História Medieval

História Medieval Marcelo Cândido da Silva

Resenhas - História Medieval

AlessandroNunes 18/05/2023

Um livro bom.
Uma abordagem interessante e diferente dos pontos de vistas que estamos acostumafos a ler sobre a Idade Média. Um livro de leitura mediana, com parágrafos longos que, às vezes, tornam a leitura cansativa!

Gustavo.Neves 22/09/2023

Bom guia básico
O livro poderia ser mais esclarecedor e didático em certos pontos, até por ser uma obra que acerta mais como um tipo de guia básico e introdutório no estudo medieval, mas ainda consegue ser esclarecedor e servir de ponte para estudos mais aprofundados em temas mais específicos da idade média.

Thalezito 13/12/2023

Uma boa introdução
Um livro que abarca os aspectos essenciais da Idade Média, de forma interessante e completa, com fontes e interpretações recentes. Muito bom como um livro para começar a ler sobre o assunto.

esteclara 07/03/2024

Interessante e opinativo
O autor deixa sempre muito exposto suas opiniões, mas também traz algumas ideologias, admito que senti falta de mais complexidade e teóricos com outras opiniões. Porém o livro é realmente é bom para se estudar história medieval e ensinar, as sugestões de leitura são ótimas também.

Mi 13/11/2023

Foi muito bom para ter uma base
Li esse livro pra faculdade e me ajudou muito a desconstruir algumas ideias sobre a Idade Média e criar uma base para poder aprofundar os estudos

douglaseralldo 14/05/2019

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE HISTÓRIA MEDIEVAL, DE MARCELO CÂNDIDO DA SILVA OU SOBRE REPENSAR A IDADE MÉDIA
1 – História Medieval é interessante leitura introdutória à discussão histórica da Idade Média e que a seu modo procura também uma abordagem capaz de superar ou reorientar determinadas visões acerca deste importante período da história humana. A bem da verdade o autor procura ir além de definições herméticas e que vigoraram por certo tempo compreendendo tal momento apenas pelas sombras e pelo obscuro dos acontecimentos, pois de acordo com o autor “se não se pode negar a repressão a todas as formas de divergências doutrinária, filosófica que marcaram e criaram as condições de poder da Igreja [neste período], é preciso reconhecer que a Idade Média foi também uma época de expansão geográfica, política, econômica e cultural”;

2 – Nesse sentido o autor delineia já na introdução de seu texto sua visão do período, que como ele ressalta, é bastante distinta entre os autores. Para Silva “nem tempo de decadência, nem época de ouro. A Idade Média foi um período de grandes contrastes, em que a fome, a peste e as guerras se alternaram com a paz, a prosperidade e abundância, e no qual o universalismo do Império e o do Papado conviveram com os particularismos senhoriais e com as monarquias em vias de centralização”;

3 – É justamente a partir destes contrastes que o autor acaba discutindo nos capítulos da obra, focando em “O mundo romano e os reinos bárbaros”, passando pela questão “A dominação senhorial”, tratando da “Igreja e sociedade” e discutindo suas “Crises e renovações” até o fechamento com “A fabricação da Idade Média” quando aborda o tratamento moderno e contemporâneo deste período, visto em alguns grupos por espelhos míticos, que em alguns casos trazem impactos inclusive ao presente conturbado;

site: http://www.listasliterarias.com/2019/05/10-consideracoes-sobre-historia.html

Letícia 23/07/2022

Foi bem instrutivo a forma como o autor foi comentando as diferentes visões que os historiadores tinham sobre a Idade Média desde o período do Iluminismo.
Realmente me lembro de aprender no ensino médio que a Idade Média se resumia ao Feudalismo, ao obscuro período de invasões, peste, fome, etc. Mas aqui ele traz documentos históricos retratando a vida daquelas pessoas, como se organizavam e até mesmo como escreviam para seus governantes reivindicando terras, etc. Nao que essas coisas não tivessem acontecido, no entanto este logo período não se resumiu a isso.
Trouxe um panorama totalmente diferente da visão que eu tinha da Idade Média.

Machareth 02/07/2019

Mais do Mesmo
No final do livro, o autor compara a delacão premiada da Lava Jato com objetos de tortura. Só faltou dizer que foi golpe. Muito bom para um livro de historia medieval.
Jurandir 14/08/2019minha estante
Você está delirando.