A Garota do Casaco Azul

A Garota do Casaco Azul Monica Hesse

Resenhas - A Garota do Casaco Azul

Gabi 29/04/2020

Muito bom!!!
Livro muito bem escrito, história envolvente e um suspense, em cenário de segunda guerra mundial, que te prende até o final!

Recomendo, inclusive, pra quem tem vontade de iniciar leitura em temática de guerra mas fica com receio dos relatos de violência. Esse livro é do selo Jovens Leitores da Rocco, portanto, tem uma narrativa menos pesada, focando mais no suspense do que nas consequências dos confrontos.

amandafrancez 23/01/2023

Eu simplesmente me apaixonei por esse livro
Não lembro em quanto tempo li esse livro, mas a sensação que tive foi que foram em poucas horas. Me envolvi completamente com a história, que envolve uma busca incessante por uma menina durante a segunda guerra mundial. Recomendo muito muito muito

Victória 07/07/2020

Faz uns dias que finalizei a leitura, mas o sentimento que fiquei quando terminei a história ainda ficou em mim.

Li essa obra como desafio de ficção histórica, talvez nem teria lido ela se não fosse por esse motivo.

E me dói pensar que toda essa história seja baseada em eventos que aconteceram na Holanda durante a 2 Guerra.

A busca pela garota da capa azul parecia real, o crescimento da protagonista que deixa de pensar só em si e sim numa causa pelo bem de todos é algo que todos deveríamos pensar em situações como essas que estamos vivendo.

Me apaixonei pelo Ollie desde o primeiro momento, me surpreendeu as revelações sobre ele, em momento algum cogitei.

O final deu um chute no meu estômago, nas atitudes que tomamos quando estamos machucados.

Eu amei a leitura.

Larissa1313 23/11/2021

É um livro que aborda sobre a segunda guerra mundial e como esse acontecimento interferiu na vida da juventude holandesa, além disso, aborda sobre até onde você se arriscaria em nome de uma amizade e sobre as consequências de se fazer uma escolha errada, mesmo que não seja de forma consciente.

Um livro bom, de leitura fácil, porém poderia discorrer mais sobre o futuro de alguns personagens, que simplesmente sumiram da história.

Cah. 09/11/2023

Não foi o que pensei ...
Esse livro foi totalmente diferente do que eu imaginei, e terminou também diferente do que eu pensava ...

Gosto de livros que tem a Segunda Guerra como principal tema, mas esse foi mais focado na busca de Hanneke pela Mirjan do que a guerra em si ...

Não foi um livro que me tocou, que me marcou , passou bem longe disso.

Juliana 28/08/2021

Leitura rápida e fácil
Já li livros melhores sobre a Segunda Guerra, mais profundos, mas mesmo assim gostei bastante desse. A leitura foi fácil e rápida, a história é boa e surpreendente. Recomendo!

RUDY 15/09/2019

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA
Gosto muito de livros (e filmes) ambientados durante o período da Segunda Guerra, relacionado ao nazismo e todas as atrocidades passadas durante aquele período. Gosto não por prazer, mas para podermos tentar entender todos os fatos históricos da época e para agradecermos por não termos passado por todo aquele período negro da História.
Em A garota do casaco azul a ficção em relação às personagens bem elaborada, porque a autora soube fazer uma vasta pesquisa sobre os fatos da época e trouxe uma ambientação e fatos históricos que aconteceram realmente nos anos 40 com a invasão dos nazistas em busca de judeus holandeses, estes ludibriados pelos alemães para tornarem-se aliados, embora as atrocidades tenham sido inúmeras.
Ainda assim atos de heroísmo extraordinários são descritos durante toda a trama, tornando-a vívida, intensa e quase real durante a leitura, mostrando que os atacados não se entregaram tão facilmente e algumas pessoas e grupos se juntaram, formando uma resistência quase que oculta, para tentar ajudar, mesmo com pequenas atitudes, as pessoas perseguidas.
Claro que mesmo bem fundamentada, houve toda uma criação ficcional muito bem estruturadas e que enriqueceram ainda mais o enredo e tornando a leitura intensa, densa, dolorosa e ao mesmo tempo, encorajadora, obstinada que mostra o quanto o poder da união entre pequenos grupos, puderam ajudar e salvar algumas das pessoas já condenadas.
Não favoritei o livro pelo simples fato de querer saber mais sobre o que aconteceu, mesmo tendo um final fechado, fiquei tão ligada na trama que queria mais, muito mais. Recomendo o livro para todos, porque acredito que devemos aprender sobre os fatos que aconteceram na época e ainda mais para quem gosta de enredos bem escritos, bem ambientados e carregado de emoção.
Michelle 10/11/2021minha estante
sem dúvida uma história emocionante

Angela Cunha 21/01/2022minha estante
Eu tenho uma queda enorme por livros e filmes que se passam com esse cenário da Segunda Guerra e pela resenha, já vi que deve ser um livro repleto de emoções e claro, muito aprendizado sobre essa época tão turva da nossa história!
Beijo

BIASI 05/08/2020

Interessante
O livro tem uma narrativa leve, mas que prender bastante o leitor

Marta 21/10/2023

Muito bom!
Na segunda guerra, Hanneke é uma garota contrabandista. Durante uma entrega à Sra Jansen, recebe uma missão, encontrar Mirjam, uma garota judia que estava abrigada na despensa e que fugiu. Hanneke acaba se unindo à resistência. A única pista é que Mirjam tem cabelos castanhos, 14 anos e usa um casaco azul.

AlexiaMC 16/08/2021

Impossível parar de ler
O livro me prendeu desde a primeira página. Acredito que pela forma em que ele foi organizado, com capítulos curtos (cada um dura em média 10 minutos de leitura), e cada um com um cliffhanger que te faz dar ?só uma espiadinha? no próximo capítulo. E foi assim que terminei em um dia.

O contexto histórico é a Segunda Guerra Mundial e a dominação Nazista na Holanda. A autora foi muito fiel aos fatos históricos, tendo se inspirado em histórias reais relatadas pelos próprios holandeses e arquivos históricos, o que, ao meu ver, concedeu um realismo a mais para a história.

O livro tem seus pontos fracos? Sim. Alguns eventos do livro realmente me soaram um pouco melodramáticos, mas nada que influenciasse muito minha experiência de leitura. De fato, o suspense do livro e o contexto ajudaram nesse quesito.

Tive uma experiência positiva com esse livro e recomendo, especialmente, para quem se interessa pelo tema da Segunda Guerra

Kah 14/12/2021

De início, achei um pouco lento, mas foi fluindo aos poucos. O livro é pequeno, a leitura é bem tranquila e fácil. Sem falar que adoro livros que se passam na segunda guerra, com histórias reais ou não.

Gramatura Alta 20/05/2019

Eu já me emocionei muito durante a leitura, ou ao fim da leitura, de muitos livros. Mas foi a primeira vez que me emocionei ao ler a primeira página de um livro. Foi a primeira vez que uma história me conquistou na página de abertura, o texto é lindo e demonstra exatamente o tipo de emoção que o leitor irá encontrar nas outras 334 páginas de A GAROTA DO CASACO AZUL.

Hanneke perdeu o namorado, Bas, dois anos atrás, durante a invasão alemã à Holanda. Agora, ela trabalha com pequenos contrabandos como forma de sustentar a família e como resistência à ocupação nazista. Um dia, uma de suas clientes, a senhora Janssen, pede algo muito diferente do habitual: que Hanneke encontra Mirjam, uma garota judia que ela escondia em casa e que desapareceu misteriosamente. Um pedido que poderá colocar a vida de Hanneke em risco.

A Holanda foi um dos países neutros durante a Primeira Guerra Mundial. Por causa disso, e pela declaração do próprio Hitler de que não tinha interesse no país, os governantes e a população se acharam seguros durante a Segunda Guerra Mundial. Só que em 1940, os alemães atacaram o país sem qualquer aviso. Mais de 2000 soldados holandeses morreram. E nos anos seguintes, mais de 100.000 judeus desapareceram no holocausto, quase três quartos da população judaica da Holanda.

"Muito tempo antes de Bas morrer, fingimos discutir sobre quem era o culpado por ele ter se apaixonado por mim. A culpa é sua, ele me disse. Porque você é adorável. Eu disse que ele estava errado. Que era preguiçoso me culpar por ter se apaixonado por mim. Irresponsável, na verdade."

Através de uma narrativa sensível e de uma pesquisa meticulosa da época, a autora, Monica Hesse, cria Hanneke, uma personagem que acha que compreende o horror da guerra e do nazismo, mas descobre que o seu conhecimento é superficial e incompleto diante da real verdade do que os judeus sofreram. Ao procurar por Mirjam, Hanneke encontra um grupo de jovens da resistência que salvam crianças da morte nos campos de concentração nazistas, descobre o que acontece com seus vizinhos que são levados por soldados alemães, entra em um cinema fechado onde são reunidos os judeus, e se depara com verdades sobre seu passado, suas amizades e sobre a culpa que sente pela morte do namorado. Hanneke começa o livro como uma jovem que tem uma leve percepção da guerra, e termina como uma mulher pronta para dar a vida pelo liberdade de seu povo.

"Então disse que também era minha culpa que ele quisesse me beijar. E falei que seria culpa dele se eu permitisse. E aí seu irmão mais velho entrou na sala e disse que seria culpa de nós dois se ele vomitasse nos ouvindo."

O amadurecimento de Hanneke não é apenas em relação ao que acontece no país, mas sobre ela mesma. A culpa que sente por ter incentivado o namorado a se alistar e a lutar pela Holanda, corrói sua alma. E quando retoma o relacionamento de amizade com Ollie, o irmão de Bas, as lembranças tornam a dor maior. A isso, ela soma a falta que também sente de sua melhor amiga, Elsbeth, que se casou com um oficial alemão da Gestapo, e que, por isso, ela afastou de seu convívio. Hanneke não conseguia compreender como Elsbeth podia se casar com um homem que fazia parte do nazismo.

A culpa pela perda de Bas, a falta de Elsbeth, a situação do país, tudo isso faz com que Hanneke crie na busca por Mirjam, uma chance de se redimir, de fazer algo que faça diferença, que mesmo que ela não possa salvar seus vizinhos e amigos judeus, que pelo menos consiga salvar uma garota, cuja única descrição que tem, é que desapareceu vestindo um casaco azul.

"Só mais tarde naquele dia, quando eu estava caminhando de volta para casa – quando ainda podia caminhar para casa sem me preocupar com ser parada por soldados ou perder o toque de recolher ou ser presa -, percebi que eu não tinha falado que o amava de volta. Era a primeira vez que ele dizia que me amava e eu esqueci de retribuir."

A história surpreende em diversas partes. Quando Hanneke volta ao convívio da família da Bas, através de Ollie, ela é levada para dentro de um grupo da resistência, e os momentos em que eles se reúnem antes do toque de recolher, e o perigo que correm ao voltar para casa e serem interrogados por soldados alemães, é assustador. Também surpreende quando parece que pode surgir uma romance em Hanneke e Ollie, uma vez que ambos estão fragilizados, sozinhos, sensíveis a qualquer fuga emotiva, mas descobrimos que isso é impossível, por motivos que não são tristes, mas que deixam um sorriso no rosto do leitor. E surpreende mais ainda, quando Hanneke descobre onde está Mirjam, vai atrás dela, e começa uma sequência de eventos impactantes, assustadores, que demonstram a crueldade e a indiferença quanto à vida que tinham os nazistas.

Ainda sobre o possível romance entre Hanneke e Ollie, eu temi que a história fosse desviada para isso. É compreensível que os dois jovens criassem esse vínculo, mesmo ele sendo irmão do namorado de Hanneke. A semelhança física e a fragilidade emotiva de Hanneke certamente a levariam para os braços de Ollie, como uma espécie de anestésico para a dor que ela sentia. Felizmente, a autora foge disso, e através de uma saída que não só é original, mas atual e muito bem-vinda.

A parte final de A GAROTA DO CASACO AZUL entrega sequências que desorientam pela violência. Principalmente uma determinada parte que se passa sobre uma ponte. É difícil não chorar e não se chocar. Ainda mais quando se tem consciência de que isso realmente aconteceu durante a guerra. Os jovens da resistência que estão no livro, foram inspirados pelo Amsterdam Student Group, uma organização de estudantes universitários que se formou na Holanda ocupada e que salvou mais de 600 crianças da morte em campos de concentração e nas fábricas de extermínio. Ao final do livro, existe uma nota com explicações sobre a precisão histórica da narrativa, dos locais e dos nomes.

"Eu deveria ter dito. Se soubesse o que ia acontecer e o que descobriria sobre amor e guerra, teria me certificado de dizer naquele dia. Essa culpa é minha."

A GAROTA DO CASACO AZUL é uma história linda, com uma narrativa que utiliza frases carregadas de emoção, de rancor pela opressão e medo pela guerra, onde a morte ronda todos os personagens, e que, mesmo assim, insistem em salvar o maior número de pessoas, como forma de se salvarem a eles próprios. Uma leitura que envolve ficção com história, que utiliza um mistério e o salvamento de uma garota, como pano de fundo para mostrar como a Segunda Guerra Mundial exterminou milhões de pessoas inocentes de forma desumana. Não deixe de ler, é imperdível, uma das melhores leituras dos últimos anos.

site: http://gettub.com.br/2019/05/20/a-garota-do-casaco-azul/

Cristina.Fortes 10/04/2022

LEIAM
Sabe aqueles livros que vc não quer terminar? Esse é um exemplo.
Ele começa em 1943, se passa na Holanda e é narrado por Hanneke. Ela conta sobre seu trabalho, em como a vida parece normal antes do toque de recolher, como é comum encontrar soldados no meio da rua e flertar com eles para evitar ser revistada. Também mostra como a guerra destruiu famílias, amores e amizades.
O principal foco de Hanneke é encontrar Mirjam, garota do casaco azul. No decorrer do livro, é apresentado grupos de resistencia, entregas de crianças à familias que poderiam sair desse cenário de guerra.
Esse foi o primeiro livro que eu li no contexto da guerra, que não se passa dentro de um campo de concentração. Me senti tão amiga de Hanneke s2

Suka 23/07/2019

Saber qndo vc termina um livro é dar vontade de chorar? E o q eu tô sentindo nesse momento ao termina de ler entretanto estou assim apenas pela nota da autora.
Ao ler o livro, eu consegui me distanciar das tragédias q aconteceram no 2° guerra mas a nota dela foi um baque, q meu deixou triste.
Como ela mesma disse ela mostrou q uma pequena traição as vezes cometidas pela raiva num lapso de um segundo pode ter várias consequências mas também mostrou q existiu pessoas corajosas q fizeram e salvaram várias pessoas.
Esse livro eu vou guarda no meu coração mas pela mensagem q passou.