Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Rafael.Longo 06/01/2023

Lucíola é uma obra primorosa em cada página.
Lúcia é apaixonante, única e multi-facetada. O jeito que o relacionamento principal é abordado no livro é bem interessante, sendo claramente dividido em duas fases: uma, carnal; outra, espiritual.

carlistar 31/12/2022

"Tinha-a eu amado para ter o direito de odiá-la."
Após o ano passado, transformei em tradição finalizar um livro logo no último dia de dezembro, e mais uma vez, a leitura mais significativa do ano pra mim me arrancou lágrimas como nenhuma outra poderia. Lucíola foi um livro que li com atenção quase religiosa. Atenta aos sentimentos de cada uma das personagens, em momentos me vi confusa, furiosa e até mesmo alegre junto de Paulo e Lúcia, cada vez mais imersa naquele amor. Foi um livro difícil de prosseguir com a leitura pela carga de sentimentos e emoções que trazia durante, porém, sem sombra de dúvidas, é uma bela obra a se ler.

gabi 30/12/2022

primeiro livro que eu leio do José de Alencar e é uma leitura bem diferente, é engraçado como era abordado o romance antigamente e como é hoje, mas as coisas rolam soltas nesse livro meu deus.

Alguém 30/12/2022

José de Alencar sabe brincar com nossa expectativa.
Ao ler Lucíola, você passará por três etapas:

1°: Pensará que se trata de uma história simples e romântica de Alencar.
2°: Vai chegar na metade da história e não acreditará no que os seus olhos estão contemplando.
3°: Vai ficar triste, reflexivo e de queixo caído.

Embora o texto esteja em uma linguagem mais formal - decorrente do padrão da época - ainda assim guarda certos dialetos e conflitos que vão encher seus olhos de curiosidade e êxtase. De verdade, as pessoas da época quando isso devem ter ficado de boca aberta por José ter tido coragem de tamanho ato.
thecia 22/01/2023minha estante
nossa, simmmmm!!

Lari 29/12/2022

livro obrigatório da escola
a história em si não é ruim, porém a escrita é um pouco complicada de entender. Conta sobre o preconceito da cidade pela mulher cortesã, um livro que me fez pensar na sociedade atual e sei preconceito enraizado

laynepsilveira 26/12/2022

josé de alencar me fez sentir sentimentos nesse livro
absurdo o modo como ele descreve a vida da lucíola, a origem, como a vida dela tomou o rumoo que tomou, os sentimentos dela, juro, perfeito

Sarah587 22/12/2022

Essa obra de Alencar me arrebatou do início ao fim. Sua marcante característica de uma linguagem subjetiva e considerada enfadonha por muitos, são um bálsamo para mim que gosto das metáforas e detalhes sabiamente utilizadas por ele. A história me encantou por todo o contexto da narrativa, me impactando de tal forma que não tive como não pensar em como deve ter sido a publicação desse livro à época e a forma como se viam as ?Lúcias? que nela haviam; de forma que, considerando esse contexto, não sei se era possível que o final fosse diferente do que se apresentou. Por fim, um romance que vale cada página lida.

Ludmila 19/12/2022

Às vezes é difícil entrar na época história do livro devido ao tema; pensar que mulheres que não eram "corretas" não mereciam ser felizes incomoda muito. O livro é muito bem escrito, de fácil compreensão e proporciona uma grande imersão.

Elyoliveira 13/12/2022

Não me agradou.
Achei muito morna a história, nem tenho muito o que dizer sobre.. realmente não gostei. Dei 2 estrelas apenas pelos trechos que contem mais no início do livro, onde o autor descreveu alguns sentimentos e situações de forma majestosa!

Leituras e Reflexões 30/11/2022

Comecei minha jornada de volta aos clássicos da literatura e escolhi José de Alencar para esse retorno!
Que escritor excelente!
Bem, quem nunca leu Iracema, Cinco minutos e A viuvinha?
Logicamente existem outros livros de sua autoria que tiveram um semelhante reconhecimento.
Enfim, sempre gostei da escrita desse autor por ser do período do Romantismo na literatura brasileira. E eu amo o Romantismo!
De feio, já basta o mundo. Rsrs?
Essa obra traz um quê da feiúra do mundo, de sua corrupção, suas dores, porém sem deixar de ser romântica.
Gostei. Mas não recomendo para menores de 16 anos.

Leticia 22/11/2022

Romance maravilhoso
José de Alencar mais uma vez mostrando seus dotes na literatura ufanista.
Romance maravilhosa, que revela uma sociedade burguesa carioca machista e opressora. Além de mostrar, o quanto a vida de uma mulher, suas escolhas, são desrespeitadas e anuladas. Fazendo com que chegue ao extremo da pressão psicológica.
Lúcia, Maria da Glória, é uma mulher muito forte, e isso é retratado no livro.

Denise Ximenes 21/11/2022

"O homem é um sistema de contrariedades."
Típica da escola literária denominada Romantismo, Lucíola é uma obra que poderia representar muito bem a proposta cultural do século XIX.

Lúcia é uma mulher jovem, que se vê sozinha no mundo - sem família, sem ninguém - fato que a obriga a se prostituir. No Brasil do séc. XIX, não havia espaço para mulheres "avulsas". Sem um pai ou um parente (homem) que as 'valesse', as mulheres estavam fadadas à mendicância ou à vida cortesã.

Uma peculiaridade dos românticos era a idealização da figura feminina. Lúcia beira a perfeição - olhos, hálito, pele, mãos... tudo nela é divino.

José de Alencar escancara a hipocrisia social no amor impossível entre um homem "da sociedade" e uma cortesã. Trocando em miúdos, a sociedade que reprova a vida dessas mulheres é a mesma que perdoa a devassidão velada dos "homens de respeito".

Verdade, nas palavras do próprio autor, "o homem é um sistema de contrariedades."

Recomendo a leitura!

Lu 13/11/2022

Chato.
Chato, arrastado, um quero não quero, vou não vou. Terrível.
Li na base do ódio mesmo.
Ok, vamos levar em conta a época da publicação, o movimento Romântico etc etc. Mas mesmo assim, chato demais.

laricanrs 13/11/2022

Mudou minha visão sobre o autor
Terminei Iracema e já caí de paraquedas nesse umas semanas depois, ainda com muita raiva da leitura anterior comecei essa sem muitas esperanças do que seria retratado, porém me surpreendi pois o livro trata tudo de uma forma tão crítica e a história da Lúcia é tão emocionante que eu acabei adorando ler esse livro. Ele traz a história de uma prostituta (Lúcia) e o um homem que recém havia chegado no Rio de Janeiro (Paulo), entre muitos julgamentos e comentários eles passam por um amor impossível, mas mesmo que o Paulo seja o menos pior da história, entre os homens, ainda sinto muita raiva dele em grande parte do livro, algo normal ao se pensar em homens daquela época. Considerei esse livro, pela questão da época em que foi escrito algo bem diversificado e talvez até uma crítica sobre o papel da mulher na sociedade, principalmente das prostitutas que na maioria das vezes não tem escolha. Uma ótima recomendação para começar a ler José de Alencar!!!!