The Witcher: Tempo de Tempestade

The Witcher: Tempo de Tempestade Andrzej Sapkowski

Resenhas -

Mani Araujo 03/01/2024

O livro se estende bem mais do que deveria, perdendo tempo em alguns enredos que considero desnecessários. Poderia ter umas 100 páginas ou mais enxugadas. A história começa interessante, mas se perde no meio, e no final, dedica muito tempo resolvendo cada questão criada ao longo do livro. Recomendo a leitura após ter lido toda a saga, pois o epílogo não fará sentido se tentar ler em ordem cronológica.

Deéh 22/12/2023

Maravilhoso
O oitavo livro da saga The Witcher (Prelúdio), é maravilhoso assim como todas as obras. E ao contrário do que imaginei que seria, ele aborda algumas coisas do último livro, o livro sete.
Achei que seria apenas uma história avulsa de mais uma das aventuras de Gerald que aconteceram antes do grande final, e não minto, foi isso mesmo. Porém o autor conseguiu incluir no meio capítulos do final que interligaram com o passado, o que achei excepcional.
Amei toda a saga, e indico sua leitura para aqueles que queiram fazer uma viagem entre as batalhas de bruxos, feiticeiros, monstros, elfos, anões e o pior deles, o ser humano.

Renata 31/10/2023

Livro gostosinho de ler
Livro ótimo pra quando se está em ressaca literária. GERALT de Rívia com suas aventuras, onde no final tudo acontece como tem q acontecer... e Jaskier me mata de rir, como sempre. Gostoso, divertido e empolgante. Adoro Geralt

Victor Oliveira 23/04/2023

Bom para matar a saudades do Lobo Branco
O livro trás duas tramas paralelas envolvendo o Geralt, mas ambas não são bem desenvolvidas.

É um vai e volta nas tramas que, no meu caso, atrapalharam a imersão (e interlúdios entre os capítulos que eu entendo não agregarem a história). Não por acaso, esse foi o livro da série que mais demorei para terminar.

O livro não é ruim (longe disso) mas em comparação aos livros anteriores da série, esse é sem dúvidas o mais fraquinho.

Espero que o autor não abandone o bruxo, pois gosto muito do personagem e do universo The Witcher, mas esse realmente ficou abaixo.

Raimundo.Jacome 20/03/2023

Não acho que vale a pena ler
É um livro OK, a história é até interessante, mas bem abaixo do que a saga oferece.
Muitos sites apontam esse livro como o #8, mas ele é muito prelúdio. Não tem nada relacionado a saga principal, exceto alguns detalhes que são conectados com os outros livros.
Sinceramente, GOT explora bem melhor os plottwists.

Alex_bkan 17/03/2023

Um final muito lindo e pessoal
Eu amei a série como um todo, e esse último livro não foi diferente. O ritmo se parece mais com os primeiros da série, porém conseguimos passar um tempinho a mais com os personagens, o que é perfeito.
De verdade, The Witcher é simplesmente sensacional!

Elvis 08/03/2023

Seria melhor outro livro de contos
Apesar de ser cronologicamente o terceiro livro da série, este foi o oitavo publicado para aproveitar o hype dos jogos. Contudo, a história contida não se sustenta para um livro de quase 400 páginas.

O começo mantém a essência dos outros livros da saga, mas neste o autor perdeu a mão do ritmo. Além disso, faltou a presença dás melhores personagens femininas, que são o sustento da saga ( ciri e yen ). Geralt que me perdoe ?.

Luiz444 03/03/2023

Um divertido retorno, porém...
Uma história que entretém e diverte quem já é fã do bruxo e desse universo, mas, se comparado às obras anteriores, não consigo deixar de dizer que esse é o mais fraco da saga, afinal, a escrita do autor aqui parece menos autêntica e menos caprichada, especialmente nos diálogos que costumavam carregar a narrativa nos livros anteriores. O livro é estruturado de maneira diferente e o ritmo sofre um pouco com isso, através de pequenas histórias dentro de uma história principal, que nem sempre se entrelaçam bem mas também não deixam a leitura cansativa, entretanto, algumas vezes a leitura simplesmente não é tão interessante assim. A segunda metade do livro é bem melhor do que a primeira nesse quesito.
Concluindo, ler Witcher é sempre uma viagem muito intrigante e imersiva, e isso se mantém aqui, numa história que mata a saudade e diverte quem gosta desses personagens, até surpreendendo, especialmente em seu final.

Rafa 19/02/2023

Para matar a saudade
Este último livro é como se fosse um conto a parte do restante da saga, contanto algumas aventuras do Geralt e Jaskier!
??????????

Gutomayca 10/04/2024minha estante
Interessante o comentário, pois foi exatamente a mesma coisa que senti lendo a saga toda. 1, 2 e 8 os melhores e do 3 ao 7 foram massantes.

Berto 18/01/2023

Até mais, caro bruxo...
Me sinto na obrigação de escrever essa resenha divido ao quanto essa obra me trouxe prazer e satisfação durante a leitura.
Particularmente, considero The Witcher uma obra perfeita para aqueles que buscam Enredo, Emoção, Violência e Diversão, de modo descontraído e de leitura razoávelmenfe fácil.
Os livros, como um todo, são ricos em poesias, citações, canções e enredos bem construídos gerando uma leitura continua e coesa durante toda a obra.
O autor não poupa tempo ou detalhes para o enriquecimento da história, isso em todos os aspectos possíveis. As mortes são brutais e detalhadas, os momentos íntimos são precisamente colocados e realmente exercem influência na história, a política, geografia e sociologia são excepcionais para a contrução rica do enredo.
Se você é um leitor frágil, não garanto que se interessará pelos livros. A coletânea é rica em cenas fortes, como est*pros, assassinatos brutais, xenofobia relativa às diversas raças do universo de The Witcher e muito mais. Mas, em momento algum, tais cenas são desnecessárias ou desrespeitosas. Todas são essenciais na construção do ambiente, contexto e desenvolvimento da obra.
Acredito que o autor, de modo impressionante, masterizou a arte de construir apego aos personagens. Desde os principais até aqueles mais banais e com poucas aparições, cada um deles possui uma personalidade memorável e singular, gerando vínculo e apego do leitor com cada um deles, enriquecendo ainda mais sentimentos como angústia, medo, tristeza e felicidade. Partilhar tais sentimentos com os personagens é, sem dúvida, uma das características que melhor define o livro.
Momentos em que um mesmo acontecimento impacta três personagens de modos distintos não são raros na obra, deixando o leitor dividido entre emoções e inerte na história, muitas vezes até tomando lado em tais conflitos.
Em geral, recomendo o livro para todos os públicos que busquem uma leitura intensa, sentimental e emotiva, rica em detalhes e referências e capaz de prender sua atenção do início ao fim da obra.
Escrevo isso após acabar todos os livros e, por fim, ler este. De toda obra, Tempo de Tempestade é o mais disperso. Tal livro trata as aventuras de Geralt de modo desconstruído e despreocupado, sendo mais uma leitura para matar a saudade dos personagens do que qualquer outra coisa.
De todo modo, recomendo a leitura. Não a defino como essencial, nem digo que todos leitores da obra original dividirão interesse por ela mas, de qualquer modo, é interessante se deixar levar pelas aventuras banais do bruxo sem se preocupar com toda uma trama complexa por trás.
Enfim, recomendo muito a leitura de tais obras.
Em relação às obras principais, dou a nota de 4.8/5. Acredito que seja quase impecável, tendo poucos momento chatos, embora necessários, durante seu desenvolvimento.
Já para este livro em específico, creio que mereça 4/5. Como citado antes, a leitura é engraçada e boa para matar a saudade dos personagens, mas não possui uma história, de fato, complexa ou similar às dos livros originais.
De todo modo, acabei me entendendo excessivamente nessa resenha, então vou finaliza-la com os meus mais sinceros agradecimentos ao autor e a toda comunidade de leitores aqui presentes. Aproveitei cada segundo da obra e, com certeza, me lembrarei dela por um bom tempo.

botta 10/01/2023

não tenho muito o que dizer sobre, basicamente é só um conto tal qual os dois primeiros livros da saga. um conto um pouco maior de fato, livro divertido.