Cosmos e Transcendência Wolfgang Smith

Resenhas - Cosmos e Transcendência

Dalmo 22/11/2023

O resgate da fé e da verdade universal
A rejeição ao sagrado e a crença na superioridade da ciência sobre todas as outras formas de compreensão da realidade vêm relegando todos os valores e normas da cultura humana à esfera subjetiva - o homem se tornou a medida e o senhor de todas as coisas. O universo físico, composto por elementos sensoriais, passou a ser de domínio da mente (ou da função cerebral). A experiência do real se tornou secundária frente às abstrações transformadas em realidade concreta.

Neste livro, Wolfgang Smith, matemático, físico e filósofo da ciência, busca romper a barreira desta crença cientificista, demonstrando que ela está baseada não em legítimas descobertas, mas em pressupostos filosóficos ocultos que se revelam, em última análise, autocontraditórios. São teorias que têm, fundamentalmente, base apriorística, ou seja, são conceitos que independem da experiência ou da prática. Uma objetividade matematizada aliada a uma subjetividade ilusória.

Leia o restante da resenha em nosso blog.

site: https://www.redumbrella.com.br/noticia/cosmos-e-transcendencia-wolfgang-smith

Marcio 21/03/2023

Cosmos e Transcendência
"COMO ESTE LIVRO não poderia deixar mais claro, a Revolução Científica do século XVII proclamou o triunfo de uma determinada cosmovisão científica (racionalista, materialista), com sua epistemologia (o empirismo) e seus procedimentos (o ?método científico?)."

"Esqueceu a nossa civilização o que é o homem e a que se presta a vida humana; como observa Nasr, 'jamais foi tão escasso o conhecimento do homem, do anthropos'. Ao que se poderia acrescentar que, até onde se sabe, jamais uma cultura pregressa violou tantas normas naturais e estabelecidas por Deus."

Pedróviz 06/08/2022

Cosmos e Transcendência
Cosmos e Transcendência foi o meu segundo contato com Wolfgang Smith. Neste livro o autor analisa e refuta os pilares sustentadores do mundo moderno que preteriu Deus dando lugar à vaca sagrada da Ciência: o bifurcacionismo, a matematização do mundo físico e a pretensa cientifização do mundo não quantificável da psique, o cartesianismo, o evolucionismo, a doutrina freudiana e a doutrina junguiana. Um livro de fácil leitura, com ótimo conteúdo, dividido nos seguintes capítulos:
I - A ideia do universo físico
VI - A deificação do inconsciente
VII - O "progresso" em retrospecto

Recomendo!

Ivens 06/01/2022

Rompendo a barreira da crença cientificista
De fato, este é um ótimo subtítulo, para um trabalho que, em excelente abrangência, descreve os passos até a consolidação da compreensão humana de ciência, e mais além disso, a compreensão de mundo. Perspicazmente, se identificam as mazelas intelectuais frutos de ideias equivocadas doutros tempos, e é apontada a ceifa funesta das consequências. Cosmovisão é importante, e este mundo tem a sua, que muitas vezes é alicerçada sobre "é certo que não morrereis... Sereis como deuses." De modo muito feliz, Wolfgang Smith reflete sobre estes aspectos agregando uma reflexão, em geral, virtuosa sobre o tudo.