História da Bruxaria

História da Bruxaria Jeffrey B. Russell...

Resenhas - História da Bruxaria

Snow 13/07/2022

Bom para quem quer começar na bruxaria
Como bruxa, um dos assuntos que acho primordiais no início do estudo a bruxaria é a história da mesma, saber o nosso passado, ler sobre a inquisição, o início de tudo é extremamente importante
Esse livro é sim um ótimo começo, é bem teórico e não expressa mto a opinião do autor sobre o assunto, é direto e conta as coisas na ordem cronológica, algo que pra mim que tenho tdah é realmente uma ajuda
Recomendo sim pra quem ta começando mas não acho legal parar por aqui. A história da bruxaria vai além do que tem nesse livro, então outras fontes são muito importantes.
Leia outros livros sobre o assunto, artigos, sites e etc.
Bruxaria é um estudo continuo, boa sorte na jornada!

Caroline 31/07/2022

Ótimo para quem está começando, aborda a história da bruxaria e figuras importantes para a bruxaria moderna.

Mousa 06/08/2022

Cansativo, mas instrutivo.
Eita, demorei pra terminar, mas valeu a pena. Os autores apresentam a bruxaria de forma cronológica e conceitual. Amei que o último capítulo resume todo o livro

Submarino 11/08/2022

O contexto histórico e esteriótipos da Bruxaria.
Um livro cheio de histórias interessantes sobre o esteriótipo da bruxaria em diferentes contextos históricos. Ele retrata a perseguição na Idade Média até o contexto atual do cenário religioso. E aí, já leu?

belless 17/08/2022

História da Bruxaria
Livro bem confuso e difícil de ler, em diversos momentos fiquei perdida. Teria que ler de novo pra entender mas não vou ter a mínima vontade. Vale a pena se você tiver paciência, e também para conhecer mais a fundo sobre a história da bruxaria e principalmente sobre a caça às bruxas.

Signorelli.Amanda 23/08/2022

Achei um livro extremamente cansativo e confuso em algumas partes, a maior parte da história contada é referente a caça as bruxas e a bruxaria que a igreja católica inventou, somente no final fala sobre a bruxaria moderna com a criação da Wicca. Gostei do livro para saber toda a história que se passou, mas achei que seria mais aprofundada a bruxaria atual.

Cecí 21/09/2022

Analisando fenômenos historico-sociais como eles são
É uma viagem intensa e dedicada a análise do fenômeno da Bruxaria, de seus aspectos esotéricos a sociais, se dedicando especialmente a esses últimos. Ajuda a ampliar e debate e, mesmo que não se proponha a tal, embasar a prática mágica pra que a mesma seja feita de forma mais fundamentada e auto-consciente de sua trajetória.

Rhauan f. 10/10/2022

volta cmg amor eu sinto sua falta
tinha emprestado do meu ex, bruno corpos, e quando a gente brigou e eu devolvi mas estava gostando mto...

Nelson.Nogueira 15/10/2022

Excelente livro! Os autores explicam o conceito de feitiçaria, bruxaria histórica e bruxaria moderna e nos fazem compreender o processo que levou as pessoas a serem queimadas como bruxas no passado. Fazem também um retrato de como a bruxaria é vista os dias de hoje e sua luta para ser aceita como uma religião neopagã.

Dieicy 17/10/2022

Livro muito bem construído para tentar mostrar todas as perspectivas da bruxaria, desde o seu surgimento até o que chamando de neo bruxaria.

Blake 20/10/2022

Mais do que necessário!
Quando iniciei a leitura achei muito difícil lidar com os fatos históricos, pois me causaram mal estar e indignação. Fiquei mais triste em saber que ainda hoje, tanto protestantes quanto católicos permanecem de olhos vendados ou a lavagem cerebral pode ter sido hereditária, mas o fato é que ainda sinto um "torcer de nariz" e certa apreensão em relação a wicca e religiões pagãs, pelo simples fato de preferir acreditar na opinião e acusações de leigos e medíocres.
A evolução da bruxaria e o verdadeiro sentido dela me despertaram ainda mais determinação naquilo que afirmo ser!
Para você que ainda não se encontrou ou se acha diferente da maioria, esse livro é pra você! "Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto para os ouvidos do entendimento"... Li esse livro com essa frase em mente e em um marcador de página que me acompanhou o tempo todo e que adorava deixar a mostra dos olhos curiosos e julgadores!

Lerica 10/11/2022

Este livro é riquíssimo, antes de iniciar a leitura, acreditava que se tratava de algo mais ficcional, mas ele faz todo um apanhado sobre os resquícios iniciais da bruxaria chegando até a bruxaria moderna.

Discutindo sobre as práticas em lugares diferentes como Inglaterra, Itália e outros locais do globo. O interessante é observar que o que as pessoas entendem por bruxaria vai mudando ao longo dos séculos. Infelizmente, o período mais doloroso da bruxaria inclue os enforcamento de Salem e a caça às bruxas, um movimento do cristianismo para derrubar algo que punha em cheque sua importância na época. Do ponto de vista histórico, há toda uma explicação para que essas práticas tenham acometido, em sua maioria, mulheres. Estavam no período em que um grande número de mulheres ficava viúva ou desamparada, então muitas delas moravam sozinhas, o que contribui para que um vizinho coloque a culpa nela, seja por qualquer acontecimento que tenha na aldeia ou vida privada, é muito mais fácil culpar alguém do que aceitar que aquela desgraça aconteceu.

Mas com o tempo, esse argumento e pensamento foi sendo quebrado, as pessoas não admitiam mais que um grande número de pessoas fossem mortas diante de vãs acusações.

Assim, chega-se a bruxaria moderna, algo que acompanha as gerações e se adapta aos praticantes, apesar de não ser uma religião muito difundida, a bruxaria foi tomando corpo com o advento da internet e, com um tempo, aproveitaram-se disso para produzir filmes e séries que fizeram o maior sucesso entre adolescentes, que começaram a se interessar por bruxaria.

Mais tarde, a religião foi combinada ao Feminismo no intuito de resgatar essa força feminina. Combinando religião e movimento político.

O fato é que a bruxaria não é uma religião muito conhecida, mas é preciso conhecer sua filosofia e entender toda a sua forma, não somente julgar como algo diabólico.

Ringdingdong 27/12/2022

Achei que não ia
Finalmente eu terminei esse livro. Juro, quase que desisto do livro. Não me prendeu em nenhum momento porém tenho que admitir que é uma boa base para iniciantes já que não se aprofunda no tema mas fala dele superficialmente.

Clarissa 29/12/2022

Simples e esclarecedor
A linguagem utilizada no livro é acessível e ele progride com muita clareza, como se uma história estivesse sendo contada ao leitor. Gostei muito.

Fabi.Jung 01/01/2023

Leitura obrigatória
Esse livro deveria ser usado na escola, pois um baita apanhado histórico. Alguns momentos da leitura são bem sofridos por tudo que a mulher especialmente passou, mas abre os olhos para o qto a mente é manipulável.