História da Bruxaria

História da Bruxaria Jeffrey B. Russell...

Resenhas - História da Bruxaria

Snow 13/07/2022

Bom para quem quer começar na bruxaria
Como bruxa, um dos assuntos que acho primordiais no início do estudo a bruxaria é a história da mesma, saber o nosso passado, ler sobre a inquisição, o início de tudo é extremamente importante
Esse livro é sim um ótimo começo, é bem teórico e não expressa mto a opinião do autor sobre o assunto, é direto e conta as coisas na ordem cronológica, algo que pra mim que tenho tdah é realmente uma ajuda
Recomendo sim pra quem ta começando mas não acho legal parar por aqui. A história da bruxaria vai além do que tem nesse livro, então outras fontes são muito importantes.
Leia outros livros sobre o assunto, artigos, sites e etc.
Bruxaria é um estudo continuo, boa sorte na jornada!

Yash 08/07/2022

História da Bruxaria (européia)
Tinha me esquecido como a bruxaria, como é conhecida hoje, é eurocentrista. O livro foca bastante em como todo e qualquer ato que não fosse cristão era demonizado e como pessoas mesquinhas fizeram mais de 60 mil vítimas.
Mas entrando na modernidade, a bruxaria falada é basicamente a Wicca e o Neopaganismo.

Jace 05/07/2022

História da bruxaria
O livro apresenta a bruxaria por um prisma bastante histórico e conceitual. Utiliza -se de fatos documentados, cita muita fonte importante como referência para bibliografia e apresenta a bruxaria vista por diferentes ângulos. É um livro para ser lido mais de uma vez e sem pressa.
Juliana.Rissardi 06/07/2022minha estante
?????

Jace 11/07/2022minha estante
???

Heloyse 26/06/2022

Um livro confuso...
Sei que não há muitos registros e nem uma ideia central do que é a bruxaria, mas achei esse livro um pouco confuso.
Apesar de apresentar fatos interessantes ilustrados com imagens que eu desconhecia, senti que os pensamentos dos autores foram pra todo lugar, e se perderam em alguns momentos.
Assim, demorei demais pra ler, pois achei o livro um tanto quanto enrolado.

Maria290 21/06/2022

Must be the season of the witch!!
Como uma estudante de História apaixonada por Idade Média, acho redundante eu dizer que minha parte favorita do livro foi, justamente, a parte em que contou sobre a bruxaria medieval... Achei muito interessante, gostei dos exemplos que são dados no livro... Enfim, muito bom.

Comecei a achar o livro meio chatinho lá pelos últimos capítulos, mas acho que é mais pela questão de eu não me interessar taaaaanto assim por bruxaria moderna. Mas, de qualquer forma, pra quem gosta bastante, acho que vai curtir muito o livro.

Gostei do fato de ter várias fotos e ilustrações, o que deixou o livro bem mais lúdico, e também gostei do fato dos autores trazerem muitas indicações de livros de outros autores.

Bem, enfim, como já dizia Donovan, must be the season of the witch!!

le.se.caliope 02/06/2022

Lendo um grande tcc sobre bruxaria
Importante e 100% dentro do viés acadêmico, História da Bruxaria estuda o surgimento do conceito de bruxaria até a sua conversão no fenômeno moderno que ocorre no século XIX

Bastante didático, com uma escrita que não fica cansativa nem se repete, na obra podemos ver como certos ?fatos? na verdade não passa de equívocos e como a a expressão cultural da bruxaria pode mudar de acordo com a sociedade em que está inserida e também sua função, em decorrência do tempo e meio.

Alessio 01/06/2022

Bom livro introdutório!
Funciona muito bem como um livro introdutório, porque ele se aprofunda nas partes mais importantes sem deixar de trazer uma visão geral sobre tudo. Me informou de muitos detalhes que eu não sabia ainda, mesmo tendo lido até que bastante sobre o gênero. A única coisa que eu achei meio duvidosa foi que em dois momentos o autor decide comparar a caça às bruxas da idade média com o holocausto ou câmaras de gás.... achei muito de mal gosto, comparação desnecessaria. Também em um momento que ele fala sobre uma vertente da bruxaria feita pelo feminismo radical dizendo que agora as lesbicas estavam representadas na bruxaria sendo que não kkkkkk o feminismo radical não agrega toda a vivência lesbica. Enfim, de conteúdo é muito bom, é só ignorar alguns comentários do autor.

Cris 31/05/2022

31.05.2022
Conta a história da bruxaria desde o seu surgimento até os dias de hoje. Interessante que o que vem no pensamento normalmente é mulher, mas existiram bruxos homens também. A existência de bruxaria no passado está relacionada a de se culpar alguém por questões sociais, políticas ou religiosas. Normalmente também está ligado a coisas ruins, mas existem bruxas boas. De modo geral, gostei.

Lu 23/05/2022

A magia conserva seu apelo
Sem duvidas um livro extremamente didático sobre as diversas linhas culturais e os conceitos e histórias envolvendo a bruxaria. Vai ser um livro extremamente útil em relação a pesquisas e cunsultas. Infelizmente tenho alguns problemas com alguns termos utilizados (não sei se são do livro original ou se é um problema de tradução), mas coisas como ?magia negra? ou ?heterossexualismo? (sufixo -ismo que é utilizado para doenças, visto, por exemplo que o termo ?homossexualismo? foi substituído por homossexualidade após sair da lista de doenças da OMS). Fora isso a edição está perfeita.

Antonia 14/05/2022

Yo no creo en meigas, pero hayas
Achei um bom livro para começar a entender como funciona a bruxaria e suas variantes. Os autores colocam muita informações de diferentes épocas e aborda como se iniciou a cultura de caça as bruxas e como acabou se desenvolvendo na bruxaria moderna.

ThayAvalon 04/05/2022

Um livro completamente importante e acadêmico!
Uma pesquisa muito legal, e bem resumida do que é , foi e onde se acredita que tenha originado o termo Bruxa, a religião, a importância e influencia que teve na vida das pessoas, jovens e autores de séculos atrás até o momento atual. Adorei pra quem quer saber mais, de modo totalmente acadêmico sem opinião é divulgado relatos e atitudes quanto a religião da Wicca e o movimento das igrejas durante décadas com a tolerância aqui imposta.

Ana Negherbon 22/04/2022

Necessário
Livro necessário se você quiser saber mais sobre a história da bruxaria. Da uma enrolada em alguns pontos mas ele é fácil de entender e de se situar, mesmo transitando em tantos anos diferentes.

nath 19/04/2022

Achei o livro incrível com muitas informações que eu desconhecia acerca da caça às bruxas. Além disso, as reflexões acerca da história da bruxaria são riquíssimas.

akasaori 18/04/2022

Não sei se não era o momento de lê-lo, mas a escrita não me prendeu de jeito nenhum. Apesar de ser um assunto que muito me interessa, teve uma abordagem bem diferente do que eu esperava mesmo tendo lido a sinopse e, como já já, a escrita do autor te convida a fechar o livro de tão monótona. Um resumo: "bruxaria existe desde sempre... as Bruxas não são só o esteriotipo da TV... isso, isso e isso é considerado bruxaria numa parte do mundo, fim ?". Vi muita gente falando sobre informações vagas, mas esse nem foi o problema pra mim, e sim a sensação de que sendo vago ou não tudo que eu lia passava direto por mim. Definitivamente não tem nada que eu vá reter.
P.S.: projeto gráfico sensa, a estrutura da diagramação tá perfeita, pena não ter conteúdo a altura.

Sib 17/04/2022

Interessante.
Uma leitura interessante mas um tanto confusa na organização das ideias. Demorei para pegar o ritmo da leitura, mas enfim consegui.
Muito triste saber que muita gente morreu por ignorância e até ganância de alguns.
Muitas partes do livro me fizeram pensar em quanto ainda precisamos evoluir, o quanto as coisas de séculos atrás ainda estão nas entranhas das sociedade.