Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Lucíola

Teté 30/01/2023

Você sabe diferenciar amor de paixão?
Esse livro é um dos meus preferidos, juro que apesar do início ser meio chatinho e difícil de ler super vale a pena.

A forma como Lucíola, uma meretriz, é desenvolvida, humanizada, é para você chorar, se revoltar, é José de Alencar!

Uma das coisas que mais amo é o modo como o amor do homem é colocado. A paixão obsessiva, possessiva e carnal em contraste com o amor zeloso, amigável e espiritual é algo a se destacar. É um livro que te dá lições para levar para vida toda, recomendo mil vezes!

Chiara 26/01/2023

De fato uma grande obra da literatura que possui um valor inestimável, preciso de terapia após o final

viviane843 25/01/2023

Lúciola
Não gostei muito. Talvez pela escrita ser mais antiga e mais cansativa de ler. Mas é bem um clichê.

amandafrancez 23/01/2023

Insiste que dá certo
Acho que li as primeiras páginas umas sete vezes até conseguir compreender a escrita. O livro é escrito numa linguagem muito formal, o que acaba dificultando o entendimento, mas depois de algumas páginas, a leitura se torna mais fluida e a história é incrível!

rique. 22/01/2023

" E a sua beleza admirável, como a sua graça infinita, davam sempre àqueles hinos do prazer uns retoques originais.?

thecia 22/01/2023

Lucíola, uma luz na escuridão
Me apaixonei por José de Alencar e seus romances urbanos desde Senhora, e achei que seria meu livro preferido no mundo? até ler Lucíola!

Em Lucíola, Alencar dá a voz à Paulo Dias, que conta como começou seu relacionamento com Lúcia, que é uma prostituta. E todo o desenvolvimento de um relacionamento conturbado, de início, que se tornou um amor puro e espiritual.

Paulo se mostra muito preconceituoso, pois a história é contada através de uma carta entregue a Sra. G. M. para que Paulo não levasse a culpa de publicar o romance e ser mal visto por se envolver com uma cortesã, diante de uma sociedade preconceituosa.

E por outro lado, Paulo foi o único que enxergou Lúcia além das aparências e, como ela mesma disse, a purificou apenas com o olhar e a fez se aproximar das suas origens, como Maria da Glória.

De fato isso é o que mais me encanta em José de Alencar, como ele é capaz de trazer críticas sociais, sem abandonar os princípios morais e patriarcais do seu tempo e, ainda sim, trazer a exaltação do amor idealizado e a busca pela salvação!

Lucíola é incrível! Me emocionou muito e me chocou o tanto que a realidade dela é a realidade de muitas mulheres hoje em dia! Obrigada por essa obra prima, José de Alencar!

Gislene.Batalha 22/01/2023

Lucíola
José de Alencar escreve um romance de uma cortesã e um homem comum. Ela tem dinheiro, ele não tem nada para oferecer, só seu amor.

Vania.Pereira 17/01/2023

Uma surpresa boa
Já li vários de José de Alencar. E resolvi agora ler Lucíola que revelou ser uma agradável surpresa. A leitura foi fluida, me prendi aos personagens. É uma história muito romântica o que é o reflexo da época, mas gostei muito.

Emily977 17/01/2023

Gosto de escrever resenhas mais elaboradas para que eu possa expor de maneira detalhada meus pensamentos e o que achei da leitura. Entretanto, esta resenha irá ser extremamente curta e de certa forma, dura, já que, o pensamento que predominou minha mente enquanto lia Lucíola foi: "eu não aguento mais".

Nunca havia lido um clássico brasileiro - confesso que minha experiência com literatura nacional é bem limitada - e está com certeza foi a pior obra que eu poderia ter, escolhido para embarcar neste novo gênero. Já li muitos clássicos, com autores de distintos países e com escritas que vão das mais complexas até às mais simples, mas nenhum livro antes lido foi tão difícil de ler e entender quanto este.

Tinha consciência de que a leitura seria mais complexa, já que não estou acostumada com tal narrativa e sabia que a obra não se tornaria uma das minhas favoritas, sendo eu uma leitora que costuma fugir de romances, mas não sabia o quão ruim seria minha experiência. Não quero passar a impressão de que não gostei do livro porque foi difícil de lê-lo, não mesmo, tendo em vista que estou acostumada com este cenário. E também, de forma alguma quero afirmar que o livro é ruim ou mal escrito, porque se eu o fizesse estaria mentindo, contudo, foi uma das piores experiências literárias que já tive o desprazer de passar.

Letícia 16/01/2023

Um clássico de um dos maiores da literatura brasileira
José de Alencar é conhecidíssimo, mas essa leitura me impactou muito, pois é completamente diferente de clássicos mais conhecidos dele como Iracema ou O Guarani, ele tem sim o tom conservador e moralista do autor, mas também apresenta um lado diferente e também mais sensível, que mostra que algumas variáveis condicionam a vida de pessoas pobre e não somente sua índole.
Admito que chorei lendo o final e fiquei triste porque a única solução possível para uma melhora da vida de Lúcia era o desprendimento da alma pura do corpo pecador.
É uma leitura que vale a pena, mas se você não gosta de clássicos é provável que a ache meio parada.
Eu adorei e senti cada pormenor da narrativa. Muito boa!

Sol 16/01/2023

Uma leitura para contemplar a literatura e suas palavras bem colocadas.
Uma história de sedução e amor.

Bela 16/01/2023

Amor comprado?
O romance entre um jovem do interior e uma prostituta orgulhosa. Ah sim, havia orgulho nela, também havia amor, embora Lúcia não demonstrasse, ele era encobrindo pelos seus caprichos. Não passava de uma moça que queria ser amada e um homem que queria amar.

Barbara1444 14/01/2023

Tocante!
José de Alencar me surpreendeu...leituras que fiz antes, com pressa e sem atenção, hoje as faço por prazer e assim elas me encantam , como este livro ...só conhecia Iracema, que também é lindo, mas Lucíola...me deixou muito encantada e comovida!!!

Rafael.Longo 06/01/2023

Lucíola é uma obra primorosa em cada página.
Lúcia é apaixonante, única e multi-facetada. O jeito que o relacionamento principal é abordado no livro é bem interessante, sendo claramente dividido em duas fases: uma, carnal; outra, espiritual.