The Basic Eight

The Basic Eight Lemony Snicket

Resenhas - The Basic Eight

Nathalia 28/03/2011

Se lendo Desventuras em Série você já se perguntou como seria o estilo de Daniel Handler quando não está encarnando Lemony Snicket, taí: The Basic Eight, 1998 (um ano antes da publicação do primeiro livro dos Baudelaire), recusado 37 (trinta.e.sete) vezes antes de alguma editora resolver abraçar a história; YA? Hmm, provavelmente se encaixa aí, sim, mas a narradora e o humor negro fazem desse um livro YA diferente.

As coisas já começam com a querida ou não-tão-querida protagonista Flannery Culp na prisão. Ela e seus amigos de escola foram assunto em escala nacional, o caso comentado no Winnie Moprah Show (peraí, isso soa parecido com...), em artigos de psicólogos pop, etc, etc. Mas ela está de saco cheio do melodrama e das informações incorretas da mídia: agora é hora da história verdadeira, da história dela, usando seu diário da época em que as coisas ocorreram.

Voltando no túnel do tempo: Flan, estudante do terceiro ano com uma turma de amigos interessantes que se reúne para festinhas exclusivas e discussõés sobre ópera. Garota tão irônica e coisa e tal, mas agora loucamente apaixonada por Adam State, esse cara que não é como-os-outros-caras - tão inteligente e legal e tudo e ela já está pensando em ser Feliz para Sempre (apesar de que Flannery Culp-State não fica muito bom - "Sounds like a university. Where criminals go after high school").

Tá, tá... e... eee aí? Bom, e aí que se eu contar mais estraga, mas digo que envolve absinto, um professor pervertido, decepções amorosas e um bastão para jogar croquet. Envolve coisas que não são o que parecem. Envolve uma personagem que não... opa, spoiler! Só digo que é uma coisa incrivelmente incrível e ligeiramente creepy...

E você... gostou...? ADOREI, caras! Cinco estrelas sorridentes (para contrastar com a aura do livro, er) e todo o meu amor. Se você gosta de um humor estranho e está meio cansado dos clichês YA, recomendo totaltotal! Se não... hm... não.

... e um fato aleatório para fechar: o colégio Roewer de The Basic Eight tem muito do Lowell High School em que o Handler estudou - uma comparação interessante sobre isso aqui.

originalmente publicado em: http://track3kid.blogspot.com