Honra e Justiça

Resenhas - Honra e Justiça

Cherry Moon 28/04/2021

@cherrymoonreads
⚠️ *ATENÇÃO*: O livro possui gatilhos sobre violência doméstica! ⚠️
📖 Neste livro vamos conhecer a história de duas mulhres. Beatriz é uma jovem advogada que lutou muito para conseguir um grande cargo no renomado escritório de advocacia em Toronto, onde é responsável por casos na vara de família. Melinda Jones é esposa de um grande empresário da construção civil em Toronto.
📖 O enredo é construído em duas ambientações, até o momento que a vida das duas personagens se cruzam druante um drástico evento e consequentemente suas vidas são transformadas.
📖 A autora conseguiu abordar o tema da violência doméstica de uma forma bastante desenvolvida e com muita segurança sobre o que estava escrevendo. O crescimento dos personagens foi muito bem construído e marcados durante a obra.
📖 Em diversos momentos me coloquei no lugar das personagens e consegui sentir de uma forma bastante palpável os sentimentos da personagem. É uma história sobre duas mulheres fortes e corajosas, que lutam com unhas e dentes por aquilo que acreditam e defendem.
📖 Uma história que nos faz pensar na reaidade, em fatos que infelizmente ainda ocorrem com muitas mulheres no mundo todo.

site: instagram.com/cherrymoonreads

Alanna. 13/04/2021

Um tema importante.
É bem difícil achar um livro com um tema como esse, violência contra a mulher. Acho que qualquer forma de falar sobre esse tema, de alertar mulheres para violências físicas, psicologias e sexuais tem seu valor e deve ser admirada e aplaudida. É um tema que precisa ser falado cada vez mais, pois infelizmente é um tema muito atual. É preciso alertar, instruir sobre a forma de denunciar esses comportamentos e ensinar que abuso e violência sexual muitas vezes são cometidos pelo companheiro da vítima.

Dito tudo isso, vou falar das minhas impressões da leitura em si (agora vou falar da narrativa, nada disso que estou falando tem a ver com o tema). Nesse livro temos a história de duas mulheres. Beatriz, uma recém-formada advogada brasileira, que a oportunidade de conseguir o emprego dos sonhos em uma renomada firma de advogados de porte internacional, e Mel, que é uma mulher casada, com dois filhos, e que aparentemente tem o casamento perfeito, até que seu marido começa a apresentar comportamentos diferentes. Pra mim existe um bom desenvolvimento de personagem da Beatriz, porque conforme a gente lê, ela conta sua história e a vida dela vai seguindo. Falando principalmente das partes que se passam no começo do livro, é muito legal ver as descrições de ambientes e coisas bem típicas de Belém, isso foi muito bom de ler. Mas acho que isso se perde um pouco depois que ocorre uma mudança geográfica na história, e acho que a partir disso a narrativa fica corrida demais e perde um pouco dessa "magia" descritiva.

Já com a personagem Mel eu talvez entenda que foi uma opção narrativa fazer uma breve apresentação e depois retomar a personagem apenas na segunda metade do livro, mas isso empobreceu o desenvolvimento desse núcleo narrativo, na minha opinião. Acho que tinha potencial para desenvolver mais essa personagem mas isso não ocorre.

Enfim, eu gostei da leitura em seu papel de alertar para um problema social, alertar para a violência física, sexual e psicológica que infelizmente faz parte da nossa realidade. Que esse livro chegue a mais pessoas.

@jurietjens 05/04/2021

Beatriz sonha em ser uma boa advogada. O livro mostra o seu esforço em trabalhar, conseguir o emprego dos sonhos e crescer dentro da empresa. Ela se torna tão importante, que se muda para o Canadá e começa uma família lá. E é lá que se especializa em advocacia da família, cuidando de divórcios e casos difíceis.
A partir do seu trabalho, ela conhece Melinda Jones, uma mulher que vive presa em uma relacionamento abusivo. As duas precisam trabalhar juntas para vencer o caso.
Eu gostei da história. Achei que o começo foi um pouco lento, mas entendo que era para construir a personalidade de Beatriz. O livro me prendeu de qualquer forma e terminei em menos de um dia.

Os mundos dentro dos livros 15/12/2020

Emocionante
Ler esse livro foi emocionante. Fico até sem palavras para descrever, pois quando penso que muitas mulheres vivem o mesmo ou talvez algo pior, é revoltante e muito triste. Só espero que todos encontrem justiça e honra. Parabéns a autora!

Aline Cristina Moreira 05/08/2020

Perfeito!
Este e um livro que li ano passado quando conheci a Suzana Chaves e, na época, não havia planos para que uma edição física fosse publicada; algo que eu fico muito feliz em dizer que ocorrerá em breve!
A Suzana é uma autora incrível, então isso não é nenhuma surpresa, mas é sempre bom quando vemos as pessoas terem seu talento reconhecido!
Em "Honra e Justiça" conhecemos Beatriz Castro, uma advogada recém formada que luta para conquistar seu lugar no mundo e que não mede esforços para defender as causas com as quais se compromete. E, alguns anos depois de estabilidade em sua profissão, se vê frente a um caso que pode abalar sua carreira e sua vida. Ela conhece Melinda Jones, uma mulher casada com um famoso empresário e cujo casamento não é o conto de fadas em que todos parecem acreditar.
Neste livro temos acesso a uma triste realidade enfrentada por muitas mulheres, porém também nos deparamos com o poder da sororidade, que e a palavra chave desse livro! Amei a história, os personagens... Tudo! O único defeito do livro é que ele acaba!
Obs: A edição física conta com um novo epílogo e eu adorei demais! Completa ainda mais a história e ficou ótimo!

oliria.mendesgimenes 07/10/2019

Honra e Justiça é o mais novo livro da escritora Suzana Chaves, lançado em 2019 pela Amazon Kindle. Fui convidada pela escritora a fazer a leitura e apreciação de sua obra. De pronto aceitei o convite e ela me enviou o e-book que está disponível na Amazon. Lembrando que nessa modalidade, não se tem acesso a recursos gráficos e imagens como num livro físico.

O enredo é construído a partir de duas ambientações, uma no Brasil e outra no Canadá, com personagens fortes tanto quanto a história que as envolve. Beatriz Castro é uma jovem advogada com carreira em ascensão. Ela trabalha em um renomado escritório de advocacia em Toronto, onde é responsável por casos na Vara de Família. Melinda Jones é esposa de um grande empresário da construção civil em Toronto. Tem uma bela casa, uma família unida e um casamento estável. As personagens principais, Beatriz e Melinda, têm suas vidas marcadas por alegrias e tristezas, porém, ao se conhecerem a partir de um evento horrível, passam de desconhecidas a amigas, e consequentemente, suas vidas são transformadas. O livro conta uma história de duas mulheres fortes e corajosas, que com amor e determinação lutam com unhas e dentes por aquilo que acreditam e defendem.

O tema violência doméstica, tratado pela escritora, foi bem desenvolvido, sendo o aspecto da verossimilhança dos acontecimentos em nossa sociedade estão presentes na narrativa. Percebe-se o crescimento das personagens e a evolução dos acontecimentos estão bem marcados na obra. O leitor ao chegar ao clímax da história, possivelmente, notará sentimentos se aflorando, se misturando às personagens da autora.

Tive a oportunidade de apreciar as duas obras de Suzana Chaves. Confesso ser impressionante a evolução da 1ª para 2ª obra. A escrita está fortalecida, os detalhes dos eventos bem descritos, contudo, em minha experiência de leitura senti falta de mais. Estava no auge da leitura e de repente acabou. Cheguei ao prólogo. Enfim, a obra poderia ter continuidade abarcando o desenrolar da história após a briga final, ou seja, esmiuçar o que você colocou no prólogo. Fiquei curiosa para saber. Não me contentei com o prólogo.

Parabéns, Suzana Chaves!

site: https://www.instagram.com/oliriagimenes/

sandmmoreira 20/08/2019

A vida real
Uma história que nos faz pensar na realidade, em fatos que infelizmente ainda ocorrem com muitas mulheres no mundo todo. A autora nos presenteia com duas personagens fortes e distintas, unidas por um único objetivo: fazer justiça com honra. Elas são tão reais que nos cativam e nos fazem torcer para que tudo dê certo. Adorei a escrita da autora, foi o primeiro livro que li dela e já estou curiosa pelo próximo!

site: ig: @sandmmoreira

Daiane Cardoso 15/05/2019

Muito bom.
Gostei da leitura.
Beatriz é uma mulher forte, determinada que tem a honra e justiça correndo em sua veias. Foi muito bacana ler o caminho percorrido por ela até atingir o seu objetivo profissional.
Fiquei comovida com a história da Miranda.Uma mulher que teve a sua vida transformada ao longo dos anos de casada (não foi para melhor).
Infelizmente o que ela passou é algo que acontece frenquentemente. Muitas mulheres passam ou já passaram. Isso é revoltante!
Por muitas vezes não conhecemos a real personalidade de algumas pessoas. O mal pode estar escondido aonde menos esperamos.
O rumo que a história deve é impactante. Que livro!
Duas personagens tão diferentes cujo o destino uniu em um momento libertador para uma delas. A autora está de parabéns pois a sua escrita me prendeu. Foi difícil parar de ler.

Aline Cristina Moreira 08/05/2019

Amei!
Conheci o trabalho da Suzana Chaves Linhares apenas este ano e é impossível deixar de notar o quanto sua escrita é incrível!
Também pude notar que a Suzana é uma autora que, com o passar do tempo só vai melhorando. Dá pra perceber seu amadurecimento na escrita deste livro incrível!
E alguns anos depois de estabilidade em sua profissão se vê frente a um caso que pode abalar sua carreira e sua vida.
Adorei este livro do início ao fim e quero muito ler outros trabalhos dessa autora maravilhosa!! 😍😍

Andréia 16/04/2019

Encantador
A autora nos presenteia com duas mulheres guerreiras,com suas vidas bem diferentes. Porém, com o desenvolver da estória, Bia e Mel,se conhecem e se encontram,não por acaso. Bia como advogada sonhava em trabalhar na melhor empresa que existia. Mel,sonhava em ter uma família, constituída por filhos,e foi o que aconteceu para as duas.
Mel,por ter um casamento feliz,tem dois filhos e para de trabalhar fora,para cuidar do marido,filhos e casa. Mas,é aí que sua vida de família feliz,começa a desmoronar. Mas,com o passar dos dias,em conhece Bia. As duas tão diferentes, mas tão decididas,tomam decisões que mudam suas vidas completamente. Uma estória comovente,emocionante e que flui muito bem.
Recomendo a leitura para aquelas que precisam às vezes, de um empurrãozinho para tomar decisões difíceis em suas vidas.

Nu e As 1001 Nuccias 02/04/2019

Resenha Blog As 1001 Nuccias
Honra e Justiça é um dos livros que revisei esse ano. Não tenho sempre o costume de resenhar livros que reviso, mas esse mereceu por N motivos. Os principais são: eu amo tu, Suzy!!! E porque essa história precisa ser compartilhada.

O livro começa de um jeitinho peculiar. O prólogo nos mostra o início da falência de um casamento. Fica o suspense: quem são, o que acontece? Calma, cocada!

"O amor pode ser a redenção de uns, mas para outros pode ser a perdição."

Logo depois, conhecemos Beatris Castro. Jovem advogada de Belém, Pará, Brasil, ela atua como estagiária em um escritório de advocacia e está às vésperas de um concurso para trabalhar em uma das maiores e mais bem conceituadas firmas de advocacia do mundo: a Smith e

Morando com sua mãe e sua irmã, mantém contato com o pai todo final de semana. Não só ela passa no concurso, como ainda tem a chance de fazer intercâmbio de 1 ano na sede de Toronto, Canadá. Mas quem diria, o destino está a seu favor: ao final do intercâmbio, ela é convidada a permanecer e é promovida. Já casada, estabilizada e com diversas causas ganhas, ela conhece Melinda.

Melinda Jones é rica, é bem vista na sociedade, e tudo isso graças ao seu marido Samuel Jones, um dos maiores nomes no ramo da construção do Canadá. Sempre em entrevistas na TV e locais públicos, o casal e seus 2 filhos aparentam ser a família perfeita.

Aparentam.

Quando Melinda, estimulada por uma vizinha, toma coragem de ir encontrar Beatriz, as aparências já estão ruindo. O pedido de divórcio é o estopim para um escândalo na família Jones e uma guinada na carreira de Beatriz. Ambas, então, buscarão apoio e força uma na outra para enfrentar um mundo machista e opressor com Honra e Justiça.

"Ele estendeu a mão para acariciar o meu pé, meu instinto foi me encolher, estava apavorada. Jamais imaginaria que aquele rapaz que eu conheci na faculdade, aquele cara doce e gentil, fosse capaz de agir daquela maneira."

Cara...! Esse livro! Adorei os personagens, até mesmo o babaca do Samuel, pois ele, assim como os demais, foi construído com muita verossimilhança, bem realista. As cenas e a linha de tempo estão impecáveis. Há alegria, tristeza, drama, dor, amor, luta, perseverança.

Este é o segundo livro da autora e a gente consegue ver como ela está evoluindo na escrita. Este segundo romance tem um gênero totalmente distinto do primeiro, um que pediu por mais maturidade e conseguiu.

Portanto, se eu não deixei claro: mega-recomendado! Precisamos falar sobre violência doméstica! Parabéns, Suzy! Sucesso em sua jornada!

"Nada do que fazemos nessa vida é em vão. Muitas vezes somos surpreendidos por situações que nos fazem duvidar de nós mesmos, das nossas decisões. Mas, são situações que vão nos fortalecer, nos fazer crescer e amadurecer."

Espero que vocês apreciem a leitura tanto quanto eu.

Foi uma honra, literalmente, fazer a revisão dessa obra que passa mensagens lindas e importantes.

Meninas, lembrem-se: "Você não está sozinha."

site: https://1001nuccias.blogspot.com/2019/04/resenha-livro-honra-justica-suzana.html

Sah Ollie 23/03/2019

Precisamos falar sobre violência doméstica
Todos os dias, mulheres são violentadas física e psicologicamente. E na maioria dos casos, por seus próprios companheiros. Por isso, é tão importante que falemos desse assunto nos dias de hoje. Não somente para conscientizar da gravidade deste crime mas tbm para informar e encorajar que mulheres em casos semelhantes busquem ajuda. Este livro traz essa importante pauta para os dias de hoje, narrado de uma forma inicialmente descontraída pela advogada Beatriz, vai se tornando mais tenso a medida que conhecemos a vida de Melinda Jones. Os episódios que se seguem na vida de Melinda são angustiantes e o encontro dessas personagens é decisivo para a vida das duas. Ambas são confrontadas com escolhas que poderão e irão mudar suas vidas. Os momentos finais são muito tensos, e não dá pra parar de ler! Recomendo

Giuliana Sperandio 22/03/2019

Temas importantes e uma leitura deliciosa!
Adorei esse livro! Aborda temas atuais e sensíveis com uma escrita leve e envolvente.
Um Romance dramático que mostrará que a força da amizade, honra e lealdade são maiores que qualquer barreira.
Leiam!