaria moderna. Claro que não é a proposta dele explicar o que é a bruxa hoje, mas sim mostrar historicamente a construção desse arquétipo na sociedade ao longo dos séculos.
Recomendo a leitura e também o aprofundamento no assunto.

Mari Duarte 09/03/2023

Um livro que trata da história da bruxaria (antiga), conceitos e a bruxaria moderna..

A parte que trata da história, origem e conceitos da bruxaria é verdadeiramente impecável. Neste ponto é um excelente libero para quem gostaria de aprender didaticamente e de maneira neutra sobre os acontecimentos durante anos de repressão cristã.

A parte atual no entanto, apesar de bastante didática também, trata do ressurgimento e reformulação da bruxaria, mas trata de forma um pouco opinativa e tendenciosa (deixa alguns aspectos de fora) em alguns momentos a leitura se torna maçante.

Nathalia184 28/02/2023

Um livro que apesar de condensado, abrange bem alguns tópicos importantes envolvendo a crença na bruxaria, feitiçaria e espiritualidade de certos povos ao redor do mundo.
O foco está principalmente em mostrar como crenças conseguiram sobreviver à influência européia demonizando seus credos, assim como explica como certos ritos e crenças divergem do cristianismo.

Anne Laufeyhive 20/02/2023

É um bom livro pra quem quer aprender um pouco mais sobre a história da bruxaria, a leitura pode ser um pouco cansativa então vai aos poucos. Também acho que deveria ter falado um pouco mais da polêmica envolvendo a origem da wicca

MykaaMoon 20/02/2023

Gostei
É um livro que considero como estudo para quem tem interesse na história.

Muito bom para historiadores e para conhecer os primórdios da bruxaria.

Achei a linguagem simplista, muito fácil de compreender e as ilustrações maravilhosas dando ênfase ao enredo.

Li rapidamente pois achei muito significativo o conteúdo que tem nesse livro.

O fato dos autores não expressarem opiniões também teve muita relevância.

E apesar de ser um livro pequeno contém grande conteúdo. Claro que de certa forma está desatualizado em alguns âmbitos. Mas é uma leitura que vale a pena.

Gio.vi 19/02/2023

Confuso ?
O livro é muito bonito e tem várias ilustrações! Eu gostei muito disso. Mas eu achei a leitura bem cansativa, achei também que muitas das informações do livro estão erradas ou desatualizadas. Por exemplo, em uma parte do livro, o autor diz que a bruxaria é uma religião, quando na verdade não é, a bruxaria é uma prática, uma crença, uma filosofia de vida.

Eu também achei que a linguagem do livro não é acessível, ou seja, tem várias palavras que são difíceis de entender. Em resumo, eu acho que o livro não é bom, mas também não é ruim. Eu não amei mas também não odiei
Dantas 22/02/2023minha estante
Alguns bruxos mais tradicionais acreditam na bruxaria como religião, se tratando dos bruxos wiccanos principalmente. Alguns acreditam como religião, outros acreditam como filosofia de vida.

Gio.vi 24/02/2023minha estante
Sim! Eu sei disso. A bruxaria tem várias vertentes

Vitoria 02/04/2023minha estante
Gi você tem algum outro livro do msm tema que você acha melhor pra poder indicar?

yumi 01/02/2023

Enrola demais
É um livro raso, básico. Eu, como leiga do assunto, comecei esse livro como um ponta pé inicial para estudar sobre bruxaria. Porém, mesmo não sabendo nada, não senti que tive um progresso nessa área ao ler esse livro. No começo eu estava bem empenhada, porém a expectativa vai abaixando quando você percebe que já foi quase metade do livro e tudo que ele falou foi sobre o preconceito que as bruxas sofreram no passado.

Não que não ache relevante dizer dessa opressão que ocorreu, entretanto o livro foca tanto nessa censura e nas mentiras ditas sobre a bruxaria que em nenhum momento de fato ele chega à falar o que é a bruxaria em si. Não nos é mostrado o surgimento dessa cultura nem como ela foi manifestada de forma real em várias partes do mundo, focando apenas na Europa e um pouco nas Américas.

O livro é cheio de nomes de bruxos, escritores e artes como uma forma de evidenciar a presença dessa religião no mundo, só que estes perdem seu valor justamente por estarem no meio de muitos outros nomes; você não se marca com nenhum em específico.

Na segunda parte, em que se desenvolve um pouco mais a bruxaria moderna, digo também que foi mal feito. Me pareceu que não sabiam muito do que estavam falando e escreveram de forma muito superficial o que é essa religião que hoje vem crescendo cada vez mais.

Não recomendo esse livro pra nenhum tipo de pessoa, seja você praticante da bruxaria, seja você um iniciante no assunto.
luamagnetica 13/02/2023minha estante
eu só li um tiquin, mas o calibã e a bruxa parece ser muito bom!

Laura 23/01/2023

Li as resenhas desse livro antes de comprar, porque queria muito tê-lo físico! Li muito comentário negativo, mas mesmo assim decidi arriscar? e realmente me decepcionei. Confesso que o que mais gostei no livro são as gravuras. Afinal o que muita resenha falava, sobre as informações parecerem soltas na linha do tempo, é verdade. O livro parece como os trabalhos em grupo na escola quando cada um fazia uma parte e no final todo mundo juntava tudo, sem revisar e ver o que fazia sentido. Muita frase e conceito repetido, uma hora falava do século XIV, depois pulava pro XVI, depois voltava pro XV, e tudo sem pé nem cabeça.
Além de tudo, fica o alerta: é um livro pra QUEM GOSTA DE HISTÓRIA, e não pra quem se interessa pela temática da bruxaria. Gostaria de ter lido essa dica, pois essa com certeza teria me feito desistir da leitura - por enquanto, pelo menos.
Leitura suada, cansativa.

MRPLM 07/01/2023

Ótima obra
Muito esclarecedora e um compilado eficiente de muito do que cerca a história da bruxaria no hemisfério norte. Foi muito importante para me direcionar dentro da temática, recomendo para quem se interessa por historiografia escrita de maneira simples.

artemisia0 07/01/2023

Extremamente informativo e recomendo até para quem não é da bruxaria já que ele foca mais na parte histórica mesmo, contando sobre como surgiram algumas práticas e como aconteceu o processo da perseguição as bruxas.

Aqui fica claro como é fácil enganar e manipular a mente de qualquer pessoa e como devemos tomar cuidado com pessoas que tentam usar o "pânico satânico" para fazer com que pessoas entrem em total histeria coletiva.

Jéssica 05/01/2023

Gostei bastante do livro visto que explica a origem de toda histeria pela bruxaria no sex. XV pra frente
Mostrando claramente ser algo inventado