Dispersão & Indícios de Oiro

Dispersão & Indícios de Oiro Mário de Sá-Carneiro




Resenhas - Dispersão & Indícios de Oiro


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Paulo 27/05/2023

"Dispersão" é o único livro de poesia de Mário de Sá-Carneiro publicado em vida, o prosador e poeta-que-não-se-identificava-como-tal português cometeu suicídio aos vinte e cinco anos. "Indícios de Oiro" é, então, uma coletânea publicada postumamente cuja edição, ou pertencimento, Mário havia deixado a cargo de Fernando Pessoa, com quem trocava correspondência, mas por que Pessoa o publicou apenas 21 anos depois, não encontrei resposta. No entanto, alguns tantos poemas de Mário já haviam sido publicados, ainda vivo, na revista Orpheu, cuja curta existência de dois volumes junto com seus autores e editores teve grande influência no modernismo português.

"Dispersão", naturalmente, inicia essa publicação da editora Moinhos. Achei os primeiros poemas muito bonitos e pude identificar alguns temas, mas logo tive dificuldade na leitura e apreensão, porque eles, nenhum ainda com versos livres, todos calculados, simétricos e com rimas, se tornaram, o que não é surpresa, muito elaborados, primorosos e, claro, simbólicos. Mas a maioria deles trata de angústias, desesperanças, melancolias, de coisas que deixaram de ser e de coisas que nunca foram, aqui vale lembrar que Mário cometeu suicídio. Quanto a outros temas um que passa a impressão de estar aqui, mas por causa da primazia que mencionei não tive certeza se era isso, é uma espécie de se autovangloriar, de se dar características (e passados) de rei, de nobreza, de grandiosidade, de um ser elevado que até os sentimentos são ímpares no mundo.

Simples edição da Editora Moinhos que contém um prefácio interessante e parece ser uma das poucas publicações que une as duas coletâneas de Mário. Leitura em sua maior parte difícil, seria muito bom haver uma edição comentada como a maravilhosa publicação da Unicamp de 20 sonetos selecionados do Camões.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR