Lucíola José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Cida Zientarski 24/03/2022

Lucíola (+16)
Nunca fui grande fã dos clássicos, até que no 2º ano do Ensino Médio, minha professora de literatura passou um trabalho literário e foi aí que me apaixonei, não só por nossos clássicos da literatura, mas por José de Alencar. Este livro é o meu romance romântico urbano favorito de todos os tempos.

Nesta obra, Alencar dá a voz à Paulo Dias, que conta, por meio de cartas, como começou seu relacionamento com uma mulher, Lúcia.

Ela é uma cortesã, cobiçada pela sua beleza e que vive numa sociedade que a julga preconceituosamente, até encontrar Paulo, o único capaz de enxergar além das aparências. Já no primeiro encontro, Lúcia diz que ele a purificou com seu olhar e, a partir das visitas de Paulo, ela se distancia cada vez mais da vida de cortesã e se reaproxima de sua origem, enquanto Maria da Glória, sua verdadeira identidade. Nessa dualidade de Lúcia, podemos enxergar os valores cristãos, de pureza, calma, bondade, e os valores do mundo da libertinagem. A personagem busca a autopiedade e o esquecimento do seu passado, porém não consegue, uma vez que a sociedade não perdoa seus atos. Sendo assim, não existiria alternativa para o desfecho e salvação de Lúcia, a não ser a morte, que foi uma morte triste, pois ela morreu grávida, achando que a sociedade não aceitaria isto. Recomendo!

Teté 24/03/2022

O final do livro certamente me surpreendeu, especialmente quanto à infância de Lúcia. Entre os livros que eu já li pra vestibulares, acho que esse tá na lista dos mais leves pra se ler.

este 24/03/2022

horrível
eu sei que é livro de época e naquela época era normal e pipipopo, mas eu me incomodei TANTO por causa livro. Só terminei por conta da escola.
O Paulo é INSUPORTÁVEL, possessivo e abusivo com a Lúcia.
Só ganhou uma estrela por causa da Lucia, queria mto ler na visão dela.

Biner 23/03/2022

Gostei da experiência. O autor consegue passar o que sente e também descreve muito bem o ambiente. Ah e o dicionário do lado não pode faltar.
Camila Scotti 31/03/2022minha estante
Nossa, saudades desse livro. Li no ensino médio. Chorei muito com o fim!

Mari 20/03/2022

Já vi finais melhores mas foi um final coerente! Pulei logo pro final porque me acostumei a finais perfeitos, com os últimos livros que li? mal acostumada.
Lucíola, que é o nome de um inseto noturno que brilha, aqui é como uma metáfora para a imagem verdadeira de uma mulher, que ?no abismo da perdição, conserva a pureza da alma.? O que eu entendi disso vai se confirmando ao longo do livro, que por sinal eu sempre tive preguiça de ler assim como todos os clássicos, só abrindo uma exceção pros meus protegidos como Capitães da Areia e Dom Casmurro, mas até que é uma leitura ok. Foi bom pra conhecer a escrita do José de Alencar, que no começo não estava entendendo nada, e no final parecia que estava no começo. Rsrs brincadeira, no final até que me apaixonei pela escrita também!
Sobre a história, um homem se apaixona por uma mulher que se revela não ser nada do que ele idealizou (como em todas as relações e é sobre), mas essa mulher realmente é um mistério pra ele e pra gente também, por mais que eu tentasse decifrar continuei sem entender. Não é nenhum daqueles livros onde a gente pega uma intimidade com a personagem, como em Os Sete Maridos de Evelyn Hugo! Mas o jogo entre os dois e a relação estranha de codependência entre eles rende o livro, e é uma pena ter que concluir que no final, Lúcia era bem mais perturbada do que o recomendado.. o que a vida faz com as pessoas. Mas é um bom conceito de ?heroína feminina da literatura brasileira?. Uma crítica bem construída aos costumes cariocas atemporais, de como superar as marcas da prostituição no corpo e alma femininos.
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?Há nos cabelos da pessoa que se ama não sei que fluido misterioso, que comunica com o nosso espírito.?

Elisa 12/03/2022

Me surpreendeu
Eu não estava colocando fé nesse livro, mas depois do capítulo 6 a história se tornou realmente interessante. A linguagem típica do romantismo é um empecilho meio chato, mas a história em si não é tao monótona assim. Alencar como sempre, entregou uma crítica incrível e ousada, recomendo a leitura

blood_styles 06/03/2022

Lucíola
Sei que esse livro divide muitas opiniões, mas sinceramente, do fundo do meu coração, achei maravilhoso e impactante. Esse é aquele tipo de livro que te deixa pensativo, olhando para o teto por horas pensando sobre sua vida e se você realmente está fazendo ela valer a pena. José de Alencar com "Lucíola" nos mostra a forma de como a sociedade da época era malvada e preconceituosa. A noite, todos os homens amavam e queriam Lúcia, ela era como um objeto a ser conquistado, mas na manhã seguinte, quando a embriaguez passava, esses homens, esses mesmos homens que traíram suas esposas condenavam e xingavam essas cortesãs, as prostitutas como Lúcia. A crítica social englobada nesse livro é tão grande que chega a doer. E o pior de tudo é saber que essas questões prevalecem até hoje, e esse preconceito continua enraizado. Dói saber que na sociedade atual, as pessoas ainda precisem de submeter a isso para conseguirem sobreviver e ainda são taxadas como nojentas e preguiçosas, como se isso realmente se tratasse de uma escolha, e não uma necessidade. Amei a forma de como esse livro permitiu que as poucas pessoas que liam na época, vissem as cortesãs de uma forma diferente, de uma forma humana, como pessoas que realmente tem sentimentos e que sonham em viver um amor verdadeiro ao menos uma vez na vida. É impressionante ver a forma em como o relacionamento de Lúcia e Paulo evolui ao mesmo tempo que aprendem um com o outro. É incrível ver em como Lúcia, mesmo sofrendo a vida inteira, permanece forte e que aos poucos, se entrega ao amor de uma forma muito aconchegante. E o final realmente acaba com qualquer um. Foi uma experiência realmente valiosa passar o tempo lendo esse livro.

bimattje 28/02/2022

vestibular você tá me matando
comecei a ler meio que por obrigação e no início tava bem legal até, mas acho que lá pelo meio o livro entrou num ciclo super repetitivo de o relacionamento deles acabar e voltar, então não gostei muito não, o fim também foi bem ble

Beka 26/02/2022

Odiei
Mesmo levando em conta a época em que foi escrita, que é um livro romântico, não deu pra mim, totalmente parado, mas o lado positivo é o posicionamento de Lúcia na sociedade da época.

Dani 26/02/2022

Lucíola
Que história incrível! Sei que esse livro divide muitas opiniões, mas para mim a leitura foi muito proveitosa. Recomendo que leiam o livro todo e depois voltem e leiam a apresentação que fica no início, pois contém algumas análises do autor e o que ele quis trazer com esse livro.
Foi uma daquelas leituras que você acaba e fica olhando para o teto pensando no que acabou de ler. Me fez pensar em quantas Lúcias e Marias da Glória existem por aí sendo julgadas por pessoas que não sabem de toda a bagagem que ela carrega. Certamente, chorei muito com toda a história dessa mulher. Lúcia é uma mulher incrível e forte. Claro que é necessário relevar algumas questões, por ser um livro escrito em outras épocas, precisa-se levar em conta que era uma sociedade patriarcal.
Enfim, tornou-se um dos meus livros clássicos favoritos até hoje. Pretendo ler outras obras do autor.

kim lua 25/02/2022

razoável
Li por causa da escola. Não gostei muito do desenvolvimento da história, mas o final foi bom e surpreende

Isabelle 24/02/2022

Mais um livro que merece ser lido
Que livro incrível é esse. Não gosto de comparar autores, mas li recentemente Dom Casmurro ? que eu também gostei demais ? e a escrita do José me pareceu mais fluída de se ler, talvez por já estar com um pé em outro período literário.

Comecei o livro pensando que terminaria ou não gostando da Lúcia ou do Paulo e terminei amando esses dois mais do que tudo, apesar do Paulo ter a necessidade de manter sua identidade em segredo "parcialmente".

Por vezes fiquei desconfiada com a Lúcia e ate irritada com algumas decisões e ações do Paulo, ele era bem confuso e possessivo em vários momentos.

Mas valeu a pena a leitura, indico o livro pela escrita, pela narrativa, pelo tema um tanto polêmico e por todas as críticas apresentadas no livro.

Dai Solyom 20/02/2022

Século XIX
Eu sei, eu sei!

Eu sei que foi uma obra publicada em 1862.
Eu sei que naquela época a sociedade era muito diferente.
Eu sei que José de Alencar tentou da melhor forma que pôde criar uma espécie de heroína.
Eu sei!

Mas mesmo assim esse romance não me agradou.

Primeiramente, em 120 páginas cada vez mais que eu conhecia o Paulo, menos eu gostava dele.

E na minha percepção Paulo nunca amou Lúcia, era só atração, enfim, ele pode achar que amou ela, mas não amou não ?

Lúcia é uma personagem cativante, porém ela claramente é depressiva, e tem todos os motivos do mundo para ser, o fim do enredo esclarece bem.

Novamente eu sei, é uma obra do século XIX, porém a submissão da Lúcia me incomoda demais.

Naquele capítulo que ela vai até a casa de Paulo e arruma, limpa e organiza, ahhhh que frustração!

Uma personagem tão interessante que passa o tempo todo buscando uma "redenção" e se desconstrói.

O pior é ela apoiar essa redenção em Paulo, um rapaz no mínimo ordinário que fiquei com a impressão que nunca trabalhou e nem se interessava por nada na vida além da vida Boêmia e seus desejos carnais.

Desejos esses que mantiveram ele ao lado de Lúcia até o fim, creio que no fundo ele ainda tinha esperança de saciar-se novamente no corpo de Lúcia, tamanho era o vício que ele tinha por ela.

Escrevi demais e acabei sendo repetitiva.

Eu sei, eu sei, o mundo era outro.

Minha Lúcia seria tão diferente e teria um final decente.

Lisa 17/02/2022

Tedioso
Uma leitura rápida seria conveniente mas achei bastante tedioso, não sei se pelo tema não me atrair tanto ou pelo desenvolvimento da história ser bem pobre.
Mais um concluído pra vestibular.

helo 13/02/2022

Lucíola
A história atemporal sobre uma cortesã, e seus motivos para ser o que é.

Lúcia, ou Maria da Glória, não é uma personagem que José de Alencar tirou da imaginação, ela está em todas as cidades e em todas as eras, e ainda hoje em dia julgada dem procedentes.

As cartas de Paulo, para a Senhora G.M., contam a sua experiência com Lúcia e a história dela, em uma maneira de "justificar" as razões de Lúcia para ter escolhido a vida de cortesa, mostrando que nem toda a nossa vida é feita de escolhas que gostamos e as vezes sacrificamos coisas preciosas por aqueles que amamos. E apesar disso, não somos bem vistas.

Acho a maior parte do livro meio enrolado, com o Paulo e suas divagações, com discussões meio sem fundamento com a Lúcia, e o que realmente vale são os capítulos finais quando conhecemos a história de Lúcia. Também gosto do jeito que ela fez de tudo pela irmã, e para zelar pelo futuro dela, para que ela não precise passar pelas coisas que Lúcia passou.

Alerta spoiler: a morte da Lúcia ainda grávida foi pesadissima, e com muitos significados que a própria personagem deixa ao decorrer do livro.