História Medieval Marcelo Cândido da Silva

Resenhas - História Medieval

Machareth 02/07/2019

Mais do Mesmo
No final do livro, o autor compara a delacão premiada da Lava Jato com objetos de tortura. Só faltou dizer que foi golpe. Muito bom para um livro de historia medieval.
Jurandir 14/08/2019minha estante
Você está delirando.

Jurandir 14/08/2019minha estante
Foda-se

douglaseralldo 14/05/2019

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE HISTÓRIA MEDIEVAL, DE MARCELO CÂNDIDO DA SILVA OU SOBRE REPENSAR A IDADE MÉDIA
1 – História Medieval é interessante leitura introdutória à discussão histórica da Idade Média e que a seu modo procura também uma abordagem capaz de superar ou reorientar determinadas visões acerca deste importante período da história humana. A bem da verdade o autor procura ir além de definições herméticas e que vigoraram por certo tempo compreendendo tal momento apenas pelas sombras e pelo obscuro dos acontecimentos, pois de acordo com o autor “se não se pode negar a repressão a todas as formas de divergências doutrinária, filosófica que marcaram e criaram as condições de poder da Igreja [neste período], é preciso reconhecer que a Idade Média foi também uma época de expansão geográfica, política, econômica e cultural”;

2 – Nesse sentido o autor delineia já na introdução de seu texto sua visão do período, que como ele ressalta, é bastante distinta entre os autores. Para Silva “nem tempo de decadência, nem época de ouro. A Idade Média foi um período de grandes contrastes, em que a fome, a peste e as guerras se alternaram com a paz, a prosperidade e abundância, e no qual o universalismo do Império e o do Papado conviveram com os particularismos senhoriais e com as monarquias em vias de centralização”;

3 – É justamente a partir destes contrastes que o autor acaba discutindo nos capítulos da obra, focando em “O mundo romano e os reinos bárbaros”, passando pela questão “A dominação senhorial”, tratando da “Igreja e sociedade” e discutindo suas “Crises e renovações” até o fechamento com “A fabricação da Idade Média” quando aborda o tratamento moderno e contemporâneo deste período, visto em alguns grupos por espelhos míticos, que em alguns casos trazem impactos inclusive ao presente conturbado;

site: http://www.listasliterarias.com/2019/05/10-consideracoes-sobre-historia.html

Dri 25/06/2020

Idade Média
O livro História Medieval de Marcelo Cândido da Silva, aborda os principais marcos do período de dez séculos que vai desde o final da antiguidade até o princípio da idade moderna. Momento marcado pelo domínio da igreja e ascensão do senhor feudal. A partir de uma cronologia o autor vai inserindo textos e documentos escritos que descrevem uma determinada situação período marcante. É um livro tranquilo de ler que é bastante específico e vai direto ao assunto.

Hugo.Lousada 15/09/2020

É um bom livro, um belo compêndio da historiografia a respeito da Idade Média. Mas um livro beeem chatinho, apesar de simples leitura. Recomendo aos curiosos das ciências humanas/históricas e aos entusiastas da Idade Média. Mas há vários livros melhores sobre o assunto.

Talita349 22/09/2020

História Medieval
História Medieval é uma leitura rápida e tranquila, o autor explica bem e consegue a te instigar a pesquisar mais sobre o assunto. Eu sinceramente não entendi a comparação final em relação a delação premiada, mas acho que é algo que vou ter que pesquisar por fora (Meu livro, infelizmente veio faltando varias paginas no final, não sei se por isso a explicação veio faltando uma parte).

Anne 02/02/2021

História Medieval
Essencial a leitura do livro História Medieval de Marcelo Cândido da Silva, para conhecermos um período que por alguns é tido como um período obscuro. A leitura dismistifica essa ideia de estagnação, de decadência. Apresenta as diferentes versões sobre esse período que nos ajuda conhecer mais as sociedades e enxergar que apesar de um período longo com transformações lentas elas foram essenciais para a centralização da Igreja, que a fome, pestes e fatores climáticos somados auxiliaram na dificuldade de sobrevivência. E que essas dificuldades criaram a resistência e a necessidade de ir além em buscas de soluções - aí que entra o desenvolvimento de instrumentos mais modernos para a agricultura, a busca de novas terras (navegações) que foram importante na formação da Europa.

Papareia dos Livros 18/07/2021

É um livro introdutório sobre o assunto, trazendo os principais temas e subtemas sobre a Idade Média na Europa, afinal, um período tão longo quanto esse que foi repleto de acontecimentos dentro e fora da Europa não seria condizente em 160 páginas, mas ele entrega o que promete de trazer uma base sobre o que foi a Idade Média no Ocidente.

site: https://instagram.com/s.a.black

Giordana 02/09/2021

Ponto de partida
Excelente material introdutório, partindo de conhecimentos básicos sobre Idade Média, geralmente ensinados no ensino regular. É um manual de como estudar a Idade Média, e não um guia exaustivo de todos os acontecimentos ao longo do período. Cumpre com a proposta.

Bcoutis 04/04/2022

Uma obra curta, porém muito esclarecedora não apenas sobre as ideias gerais do período conhecido como Idade Média, como também bastante interessante no que diz respeito às pré-conceitualizações constantes sobre o período que sobrevivem no nosso imaginário.

Letícia 23/07/2022

Foi bem instrutivo a forma como o autor foi comentando as diferentes visões que os historiadores tinham sobre a Idade Média desde o período do Iluminismo.
Realmente me lembro de aprender no ensino médio que a Idade Média se resumia ao Feudalismo, ao obscuro período de invasões, peste, fome, etc. Mas aqui ele traz documentos históricos retratando a vida daquelas pessoas, como se organizavam e até mesmo como escreviam para seus governantes reivindicando terras, etc. Nao que essas coisas não tivessem acontecido, no entanto este logo período não se resumiu a isso.
Trouxe um panorama totalmente diferente da visão que eu tinha da Idade Média.

Kaká 29/07/2022

Perfeito!
Eu como uma boa estudante, tenho meus problema relacionados a confusão de datas de acontecimentos históricos, contrapartida, sou uma ótima leitora que lembra do livro da capa a contra-capa.

Decidi juntar o útil ao agradável e ler um livro sobre os assuntos das minhas provas para como uma boa aluna lembrar das datas e seus devidos acontecimentos e como uma boa leitora gravar o livro de ponta a ponta. E funcionou ! Graças a Deus.

Eu gosto muito de estudar a Idade Média, como a religião era praticada na época, as guerras, as epidemias, as crises, a população, tudo ! Apesar de ser ruim de data, eu amo estudar história.

Adorei a escrita, consegui me achar e agora sinto que consigo conversar, com uma abrangência muito maior, sobre o assunto com alguém.

AlessandroNunes 18/05/2023

Um livro bom.
Uma abordagem interessante e diferente dos pontos de vistas que estamos acostumafos a ler sobre a Idade Média. Um livro de leitura mediana, com parágrafos longos que, às vezes, tornam a leitura cansativa!

Duda 14/07/2023

Um livro incrível para quem quer descobrir um pouco mais sobre a História Medieval. Marcelo Cândido da Silva explica tudo de uma maneira formidável e de fácil entendimento. Ele também cita vários outros pesquisadores e historiadores, sempre referenciando eles, permitindo que para quem se interessar, possa pesquisar mais sobre o assunto.