O pior dia de todos

O pior dia de todos Daniela Kopsch

Resenhas - O pior dia de todos

daiana oliveira 26/04/2024

É imensurável a dor dessa leitura, cada palavra, cada acontecimento aqui me tocou profundamente me fazendo debulhar em lágrimas, e aqui estou eu dois meses depois que finalizei essa história escrevendo isso porque antes não me sentia capaz, e nem agora para ser sincera. É tudo muito forte e real, todo mundo deveria ler isso aqui um dia.

Julliana 25/04/2024

Não existem palavras que possam representar o tamanho da dor que este livro traz. Diferente de muitos que já li, este é uma ficção baseada em uma história real: o massacre de Realengo. Consigo me lembrar do dia em que vi na televisão sobre essa tragédia, mas na época era muito jovem para compreender tudo o que estava acontecendo, mesmo assim, chorei. Com este livro não foi diferente. Me debulhei em lágrimas, mas também sorri sinceramente com uma história tão bonita e triste amo mesmo tempo. A narrativa é feita por uma criança torna a experiência ainda mais imersiva. A finalidade deste livro não é simplesmente relatar o que ocorreu em 7 de abril de 2011, mas sim contar a história dos sobreviventes de forma ficcional. Amei a experiência de ler este livro, extremamente forte e emocionante!

Maria17699 25/04/2024

Um livro "simples" mas extremamente marcante e comovente. O que eu acabei de ler aqui eu não teria palavras para descrever...
Incrível, insano, lindo, podem ser exemplos mas não chega perto. Uma história tão verdadeira e realista pois é o dia a dia de mts brasileiros, eu amei isso. A parte do massacre foi terrível, parecia que a gnt estava lá junto com elas. Enfim, isso é uma verdadeira história de amor.

Ana Piske 21/04/2024

Sem palavras. Perfeito! Livro lindo, forte, triste e necessário. Escrita envolvente que faz você sentir tudo e nada ao mesmo tempo.

thaiscaine 17/04/2024

Lindo e emocionante
Me emocionei muito com a história e cada vez que pegava o livro era impossível ler "só um pouquinho".

amei a forma como a amizade e a cumplicidade da Natalia e Malu foi retratada mesmo após o ocorrido, mesmo com certa melancolia as personagens foram descritas como humanas, com erros e acertos.

o livro te faz desejar o coração da Malu e um pouco da ousadia da Natália, e pensar que apesar dos personagens serem fictícios muito da história aconteceu de verdade, e muito acontece até hoje, dá uma sensação muito triste.

amei, favoritei, lindo.

ps: o jeito como a cultura brasileira é retratada no livro é amável e emocionante ao mesmo tempo

Bruubs.vc 11/04/2024

Um livro brasileiro, com uma história única!
O final me surpreendeu bastante, baseado em uma história real.

tatioueu 07/04/2024

E eu que nunca choro com livros ?
Esse livro me pegou num nível de ter que parar de ler pra chorar um pouco, acho que é a primeira vez que isso me acontece lendo. Estava numa vibe de ler livros que traziam uma perspectiva infantil, depois de ler ?o olho mais azul? e ?o sol é para todos?. Porém quase morri de sofrimento. Lindo, sensível, angustiante, gigante.

rayanemlp 31/03/2024

LIVRAÇO!
Esse livro contra história de duas primas e melhores amigas que foram vítimas do massacre ocorrido em em Realengo.

Uma escrita MUITO envolvente, li em um final de semana. A autora manda muito bem, te prende, e te faz sentir vários sentimentos.

A história é triste, sobre amizade, amor, desigualdade, família, traumas e luto.

Forte! Mas vale cada página.

Thaís 26/03/2024

Muita desgraça antes da desgraça principal
A ideia do livro em si é muito boa. Humanizar histórias de pessoas que passaram por um massacre como esse, contando quem elas eram antes e também como isso as afetou, realmente é de uma sensibilidade tremenda. O livro também é escrito de forma bastante fluida, o que o torna ainda mais fácil de ler.

Dito isso, eu não sei o que esperava, mas não era isso. Por muitas vezes senti que a autora não sabia descrever a experiência das meninas como negras (por ser branca), ao mesmo tempo que reforçava alguns esteriótipos raciais, tornando a vida das personagens uma desgraça atrás da outra mesmo antes da maior desgraça de todas. Indico muito o filme American Fiction para entenderem melhor meu ponto. Consigo enxergar claramente que a história teria outro desenvolvimento caso a autora tivesse escolhido retratar a história de uma menina branca, o que talvez fosse até melhor para que ela pudesse falar com mais propriedade.

Além disso, o fato dos capítulos serem muito pequenos me causou uma sensação do livro ser muito maior do que era de fato. Fiquei desesperada quando me peguei no capítulo 40 e nem na metade estava.

Apesar das críticas, acredito que seja um livro
necessário, por colocar em ficção um massacre verdadeiro que marca a história carioca. Sei que para muitos pode ser utilizada para refletir.

Dalbeni 26/03/2024

Uma obra de arte!
Quando iniciei a leitura, não sabia nada sobre! Vi alguém dizendo que é bom, e coloquei na minha lista.

Logo no primeiro capítulo, aquele baque! Esse massacre! Nossa, pensei, deve ser como aqueles livros que eu leio que fala sobre segunda Guerra e tal.

Mas aos poucos fui me "achando" e me "vendo", nos personagens. Já fui muitas e muitas vezes a Bruna, outras a Laurinha e algumas poucas vezes Natália. Confesso que queria ser mais como Natália rs.

Me apaixonei pelos personagens, me encantei pela tia Roseli.
É um livro muito, muito bom, aborda um tema sofrido, mas conseguimos seguir e não nos faz perder a vontade de terminar!

Só o que tenho a dizer é Gratidão por essa obra de arte.

Cubas1 26/03/2024

História sem igual
Essa é uma história de ficção, porem se passa Rio de Janeiro, mais especificamente em Realengo.
O Pior Dia de Todos conta a história de duas primas inseparáveis que passaram por um evento horrivel no dia 7 de abril de 2011.
Essa é uma história marcante e que foi escrita da maneira mais linda e suave, mesmo que seu evento tenha sido horrivelmente triste, a escrita é maravilhosa.
Recomendo muito

Ana_nda 25/03/2024

Que livro incrível! Acompanhar a vida das meninas até o terrível dia e até um pouco depois. Muito lindo colocarem no final explicações do verdadeiro massacre.

Rebeca_Moledo 23/03/2024

Essa é uma leitura avassaladora sobre a realidade de meninas brasileiras, sobre trauma de ter existindo dentro de algo tão terrível. é uma ficção que de ficção não tem nada além de nomes. é a tragédia contada pelo olhar de quem viveu o horror.

fortheends 22/03/2024

EMOCIONANTE
Que as meninas - e meninos - de Realengo não sejam esquecidos!!
eu por vezes me vi na Malu e Natália, me encontrei na ladeira que desciam, me conectei com elas e com suas descobertas.
chorei e consegui sentir a sensação de destruição. Daniela Kopsch foi sensível em cada palavra.

Julia 22/03/2024

Talvez ninguém possa de fato proteger ninguém neste mundo
" Neste momento, meu sentimento tomou outra forma e eu já
estava arrependida. Acharia um meio de pedir desculpas e dentro
algumas horas, estaria de volta à rotina.
Eu não tinha idade para entender. O que talvez ninguém tenha
idade para entender: a nossa rotina é frágil e desaparece de repente.
Basta uma brecha no desenrolar do dia e a vida como a conhecemos
acaba em ruína. O prédio desaba, um carro explode ou um homem entra na escola e mata 12 crianças."