Mengele

Mengele Gerald L Posner...

Resenhas - Mengele

Will 12/04/2022

Belo livro histórico, recomendo para os interessados na Segunda Guerra.
Mengele é uma obra histórica bem completa, uma bela pesquisa sobre a vida do terrível Josef Mengele, a materialização da desumana ideologia nazista, um dos períodos mais tristes da humanidade. A biografia passa por toda a vida de Mengele, desde a infância, juventude, ascensão do regime nazista, seu crescimento na hierarquia e sua função principal: decidir quem poderia viver ou morrer e usar do processo para experimentos científicos brutais.
Além de esmiuçar esse período de sua vida, achei mais interessante ainda a parte sobre a fuga e os esconderijos de Mengele, inclusive deixou a vontade de aprofundar sobre a influência nazista nos governos militares da América do Sul, que abrigaram vários fugitivos nazistas. Uma junção de órgãos governamentais corruptos, nazistas que mantiveram poder e influência mesmo após a guerra, trapalhadas na busca e também um pouco de sorte permitiram que pudesse morrer sem a punição devida, mesmo que tenha pago uma ínfima parcela ao passar o resto da vida infeliz, com medo da perseguição e praticamente isolado da família, afogando-se na amargura e solidão até o fim.
Uma obra essencial para quem gosta de estudar a Segunda Guerra, recomendo sem dúvidas, e inclusive deve abrir caminhos para novas leituras sobre o assunto.

@amandakzc 23/05/2021

Muito bom!
Uma biografia completa do maligno Mengele, o anjo da morte de Auschwitz. Um médico deveria salvar vidas, mengele nunca foi um médico de verdade. Um dos tantos monstros que a sociedade produziu, é verdade. Mais assustador seja talvez o fato da rede de proteção formada sobre ele, o que mostra quantos Mengeles hão por aí!
PAULINHO VELOSO 23/05/2021minha estante
Na minha adolescência, esclarescer a sua morte aqui no Brasil ( ou não ) era um thriller interessantíssimo.

Reccanello 02/04/2021

Um livro digno em torno de uma vida sem valor.
Tão impressionante quanto conhecer um dos homens mais aviltantes e abjetos que já pisou nesse mundo foi ver a incompetência e o desinteresse dos governos em sua caça.
===
Não é que seja difícil acreditar que Mengele tenha realmente feito tudo o que lhe atribuem enquanto em Auschwitz; afinal, a história é cheia de exemplos tão ou mais horripilantes que ele. Mas, em sua grande maioria, esses exemplos são de pessoas totalmente desequilibradas, psicopatas, canibais, pessoas que, por sua excepcionalidade, mais parecem história de cinema. No caso de Mengele, então, mais que dificuldade há um incômodo, um travo amargo na garganta que vem da "banalidade" com que ele, sem nunca demonstrar o mínimo sinal de remorso, encarava seus atos (para os quais, por mais inacreditáveis que sejam, há ao menos uma testemunha da realização de cada um); que vem da proximidade de que tais atos possam ter sido praticados pelo "tio" legal e bondoso e calmo e cordato e equilibrado que conhecemos e que mora na casa ao lado e com quem já conversamos amenidades; da conivência dos amigos e dos parentes para com tal pessoa, que preferem esconder o horror por baixo de uma racionalização que, invariavelmente, leva ao clássico "ele só estava cumprindo ordens"...
===
Muitíssimo bem escrito, com base em fontes mais que fidedignas, o livro nos deixa com um gosto amargo na língua, com um sentimento de apreensão e de angústia, não pelo que já aconteceu, mas por tudo que, de forma tão banal, pode acontecer novamente.

Evandro.Calado 26/02/2020

Chocado
Livro extremamente rico em detalhes sobre sua vida. Traz relatos importantes.

Aninha.Reis 07/12/2021

Livro doloroso, repugnante, maçante e repetitivo.
Todo mundo já ouviu falar sobre as atrocidades que aconteceram nas Primeira e Segunda Guerras Mundial, principalmente no campo de concentração de Auschwitz entre 1943 e 1945. O que a maioria não sabe é que Mengele, chefe do serviço de Auschwitz foi o grande responsável por usar prisioneiros como cobaias humanas em experimentos pseudocientíficos, com os quais buscava comprovar suas teses sobre a superioridade da raça ariana.

Nessa biografia, o único filho do médico nazista deu aos autores acesso irrestrito a mais de 5 mil páginas de diários, cartas e anotações particulares de seu pai, de 1945 até sua morte, em 1979, em Bertioga, no litoral paulista.

Todos esses detalhes contidos no diário tornou o livro ainda mais doloroso, repugnante, maçante e repetitivo.

Foi o livro escolhido para o ano de 2021 no projeto Livro Viajante do qual faço parte e posso dizer que as dificuldades citadas que encontrei foram as mesmas de geral. Uma leitura que dói na alma ao se deparar com as atrocidades cometidas por Mengele e que revolta imensamente por saber o quanto ele foi acobertado por todos que deram apoio em suas inúmeras fugas e que morreu sem ser julgado.

De Vito 18/04/2022

" Do que o ser humano é capaz você não acredita " Racionais MC´S
Parafraseando a passagem da música "Expresso da Meia Noite" dos Racionais no título, é uma leitura que me fez pensar no quão uma mente pode ser moldada, o modelo mental utilizado pelos nazistas na segunda guerra criou alguns monstros, Mengele foi um dos milhares, tinha total desprezo pela vida humana, e o pior, não foi julgado!

fe.sofia 15/05/2022

Mengele
Logo nas primeiras páginas fala sobre como Mengele era frio e conseguia cumprir suas tarefas sóbrio, sem necessidade de entorpecer seus sentido, sendo que poucos de seus colegas médicos conseguiam fazer isso devido à brutalidade. Também detalha como as vítimas sofriam nas mãos dele nos primeiros capítulos.
Eu já sabia das coisas que ele tinha feito antes de ler esse livro, mas ao longo da leitura eu percebi que foi muito pior do que eu já imaginava. É frustrante ver como ele escapou por conta de detalhes.
No começo é uma leitura bem envolvente ?? mas no final começa a dar um pouco mais de trabalho devido ao MONTE de informação sobre as investigações etc, foi justamente aí que eu comecei a ficar meio cansada p terminar kkkkkkk porém é um livro muito bom, bem detalhado e cheio de informações que eu não sabia, recomendo p quem é interessado no assunto.

PatrAcia.Vesperman 25/08/2023

Chefe do serviço médico do campo de concentração de Auschwitz entre 1943 e 1945, Mengele usou prisioneiros como cobaias humanas em experimentos pseudocientíficos, com os quais buscava comprovar suas teses sobre a superioridade da raça ariana.
Josef Mengele é um dos personagens infames da história mundial, um médico-monstro que abraçou a causa da limpeza étnica nazista e a levou ao extremo.
Enquanto médico-chefe do campo de concentração de Aushwitz, Mengele colocou em ação experimentos insanos com os prisioneiros buscando provar suas teses. Não havia piedade ou compaixão em seus atos, mas sim um fascínio doentio em testar absurdos. O livro é muito bom, tbm mostra que apesar de não ter sido preso, mengele foi um homem sozinho, triste e tinha medo o tempo todo. Afinal a pena de morte para ele seria muito pouco.

Cíntia 05/06/2023

Personificação do Mau
Nos primeiros capítulos do livro relata a vida de Mengele em Auschwitz, os experimentos que ele fez com prisioneiros, mulheres, homens e principalmente com crianças.
A maior parte do livro relata o pós guerra, a fuga dele da Europa e sua chegada e a forma que viveu na América do Sul, Argentina, Paraguai e no Brasil que foi seu destino final.

Cân 11/01/2021

Choca, envolve, faz refletir
Como foi possível? O que havia na mente de Mengele? É possível existirem mais pessoas assim? Sua crueldade: característica genética, ambiental ou o que? Várias perguntas nos vêm à mente durante a leitura do livro. Mesmo você sabendo do final, o livro consegue surpreender pelos detalhes. Recomendo a leitura para pessoas que se interessam pelo assunto.

Jéssica Dutra 21/04/2022

Um livro interessante que nos faz refletir como que a medicina e a ciência (ou a tentativa de fazer ciência) pode ser usada como justificativa para atos tão brutais.

Amaurijbarros 27/01/2024

MENGELE
Quando falar de guerra penso em perdas, pois todos perdem não existe vitória. O carrasco nazista Mengele, foi um perdedor sendo um instrumento de uma máquina que o cooptou e utilizando de suas experiências no campo de concentração para chegar ao "ser perfeito".
Sua vida entre vários países depois da guerra até sua morte lança duvidas sobre suas ações no campo de concentração.

beleza 17/04/2020

Achei uma biografia interessante
Mas esperava mais detalhes das experiências realizadas por este louco, sociopata

Bell 13/01/2021

Josef foi o médico nazista conhecido como Anjo da morte.
Ele se formou em Medicina com ênfase em antropologia e genética. Aliado ao partido nazista, encontrou na guerra a oportunidade de realizar seus experimentos.
Nomeado capitão, em 1943 chegou ao campo de Auschwitz-Birkenau, onde fazia a seleção dos prisioneiros que chegavam nos trens, ele decidia quem servia pro trabalho e quem seria gaseado (iria pras câmaras de gás).
O doutor-médico-cientista aproveitava para selecionar algumas pessoas para as suas pesquisas, principalmente crianças e mulheres. Mengele era fascinado por gêmeos, e estes eram o principal alvo de suas pesquisas.

"No seu laboratório em Auschwitz, Mengele conduziu alguns dos experimentos mais hediondos da guerra. Crianças, amarradas a placas de mármore, tinham as colunas, os olhos e órgãos internos investigados, perfurados por injeções e cortados."

Ele cometeu atrocidades inimagináveis, é impressionante seu grau de perversão! E era um médico! cientista!
Quando a Alemanha começou a perder a guerra, Mengele fugiu. Foi capturado e solto algumas vezes, usou identidades falsas e viveu na Argentina, Paraguai e por fim, Brasil, onde morreu, afogado, em Bertioga-SP.
Nunca foi julgado e condenado.
Nunca se arrependeu.
Ler sobre esse homem gera sentimentos de revolta, indignação, assim como toda leitura sobre o holocausto, mas considero de suma importância, pq não podemos jamais nos esquecer das barbáries que aconteceram na segunda guerra mundial.
Fica a dica aos interessados no tema.
#lermaisparasermais #amoler #livroterapia #segundaguerramundial #nazismo #alemanhanazista #hitler #josefmengele #oanjodamorte #bookstagram
vbitazi 15/01/2021minha estante
Eu li um ano passado que falava a trajetória dele aqui na América do Sul após a guerra. Achei meio cansativo, mas até que foi interessante. Esse conta durante a segunda guerra?

Bell 17/01/2021minha estante
esse fala sobre ele, desde criança , faculdade, fala sobre a guerra e depois a fuga pro América do sul, o foco maior é no período q ele ficou fugindo mesmo. O livro não foca na guerra!! achei cansativo em algumas partes, mas no geral é um bom livro.