Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


687 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


letAcia1172 11/10/2023

A dualidade de Lúcia
Esse foi um livro um tanto quanto difícil de ler. Mas reconheço a importância do contato com obras (no caso, romances) que ajudaram a dar uma forma à nossa literatura nacional (nesta época ainda em construção). E Alencar foi um dos grandes destaques nesse processo introdutório do gênero romance no Brasil e de consolidação de uma nacionalidade.

Entre os romances que publicou, temos Lucíola. Esta obra conta a história de amor (digamos assim) entre Paulo e Lúcia. Lúcia era uma cortesã carioca, e Paulo era um recém-chegado à cidade. Os dois acabam por se aproximar de uma maneira distinta pq Lúcia sente uma diferença no tratamento de Paulo, ela percebe que ele "não é como os outros", que ele a enxerga para além de seu corpo. Por essa razão, a mulher se torna devota a ele - ao ponto de abandonar a profissão.

Na forma de todo romance, há um herói. E neste, a nossa heroína é a Lúcia. A narrativa gira em torno dela e de sua dualidade. Dualidade no sentido de ela ser composta por duas partes: a Lúcia e a Maria da Glória. A Lúcia é a parte que diz respeito ao corpo, a Maria da Glória é a parte que diz respeito à alma. Essas duas partes de si correspondem respectivamente ao seu lado "negativo" e ao seu lado "positivo". E isso fica claro na forma como o enredo é construído. Nós vemos q esse lado negativo, o corpo, aparece na figura da mulher fatal que ela demonstra ser no começo, quando ainda prostituta, cercada de abundâncias e luxúrias, enquanto o lado positivo, a alma, aparece quando ela tem a sua "redenção" - quando deixa de ser prostituta e volta a ser quem era antes. Com isso, nós vemos que na verdade a história nao é sobre uma história de amor, é sobre Lúcia. E esta, serve para reafirmar os valores sociais cristalizados na sociedade da época - com essa "transformação" ela alude a um como comportar-se para viver bem. Daí o caráter moralista da obra. Essa estratégia com certeza influenciou na aceitabilidade do romance naquele meio social no qual circulou.

E, apesar de ser baseada numa obra francesa, é notória a tentativa de Alencar de tornar nacional, por exemplo a partir da repetição dos nomes das ruas do Rio de Janeiro e dos personagens. Estes claramente nao eram brasileiros em essência, assim como o meio no qual a obra se passa - o meio burguês. Mas esse foi o pontapé inicial, Alencar introduziu, preparou o terreno para outros autores que se aprofundariam nessas questões futuramente.
comentários(0)comente



Letícia 04/10/2023

Bom!
O livro traz um tema ainda atual, embora sua linguagem aumente o grau de dificuldade da leitura. Mesmo assim, considero a leitura válida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Minhas Galáxias 28/09/2023

Horroso, me faz mal
A narrativa é arrastada e esse livro envelheceu muito mal. A parte mais interessante foi quando a Lucia estava falando sobre seu passado e como chegou até ali, pena que só durou umas 4 páginas.
É carregado de misoginia e passagens super violentas, fiquei abismada.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luana 22/09/2023

A única parte do livro que eu gosto são os diálogos inteligentes da Lúcia, mas na maior parte o livro foi uma tristeza de ler. Tipo, o Paulo é 100% tóxico e a Lúcia tem sérios problemas mentais provenientes do passado dela.
comentários(0)comente



Maria15394 21/09/2023

Lucíola
É um livro que me cativou, Lucíola é um livro que, para ler, precisa de uma certa paciência. O que mais me chamou atenção no livro foi o desenrolar do romance, e a forma como Paulo trata Lúcia, mesmo ela sendo uma prostituta. É uma romance clássico e ótimo, ao meu ver.
comentários(0)comente



Alê 19/09/2023

Uma obra característica do Romantismo
Sou apaixonada pela literatura brasileira e com Lucíola não foi diferente. José de Alencar escreve de forma primorosa esse romance. Imagino o quão mal visto a obra foi para a época, já que se vê nela a vida de uma prostituta da época.
Contrariando os costumes da época em que foi escrito, o livro conta a história de amor entre Lucíola e Paulo. Ela, uma prostituta que foi levada pelas dificuldades da vida a vender seu corpo e sua alma. Ele, um simples homem quue se encanta profundamente por ela.
O romance é escrito por Paulo onde ele discorre sobre a trajetória do casal e todas as cóleras e felicidades de sua amada.
O livro diz ser um manuscrito com cartas enviadas a uma senhora G.M que fiquei curiosa para saber se é realmente uma pessoa da vida de José de Alencar ou um personagem, já que no livro ele não fala nada sobre a tal senhora.
Ademais, adorei o livro. No ínicio foi meio arrastado como todo clássico brasileiro, mas depois consegui ler com mais rapidez.
comentários(0)comente



Julia 16/09/2023

Classico
Tive que ler esse por ser um clássico do romantismo. Por ser um romance romântico, não gostei, não nada fã desse estilo. Li varias idas e voltas do casal e nenhuma dessa me cativou. Enfim, vale ler pelo período do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabi 09/09/2023

As faces de Lúcia
A princípio, pensei que demoraria mais para finalizar essa leitura, já que tendo a procrastinar a leitura de clássicos, mas acredito que o método que adotei ajudou bastante.

Estou realmente impressionada com o estilo de escrita de Alencar, por trazer tantas questões sociais e diferentes críticas às opiniões da época, possibilita que o leitor aprimore seu lado crítico.

Além disso, não posso deixar de comentar minhas impressões sobre Lúcia (ou Maria da Glória) é uma personagem um tanto singular, com seus conflitos e traumas, acometida por uma personalidade instável bastante difícil de compreender.

É uma leitura bastante interessante que recomendo a todos, inclusive àqueles que não estão habituados com os clássicos, pois traz uma riqueza estética de encantar.
comentários(0)comente



Larissa 05/09/2023

É
Não imaginava o final? me surpreende com o final, fiquei indignada. O início do livro não me chamou nada a atenção, mas ao desenrolar da história, você vai se interessando pelos personagens (este livro foi passado pelo professor, para uma atividade avaliativa)?
comentários(0)comente



Yara.Syang 31/08/2023

Adorei
Li ele para fazer um trabalho sobre literatura brasileira da faculdade e me apaixonei. Uma leitura envolvente, a personagem é extremamente complexa e profunda. Me deu vontade de ler todos de José de Alencar.
comentários(0)comente



Tati.Lima 25/08/2023

Lucíola, foi muito maravilhosa...Diva a frente de seu tempo
Essa leitura me chocou paaaacas. Porq é um livro de 1900 e lá vai bolinha, mas ele retrata uma mulher q já naquela época queria pegar, sem se prender. Imagina, um escritor publicar um livro assim??? Esse deve ter gerado muita polêmica e contradição, e crítica dos mais conservadores. A Lucíola é uma cortesã, que pegava geral, sem sentimento, até o dia que o Paulo cruza seu caminho, e eles viram o motivo do fofoquê da sociedade conservadora, principalmente porq o Paulinho é um cara atuante pra kct. Aí começa o dilema pessoal do cara, ficar com uma prostituta, que ele se apaixonou perdidamente, ou manter a imagem diante da sociedade mega conservadora e cheia de preconceito, perdendo sua posição e respeito como membro importante da sociedade. A linguagem dele é tranquila de entender, e principalmente, não é cansativa e nem enfadonha, muuuuito pelo contrário. Eu gostei muito, a Lucíola, tocava o ? #$%!& real, e o pobi do Paulo, que se virasse nos 30 pra acompanhar.
comentários(0)comente



Jennifer 24/08/2023

Não é ruim, mas também não é ótimo. Ele é bom, em algumas passagens é meio massantes, mas o final é satisfatório. Os últimos capítulos sao intrigantes. No geral vale a pena a leitura, por ser um classico da literatura brasileira.
comentários(0)comente



687 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR