Trilogia Dupin

Trilogia Dupin Edgar Allan Poe

Resenhas - Trilogia Dupin

Rayhan Chamoun 04/03/2024

O investigador que inspirou a saga de Sherlock Holmes...
É incrível o tato de Edgar Allan Poe em trabalhar múltiplos estilos e ser competente em todos eles. O mistério, na literatura clássica, pelo menos, muitas das vezes atua como um coadjuvante para complementar a narrativa.

No entanto, Poe torna o estilo não somente o epicentro se sua prosa, como elabora mistérios e aventuras interessantíssimas do ponto de vista de roteiro, demonstrando habilidade não somente do ponto de vista de caracterizar suas personagens, mas planejar muito bem seus conflitos.

Aos fãs de Sherlock Holmes e Arsène Lupin Agatha Christie, é uma leitura obrigatória e muito prazerosa, então fica minha recomendação!

site: instagram/rayhan_chamoun

Rafa 02/03/2024

As primeira histórias de detetives já escritas. O livro é curto e um prato cheio para quem gosta desse tipo de história. Gostei mais do primeiro conto.

gmahovlic 05/02/2024

Muito inteligente
A trilogia é super interessante, como era de se esperar das historias que inspiraram a maioria dos contos de investigação mais famoso por ai.

O caricato Dupin é um personagem muito interessante e seu amigo, o narrador, o torna mais proximo de nós meros mortais.

A falha dos contos é que sao meio longos e nao tem divisão por capitulos, se voce nao tem muito tempo continuo para ler cada um de uma vez só isso pode prejudicar a leitura pois perde-se a linha de raciocínio. Passei por isso algumas vezes e precisei reler vários trechos para entender e lembrar onde parei.

Alem disso essa edição tem alguns erros simples de tradução e revisão.

Valentina.Dummer 06/12/2023

Interessante
Foi uma experiência interessante conhecer a obra de Edgar Allan Poe, o livro é curto e conta sobre três casos que devem ser solucionados. A leitura é um pouco difícil pois o autor traz várias referências desconhecidas para mim e achei difícil fazer as relações, no entanto, é uma escrita bem feita e bem descritiva.

Rafa Mendes 04/12/2023

Esperava mais
O livro é composto por uma coletânea de 3 contos.
O primeiro muito famoso "Os Assassinatos da Rua Morgue 1841", é legal, interessante e fácil de ler, lembrou muito Sherlock Holmes.
O segundo "O mistério de Marie Rogêt" é bem longo e para mim foi pouco interessante, é baseado em um caso real, é bem descritivo, mas não me interessou, fiquei perdida na leitura.
O terceiro "A Carta Roubada" não é ruim, mas não tem nada de especial, pelo menos é fácil de ler.
Um fato curioso é que o personagem Dupin foi inspiração para grandes personagens da leitura como Sherlock Holmes, Lupin e Poirot, dá para notar as semelhanças quando se lê as histórias, então quem gosta desses personagens pode achar esse livro bem interessante. Boa leitura.

Andréia 18/10/2023

Dupin e seu jeito perspicaz
O livro em si poderia ser mais fluído; no entanto, ainda consegue manter o leitor envolvido. No que diz respeito às investigações de Dupin e do narrador, elas não são particularmente complexas, desde que se tenha todas as provas e a perspicácia de C. Auguste. O autor habilmente narrou a história do personagem, criando uma excelente narrativa, evitando torná-la cansativa, e destacando o brilhantismo de C. Auguste Dupin.

juppareads 11/10/2023

Difícil (E apaixonante).
Poe é mestre, mas não é pra "iniciantes".

Por serem clássicos possuem a escrita mais difícil e arrastada, então são obras para serem apreciadas com calma e serem aproveitadas com o tempo.

Não é a toa que Stephen King "bebe da fonte" de Poe, pois ele é simplesmente um mestre.

King é icônico, Poe é suprassumo. Ambos estão (com certeza) nos meus tops autores favoritos.

dyonisus 12/09/2023

Dupin sola Sherlock
Sim.
Dupin sola Sherlock.
Os casos são melhores e Dupin é mais humano.
Mas não estamos preparados para essa conversa.

Soso 17/08/2023

Incrível
Uma leitura envolvente, rápida e intetessante. Ver o primeiro detetive da literatura foi uma experiência maravilhosa.

Ju.Cardozo 16/08/2023

A "Trilogia Dupin" é uma coleção de três contos policiais escritos por Edgar Allan Poe, centrados no personagem C. Auguste Dupin, um detetive amador notável por sua sagacidade e dedução brilhante. Publicados originalmente entre 1841 e 1844, esses contos são considerados pioneiros no gênero de mistério e detetive, estabelecendo as bases para muitos dos elementos que caracterizam histórias de investigação até hoje.

O primeiro conto da trilogia, "Os Assassinatos da Rua Morgue", apresenta Dupin e seu amigo narrador enquanto resolvem um caso de homicídio brutal que desconcerta a polícia parisiense. O conto se destaca por sua abordagem meticulosa da investigação e por introduzir o conceito de "crime impossível", desafiando o leitor a acompanhar o raciocínio lógico de Dupin na resolução do mistério.

O segundo conto, "O Mistério de Marie Rogêt", é baseado em um caso real e segue Dupin enquanto ele tenta desvendar o enigma do desaparecimento e morte de uma mulher em Paris. Diferente do primeiro conto, este se concentra mais na análise dos fatos e na dedução lógica, refletindo a abordagem minuciosa e detalhista de Dupin.

O último conto da trilogia, "A Carta Roubada", apresenta um mistério aparentemente simples: uma carta comprometedora foi roubada de uma dama da corte e está sendo usada para chantageá-la. Dupin é chamado para recuperar a carta e, mais uma vez, demonstra sua maestria na arte da dedução e observação aguçada.

O que torna a "Trilogia Dupin" tão cativante é a habilidade de Poe em criar histórias envolventes e desafiantes, onde o suspense é construído através da lógica e do raciocínio, em vez de depender exclusivamente de elementos sobrenaturais ou reviravoltas mirabolantes. Dupin é um precursor dos detetives icônicos da literatura, como Sherlock Holmes, e suas investigações continuam a inspirar tanto escritores quanto leitores interessados em desvendar enigmas complexos.

Além do aspecto puramente investigativo, a trilogia também permite vislumbrar a mente de Poe, seu fascínio pela análise lógica e sua habilidade em criar personagens intelectualmente estimulantes. Ao longo dos contos, ele explora temas como a psicologia humana, o poder da observação e a importância de questionar o óbvio.

Em resumo, a "Trilogia Dupin" é uma parte essencial do cânone literário do mistério e do suspense, não apenas por sua influência no desenvolvimento do gênero, mas também pelo estilo cativante de Edgar Allan Poe ao criar enredos complexos e intrigantes. Para os amantes de mistério e da mente investigativa, essa coleção oferece uma experiência literária rica e satisfatória.

Galathynyus 20/07/2023

Trilogia Dupin
É sempre extremamente fascinante estar dentro da mente de pessoas brilhantes, desde Sherlock Holmes, ate seu antecessor, Dupin. As histórias são criativas e suas soluções, como sempre, fogem totalmente do convencional.
As vezes me pergunto, o quão incrível seria ter uma mente como a do personagem, e em seguida (talvez resultado de uma constante crise existencial), é frustrante perceber que somos apenas parte das massas que vivem a vida como um dos personagens de fundo de histórias como essa.

Jansen 12/06/2023

Os três contos são interessantes e, o primeiro e mais conhecido, diria ser ótimo. Em comum aos três é o método de Dupin, rigoroso e analítico. Passo a passo vai elucidando o mistério. No entanto como gosta de incluir as hipóteses erradas também, para nos mostrar o incidente sob todos os ângulos, a leitura torna-se cansativa, principalmente no segundo, o mistério de Marie Rogêt. A carta roubada é delicioso!

Renata.Loren 09/06/2023

Meh
Achei o pior dos 3 livros, confuso e cansativo, contos policiais com certeza nao eram o fonte do Poe

Maria2483 23/04/2023

Chegou muito perto da perfeição
Esse livro é incrível, as histórias são geniais (personagens, os mistérios e tudo mais), porém, Poe era MUITO detalhista, o que, para mim, torna todo o livro um tanto cansativo. Diversas vezes eu me encontrei perguntando: "beleza, eu entendi, Dupin, que você é um gênio, qual é a resposta do problema?". Então, eu não recomendo os livros de Poe para quem está começando no mundo da leitura, são livros muito detalhistas, um pouquinho cansativos e com uma escrita muito difícil.

Paulo.Diniz 07/04/2023

Gostei
Gostei muito do livro, contém as investigações bem elaboradas de Dupin. Porém, achei uma leitura mais cansativa do que as dos contos de terror.