História: Novas abordagens

História: Novas abordagens Jacques Le Goff
Pierre Nora




Resenhas - História - novas abordagens


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Clio0 23/06/2021

É um livro teórico. Se você não é da área, cuidado. Não há aqui estudos de caso, anedotas, narrativas, curiosidades - não é esse tipo de obra que permeia as estantes das livrarias com coisas do tipo "100 blá-blá-blá que nhém-nhém-nhém o Mundo".

Jacques Le Goff e Pierre Nora montaram uma coletânea de ensaios sobre a Escola dos Annales, proposta surgida no início do século XX que preconizava o uso de diferentes fontes historiográficas.

O que antes era calcado em História Econômica, História Bélica, Conquistas e, claro, análise Positivista, passou a ser enriquecido com novos temas como História Religiosa, Cultural, Cotidiana, da Arte, etc. Ou seja, o que se tornou uma fonte para os caça-níqueis de curiosidades supracitados é, na verdade, uma proposta séria, discutida intensamente nesses textos.

Quanto ao marxismo, ele era um tema polêmico. A maioria passou a repudiá-lo pois são extremos em suas propostas, com ele sendo uma escolha historiográfica baseada em política e coletividade-singularizada e a nova opção sendo, teoricamente, sem ação política e com coletividade anônima.

Embora não tenha sido planejado como uma introdução, a maioria dos historiadores toma contato com a obra já no primeiro ano. Assim, se ele faz parte da sua grade bibliográfica, melhor pegar as suas velhas apostilas e observar a diferença de formulação como método comparativo.

Não vai ser um serviço fácil, mas também não é impossível.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR