História da Bruxaria

História da Bruxaria Jeffrey B. Russell...

Resenhas - História da Bruxaria

Luísa Anjos 08/04/2020

Essencial para os primeiros passos
?História da Bruxaria? é um livro cujo título faz jus ao conteúdo. Não trata sobre a prática da bruxaria em si, mas sobre o caminho que percorreu até hoje. Ricamente ilustrado, preciso no contexto histórico e etimologicamente explicativo, o livro trata do assunto de maneira respeitosa e didática. No entanto, acredito que sua leitura em si não seja suficiente para cobrir todo o tema, visto que alguns assuntos são resumidos em poucos parágrafos. O livro é bem abrangente, mas pouco profundo. Sua compreensão pode ser complementada com outros livros, como os listados na bibliografia. É uma edição muito bonita e muito bem feita, válida para se ter na estante, e é também interessante para obter um panorama geral sobre a bruxaria.

Henrique.Alves 23/02/2020

Esclarecedor
Bom pra quebrar sofismas e preconceitos.
Entender como a ignorância de uma maioria pôde influenciar por mais de 100 anos de maneira negativa o pensamento de todo um continente.

lanna 23/04/2020

interessante
É um livro bem simples sobre a história da bruxaria desde as civilizações antigas até os dias atuais. O livro não é denso e possui uma leitura bem agradável.

Pedro Guimarães 30/04/2020

Jeffrey Russell é historiador medievalista,cientista e professor.Dentre diversos livros publicados alguns são mais reconhecidos,tais como: (Lúcifer diabo da idade média),(Mefistopheles the devil in the modern world)de 1986 e (Prince of darkness) de 1988.
Brooks Alexander é escritor do livro (witchcraft goes mainstream).

Os autores deixam claro que não se trata de um livro religioso e sim de cunho cientifico e pesquisa.Talvez por esse motivo alguns leitores desaprovaram o conteúdo ou abordagem.Contudo,é o indício que mais chama atenção durante a leitura.Seguramente,a linguagem é clara sucinta e de fácil entendimento para o público geral.Não necessita nenhum requisito prévio para entender o conteúdo,ou melhor,necessita um,o interesse ávido.Os Autores dividem o tema por capítulos e épocas do império romano,medieval,contemporâneo e as diversas implicações que o termo bruxaria,feitiçaria e magia causaram e causam na história.''A superstição de uma época pode virar crença em outra''.(Malleus maleficarum) de modo igual é tratado aqui.

Alguns fatos curiosos e interessantes vamos a eles:

-Jaime I Rei britânico mandou muitas ''bruxas'' para o enforcamento devido sua repulsa
-a diferença de LILITI e LILITU é descrita
-Sócrates acreditava que era orientado por um (Daemon) e existia alguns que seriam de natureza benéfica
-Platão e Xenócrates seu aluno dividiu o mundo em dois conceitos positivo e negativo comprometendo o termo bruxaria no futuro longínquo.
A bruxaria era considerada uma prática tempestuosa.Os imperadores romanos entendiam que era um sinal negativo ,inclusive,possível causa de traição contra as autoridades.Posteriormente,virou propósito para perseguição ,sobretudo,quando a teologia começou a sobrepor a lei.
-Na Irlanda houve divergências com a crença Celta
-Martinho Lutero agiu semelhante aos católicos, para não dizer pior,ele acreditava que a bruxaria era algo contra os ensinamentos cristãos
-Calvino que pregava a onipotência de Deus chegou a concordar que a bruxaria representava ameaça ao Evangelho
-Santo Agostinho chegou a escrever que a confissão implícita e explicita era equitativa e motivo de heresia contra Cristo-quem omitia,consentia ou simplesmente cogitava culto ao diabo era considerado herege-.
-Foi considerado crime de religião pela igreja papal
-Paulo diácono e conselheiro do Imperador Carlos Magno reescreveu um história do séc VIII que descrevia um homem chamado Theofilus que teria alcançado o episcopado graças a um pacto oculto que ele teria realizado
-Mathew Hopkins foi um advogado que aproveitou o momento para ganhar uma prata extra se valendo da tortura de suas vitimas e respaldo que a lei lhe garantia.Em torno de 200 pessoas acabaram indo para o enforcamento por causa dele.
-A Inglaterra seguia o Código civil e não a lei canônica e por isso muitas mulheres acabaram sendo enforcadas ao invés de irem para fogueira.
Gerald Gardner-supostamente criou o termo Coven em New forest pelo provável contato com bruxos que poderiam viver na região.Criou o termo wicca gardneriana inserindo elementos greco-romanos de Aleyster Crowley. Não concordava com a presença de homossexuais no Coven
-Valentia. foi Discípula de Gardner e posteriormente acabou se afastando devido a desentendimentos e discordâncias.Ajudou a popularizar a Wicca com elementos celtas da antiga tradição.
Alex Sanders - Criou a wicca alexandrina,modificando ao seu bel-prazer o livro das sombras alegando que era herança da sua vó.Inseriu elementos do hermeticismo e Golden Dawn. Foi casado em uma cerimônia Wiccana atraindo muita polemica na época e na mídia.
-Z Budapest criou a wicca diânica. Entendia que Wicca deveria ser praticada sem a figura masculina no Coven sendo muito criticada pela comunidade Neopagã pelo fato da importância(polaridade masculina e feminina) representada
-é mencionado a relevância do site (Witchvox) criado em 1997.É assinalado o filme(Jovens bruxas) e sua repercussão.
-É citado a importância do (C.O.G) e Don Frew

Tassiaperesf 21/02/2020

É um livro extenso e cansativo, pois contém informações verdadeiras e sérias. Não é um livro leve, é um livro científico.

Lary 26/05/2020

História da Bruxaria
É um bom livro, há muitas informações interessantes com base em evidências históricas, o que nos ajuda a filtrar ainda mais as referências que buscamos para estudar o tema. Isso também torna a leitura arrastada em algumas partes do livro, mas ainda assim é válido, foi uma boa leitura.

Raul Limma 28/05/2020

Uma Boa Introdução a Magia
Livro com ar acadêmico, mas de escrita direta e sem floreios. Um resumão bem medido da história da Magia que serve principalmente para curiosos, estudiosos ou iniciados solitários.

Maya380 16/05/2024

Bem informativo
Muito lindo esse livro, tem várias informações bastante boas sobre as feitiçarias de ",cada" canto do mundo e principalmente da época antiga

Amei as fotos e pesquisas que tem nele

oraculws 01/06/2020

Se você gosta de mitologia, esse é importante demais!
Temos uma introdução muito bem trabalha pelo autor desmistificando a ideia da Bruxaria que conhecemos hoje em dia e que foi completamente influenciada pela Europa e Cultura Pop que conhecemos hoje em dia. Mais afundo os autores adentram nos artefatos da Feitiçaria e Bruxaria Histórica, e explicam no final do livro como é a Bruxaria Moderna.
??????????????????
A leitura é acessível para todos que desejam saber mais sobre essa cultura história tão apagada hoje em dia, e pasmem, não é como O mundo Sombrio De Sabrina que todos conhecem. Aviso que é uma leitura densa. Aqui não temos histórias e personagens e um final que vai tirar o c* da bunda; acredito que seja para conhecimento empático.
??????????????????

Ingrid 12/06/2020

Acredito que o livro “história da bruxaria” é primordial para aqueles que não dominam tanto o assunto, assim como eu. Comecei a leitura tendo apenas uma breve ideia do que seria a Wicca, mas os autores do livro fazem uma abordagem que remonta séculos atrás, uma vez que perpassam da caça as bruxas e finalizam nos tempos atuais e também nos é apresentadas definições e diferenças entre bruxaria e feitiçaria, por exemplo. Além do mais nota-se que foi feita uma pesquisa extensa para a elaboração do livro devido à vasta bibliografia que é citada ao longo do texto.

O livro é divido em duas partes, sendo que os pontos que mais me marcaram foram os seguintes: bruxaria associada à demonologia em 1600 e, consequentemente, a caçada da Igreja por considerarem seus praticantes hereges, um século depois a Igreja revê suas atitudes e aos poucos vai parando a caçada; o surgimento da Wicca no século XX e os pontos positivos e negativos de a cultura pop disseminar a bruxaria. Obviamente há muito mais assuntos tratados que não citei aqui, por isso recomendo que caso tenha interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema leia o livro.

Esta foi uma leitura que fiz aos poucos devido a minha dificuldade de ler livros que apresentem tantos fatos históricos e ter lido no Kindle me ajudou muito por poder consultar nomes de pessoas ou termos em inglês que não me eram familiares, assim sem ter que parar a leitura para pesquisar em outro lugar.

nalewbs 14/06/2020

Um livro de História que com certeza vou reler
Quem vê a capa e pensa se tratar de uma ficção, se engana, embora eu gostaria que tudo que foi relatado nesse livro fosse ficção. Muitas mulheres sofreram por serem acusadas de bruxaria. A Inquisição foi responsável por MUITAS mortes e me sinto enjoada ao pensar que isso era aceito e comum. Esse livro é uma obra muito bacana para quem se interessa por bruxaria e sua relação com a condição das mulheres, num passado não muito distante. Vale muito a pena e se tornou um dos meus favoritos do ano.

Rafael_Santiago 16/06/2020

Bom livro
O livro tem um foco histórico, dá um panorama legal sobre o martelo das bruxas, os julgamentos de Salem, etc. Só fica meio chato quando entra na bruxaria contemporânea pois ela não tem o mesmo apelo da "clássica" e não consegue ater tanto assim a atenção do leitor, o próprio texto parece corrido e cansativo de ler. Na falta do que mostrar o autor fica falando sobre filmezinhos e séries televisivas de bruxas... Ao meu ver é bem dispensável, torna o texto meio pueril. Se não incluísse um capítulo sobre a bruxaria moderna & pop seria uma leitura muito boa e fluída.

Thay 25/06/2020

Ótimo livro! É simplesmente incrível ver o legado das mulheres fortes do passado.

Giulia Ficarelli 29/06/2020

Uma visão inovadora sobre o que sabemos da bruxaria
Livros teóricos não são o meu forte, mas nesse caso me apaixonei pela edição e tive que levar a obra para casa. Em "História da Bruxaria" temos uma visão histórica sobre os mitos e verdades, contextos e a bruxaria na história da sociedade.
Foi uma leitura muito prazerosa, principalmente pois me trouxe uma visão desconhecida do assunto e me despertou mais curiosidade pelo tema.
Adorei!