Trilogia Dupin

Trilogia Dupin Edgar Allan Poe

Resenhas - Trilogia Dupin

Sariitinha 08/07/2022

É de se apostar que toda idéia pública, toda convenção aceita seja uma tolice, pois se tornou conveniente à maioria.

Ana 14/12/2020

Dupin Holmes?
Esse livro tem toda a pegada dedutiva policial que vejo em livros do gênero, vindo de Poe me impressionei por ter essa outra abordagem mais realista e "divertida" que não se vê nos contos do escritor que é mais conhecido pela escrita mais macabra. Realmente gostei muito dessa faceta Dupin!

Anne 28/10/2020

Lido em dois dias!
Amei, quero mais do nosso querido Poe! Primeira experiência com ele e já amei muito! Adorei a facilidade de entendimento da história
Rafaela.Regina 29/10/2020minha estante
Tenho um livro de contos dele, caso tiver interesse!

Anne 02/11/2020minha estante
Adoraria!

Soso 17/08/2023

Incrível
Uma leitura envolvente, rápida e intetessante. Ver o primeiro detetive da literatura foi uma experiência maravilhosa.

Jansen 12/06/2023

Os três contos são interessantes e, o primeiro e mais conhecido, diria ser ótimo. Em comum aos três é o método de Dupin, rigoroso e analítico. Passo a passo vai elucidando o mistério. No entanto como gosta de incluir as hipóteses erradas também, para nos mostrar o incidente sob todos os ângulos, a leitura torna-se cansativa, principalmente no segundo, o mistério de Marie Rogêt. A carta roubada é delicioso!

Gabriel 09/01/2023

Após resolver diversos casos muito complicados e para a polícia, impossíveis de solução,dupin se gloria por sua inteligência e perspicácia em solucionar tais casos com olhar minucioso e com muita atenção,afim de poder resolver cada um deles com exatidão e deixando qualquer um de boca aberta e surpresos com o resultado final.

dyonisus 12/09/2023

Dupin sola Sherlock
Sim.
Dupin sola Sherlock.
Os casos são melhores e Dupin é mais humano.
Mas não estamos preparados para essa conversa.

Rafa Mendes 04/12/2023

Esperava mais
O livro é composto por uma coletânea de 3 contos.
O primeiro muito famoso "Os Assassinatos da Rua Morgue 1841", é legal, interessante e fácil de ler, lembrou muito Sherlock Holmes.
O segundo "O mistério de Marie Rogêt" é bem longo e para mim foi pouco interessante, é baseado em um caso real, é bem descritivo, mas não me interessou, fiquei perdida na leitura.
O terceiro "A Carta Roubada" não é ruim, mas não tem nada de especial, pelo menos é fácil de ler.
Um fato curioso é que o personagem Dupin foi inspiração para grandes personagens da leitura como Sherlock Holmes, Lupin e Poirot, dá para notar as semelhanças quando se lê as histórias, então quem gosta desses personagens pode achar esse livro bem interessante. Boa leitura.

Rayhan Chamoun 04/03/2024

O investigador que inspirou a saga de Sherlock Holmes...
É incrível o tato de Edgar Allan Poe em trabalhar múltiplos estilos e ser competente em todos eles. O mistério, na literatura clássica, pelo menos, muitas das vezes atua como um coadjuvante para complementar a narrativa.

No entanto, Poe torna o estilo não somente o epicentro se sua prosa, como elabora mistérios e aventuras interessantíssimas do ponto de vista de roteiro, demonstrando habilidade não somente do ponto de vista de caracterizar suas personagens, mas planejar muito bem seus conflitos.

Aos fãs de Sherlock Holmes e Arsène Lupin Agatha Christie, é uma leitura obrigatória e muito prazerosa, então fica minha recomendação!

site: instagram/rayhan_chamoun

Maria2483 23/04/2023

Chegou muito perto da perfeição
Esse livro é incrível, as histórias são geniais (personagens, os mistérios e tudo mais), porém, Poe era MUITO detalhista, o que, para mim, torna todo o livro um tanto cansativo. Diversas vezes eu me encontrei perguntando: "beleza, eu entendi, Dupin, que você é um gênio, qual é a resposta do problema?". Então, eu não recomendo os livros de Poe para quem está começando no mundo da leitura, são livros muito detalhistas, um pouquinho cansativos e com uma escrita muito difícil.

Paulo.Diniz 07/04/2023

Gostei
Gostei muito do livro, contém as investigações bem elaboradas de Dupin. Porém, achei uma leitura mais cansativa do que as dos contos de terror.

Whermeson 20/10/2020

Livro 15 - 2020 - Trilogia Dupin - Edgar Allan Poe
“Devemos ter em mente que, de modo geral, o objetivo de nossos jornais é mais criar celeuma – criar um fato – do que buscar a verdade. O segundo objetivo somente é seguido se parecer coincidir com o primeiro. O jornal que simplesmente adere à opinião pública geral (por mais bem fundamentada que essa opinião possa ser), não recebe crédito com a multidão. O povo em geral considera profunda apenas a opinião de quem sugere contradições agudas à ideia geral. No raciocínio, como na literatura, o epigrama é o gênero mais imediatamente e universalmente apreciado. E num caso e no outro, tratando de mérito, ele está numa categoria inferior."

site: http://www.oclubedameianoite.com/2020/05/resenha-auguste-dupin-o-primeiro.html

Lu.Santana 10/02/2023

Trilogia Dupin
Neste volume do box "Obras de Edgar Allan Poe" nos deparamos com três histórias que envolvem o inteligentíssimo Dupin e suas maneiras de elucidar os casos a ele destinados.
No primeiro conto ( um dos meus favoritos) "Os assassinatos na Rua Morgue", Dupin busca a solução para o assassinato de mãe e filha, reclusas, que aparenta violência sem medidas e apresenta contradições entre os relatos das testemunhas.
O segundo, "O Mistério de Marie Rogêt", é baseado em um crime sem solução verídico ocorrido no Estados Unidos e que traz uma mulher conhecida por sua beleza que desaparece e depois em é encontrada boiando no rio Sena. Por meio das diversas matérias jornalísticas que se distanciamento umas das outras, Dupin vai tecendo suas ideias para a elucidação do caso que, para desespero dos leitores, não é mostrada no livro.
O último, " a carta roubada", Dupin e consultado para localizar uma carta roubada por um homem poderoso que a utiliza para intimidação de uma pessoa nobre e poderosa da sociedade. O investigador que consulta o celebre detive já fez diversas buscas pela casa do ladrão de correspondência, mas não logrou bons frutos e, em simples conjecturas, Dupin resolve a questão.
Edgar Allan Poe, apresenta uma escrita que pode não agradar a muitos leitores, mas ainda sim, vale muito a pena conhecer as obras maravilhosas deste autor. No entanto, nesta trilogia de Dupin, confesso que a leitura do 2° conto foi sofrível e, por não ter um final esperado, decepcionante. Os outros dois contos são ótimos, em especial "Os assassinatos da Rua Morgue" ( já li umas 3 ou 4 vezes).
Mas apesar dos pesares, vale a pena ler ( pularia o "Mistério de Maria Rogêt").

Rafaella 19/07/2022

Nada como o primaz dos detetives da literatura para ensinar sobre esperteza, astúcia, inteligência...