Lucíola

José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Mary Maia 22/03/2024

Se joguem
"Eu te amei desde o momento em que te vi! Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que a minha vida só se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existência inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo. Vou te amar enfim por toda a eternidade" (...)

Mais um romance urbano do José de Alencar com leitura obrigatória. Clássico da literatura é clássico da literatura e não tem erro. Leitura certa.

Ray 16/03/2024

Eu até gostei dele, da história dele. É um romance antigo, e meio complicado de ler e de se entender, porem, a história é interessante. Só não gostei de como foi o final dele.

Nanda 16/03/2024

Eu adorei! Achei uma leitura fácil, bem melosa, mas fácil. Maria muito diva da vida sofrida, mas eu amei ela, já o Paulo é chatinho mesmo

graziiffraga 16/03/2024

Uma diva
Gostei bem mais do que imaginei que gostaria! É um romance antigo, então a escrita é diferente e mais detalhada. Gosto como Alencar interage com o leitor (ou leitora para ele), porque me lembra o estilo de Machado de Assis. Lucíola é uma querida e é julgada por fazer exatamente o que homens da sua época faziam.

Fosoxi 06/03/2024

Literatura patriota do ano. Amo meu Brasil brasileiro ?
Foi a primeira obra brasileira que eu li. Confesso que foi uma leitura "estranha" devido a escrita mais complexa e formal, bastante detalhada inclusive. Mas depois me acostumei e foi satisfatório ler o livro.

Tirando o fato de ser bem depressivo, valeu muito a pena ler um romance de época.

bela 26/02/2024

Que livro bom!
Comecei a ler o livro a pedido da minha professora e simplesmente me apaixonei pela história e pelos personagens. Como é um romance antigo, houveram muitas palavras que eu precisei pesquisar, mas, em geral, é uma leitura fácil, leve e que te prende mais a cada capitulo! Simplesmente gostei muito mais do que pensei que fosse gostar?

booksdalaus 26/02/2024

Lucíola
Rio de Janeiro, meados do se?culo XIX. A elite carioca na?o perde uma pec?a no Teatro Li?rico e se diverte em festas glamurosas. E? nesse cena?rio que Paulo desambarca na capital do impe?rio, pronto para se aventurar nas noitadas da Corte. Mas ele nem imagina que vai conhecer a estonteante Lu?cia. A? primeira vista, a linda mulher na?o passa de uma cortesa? de luxo ? mas, sob plumas e joias, um passado devassador a consome. Inge?nuo e apaixonado, Paulo e? o u?nico que podera? desvenda?-lo.

Carolina 19/02/2024

Um clássico...
Um livro que precisa ser lido para se entender parte das expectativas sobre as mulheres ideais do século XIX

Chanyeolsacudo 08/02/2024

Lucíola traz a reflexão de como a mulher é vista pela sociedade.
Por mais que seja uma obra adaptada em uma outra época ainda é comum a sociedade julgar uma mulher pela sua maneira de viver.
Enfim, livro perfeito, babadeiro!

julianii 03/02/2024

Gostei bastante da Lúcia, já o paulo é meio ? o livro me lembrou a dama das camélias, que eu tb gosto kkkkk

Nicolas Sá 02/02/2024

Ler clássicos é melhor que não lê-los
Apesar da figura de José de Alencar, para mim, ser carregada de preconceitos devido ao seu declarado apoio à escravatura e olhar romântico-europeu sobre os indígenas em seu período indianista, admito que gostei muito de Lucíola.

Enchi de marcações e, para a minha surpresa, a leitura não foi tão desafiadora como imaginava. O final é o que se espera de uma literatura de 1890 com protagonismo de uma cortesã. Toda a narrativa se delonga na pieguice dos acontecimentos, e sim, até disso eu gostei.

Leitura boa para conhecer o período e as características do Romantismo Brasileiro.