O Sonho dos Heróis

O Sonho dos Heróis Adolfo Bioy Casares

Resenhas - O sonho dos heróis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nanna 14/03/2024

Não esperava nada, mas gostei muito.
Eu peguei esse livro só pra cumprir a promessa de ler os não lidos da estante.
O título não me chamava muita atenção, mas eu gostava da capa. Resolvi ler.
Não é uma estória impressionante, mas confesso que não esperava gostar tanto quanto gostei.

A leitura eu achei bem gostosinha, tanto que o livro traz bastante referências regionais que eu não entendia nada mas, tu cata no contexto ou fica sem entender mesmo, mas não influencia tanto assim na leitura. O enredo principal independe dessas piadinhas.

A linguagem é fluída e capítulos são curtos, o que te instiga a continuar a leitura.
Da uma agonia com algumas das escolhas do personagem principal, pq ele fica tão focado no passado se ele tem um presente maravilhoso? Mas aí entendemos tudo no final com um plot que eu meio que não esperava. Imaginei até certo ponto, mas o final não passou pela minha cabeça.
Então, fica aí a recomendação dessa leitura que eu não esperava nada, mas me entregou um ótimo entretenimento.

Cristiane 09/01/2024

Cheguei a julgar prematuramente o livro como uma decepção, mas o final me deixou fascinada. Que trama bem construída! Agora entendo os elogios ao autor.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
Cansativo até quase no final... Mas bem escrito e vale a pena passar pelo tédio para chegar às últimas páginas.

elliot's tornados 03/10/2023

QUE LOUCURA, fiquei meio confuso com o plot twist desse livro, ele é bom no começo e um pouco pro meio, o resto a leitura fica meio cansativa

isabelhias 16/09/2023

Acredito que não é a leitura pra quem não gosta de realismo mágico, porque a construção dos personagens e o próprio final surpreendente são o retrato do gênero. Pra mim, que gosto, foi uma leitura deliciosa.

KelenDZ 22/07/2023

Não recomendo.
Não gostei da escrita, nem da história e nem do final. Li na força do ódio, quase abandonei...
Não é meu estilo.

Rafael1366 06/06/2023

O SONHO DOS HERÓIS
Ótimo livro, de uma história de vidas comuns, porém recheado de emoções diversas.
Hipocrisia, liberdade, raiva, traição, egoísmo, lealdade, imaturidade e acima de tudo cobiça, é alguns dos vários temas abordados nesta obra, onde o protagonista nega seu futuro e tenta perseguir o que de fato julga ser seu destino – um acontecimento passado.
A leitura é bem fluída, muito por conta de seus curtos capítulos, e a escrita do autor é ótima, as únicas dificuldades que encontrei foram em relação a referências muito regionais, mas nada que estrague a experiência. Os personagens são bons e bem construídos, e o livro ainda guarda um plot twist inesperado para as últimas páginas. Vale a leitura!
“O que é ruim não carece saber”
Jackeline53 06/06/2023minha estante
rip cavalinho ?

Julia 06/04/2023

Surpreendente
Apesar de ser um livro massante e com uma leitura complicada, vale a pena quando chegamos no final. Me surpreendeu e excedeu todas as minhas expectativas. Mas você precisa de um preparo pro começo/meio do livro.

Tatiane.Paolucci 15/03/2023

Uma história bem original, e cheia de reflexões
O livro é bom, a história prende até o fim com uma escrita bem envolvente.
Eu até podia dar umas 4 estrelas, mas na soma de tudo que gostei e desgostei, 3 estrelas é bem justo.
Os personagens me irritaram bastante, os homens são imaturos, eu nem diria que são machistas pois naquela época 1927 ~1930 era normal e até hoje ainda temos jovens com a mesma mentalidade, imaturos e egoístas.
A personagem mais interessante e p/ frente do seu tempo era a Clara, na minha opinião ela sim é a grande heroína.
O Valerga foi um grande bosta, petulante, e também penso assim como o Bruxo Taboata, Dr. de que? Desde o principio ele já me irritou e ficou claro que ele seria o grande "vilão", o idiota do Gauna o idolatrava sem motivo algum e acabou que se deu mau por isso, escolheu o herói errado.
Quanto aos outros amigos de Gauna, não consegui registrar muitas diferenças, o Larsen poderia ter sido mais amigo mas se omitiu o tempo todo, ou seja, foi amigo da onça, pelo menos de Gauna, eu sempre tive a impressão que ele também gostava de Clara, acho até que se tivesse uma continuação para esse livro ele ficaria com ela.

O homem que foi o verdadeiro herói sem dúvida foi o Bruxo Taboada, enquanto vivo foi ele quem salvava a vida de Gauna de um destino fracassado, porém com a morte dele, infelizmente o amor que Gauna sentia por Clara não foi o bastante para impedi-lo de fazer besteira e escolher o caminho errado. E chances de voltar atrás ele teve bastante. As vezes, penso que Clara podia ter evitado talvez se tivesse contado que ela era a verdadeira mascarada. Será? Ou ele não acreditaria?

O desdém do Gauna com o "Bruxo" é nítido, porém, naquela época era assim mesmo que os velhos sábios desprovidos de muito dinheiro e fama eram tratados, mas é visível o quanto o tal bruxo era muito mais conhecedor das verdades da vida.

Enfim, eu ainda estou amargurada e com raiva de Gauna, mais até do que do Valerga, pois foi Gauna quem procurou o seu final ridículo.

Mas a história em si é bem original, e cheia de reflexões.
Se for pensar bem atual pois o tempo todo nos deixamos influenciar pelos amigos errados e nos levamos para o mau caminho... Fica de aprendizado.

Elisasa 04/03/2023

Qual é o sonho dos heróis?
Vou confessar que demorei para terminar de ler, não é o gênero que gosto de ler e foi um tremendo desafio. Mas eu consegui.
Esse livro tem alguns poucos questionamentos interessantes, muitas vezes fiquei indignada com algumas coisas que acontecerem, mas no fim das contas dá para dizer que é um livro interesse.
Eu não recomendo para todos, eu mesma pensei em largar várias vezes, pois não é um livro fácil. Algumas vezes eu nem conseguia entender o que o personagem queria dizer, então se tornou chato e cansativo.

Giovana774 26/02/2023

Sobre destino!
Que viagem. não imaginava que esse livro me surpreenderia tanto, visto que as minhas expectativas não eram das mais animadoras. acabei devorando esse livro em único dia! me cativou a história de Gauna e Clara, e como o destino ao mesmo tempo que une acaba separando em uma única noite.

Luci 14/02/2023

Começo essa resenha declarando o quanto eu adoro livros de realismo mágico. De fato, quanto mais leio livros assim, mais percebo que é um dos meus tipos preferidos de gênero para ler. E a literatura latino-americana tem grandes representantes. Esse também é mais um livro em que a cidade (o país) é uma personagem protagonista na história, conseguia me sentir percorrendo as ruas da Argentina com Gauna, no carnaval ou não, em seus tantos trajetos.

Eu gostei da aura de misticismo da história, esse teor de magia e crenças que a envolvia. Pensei muitas coisas enquanto lia, mas concordo que a história também fez um bom retrato dos homens médios de sua época, tendo uma boa dose de machismo e misoginia nos personagens. Mas não penso que se tratam de traços escritos sem responsabilidade, pois como já deve se imaginar desde o inicio, o destino dele se confirma e não é dos mais favoráveis.

Gostei bastante do ritmo nas páginas finais e achei muito interessante o enredo. Passei raiva em vários momentos, principalmente devido às ações desprezíveis de alguns personagens, mas gostei de como tudo terminou e fez sentido para mim. Penso que é um livro que vale a pena de ser lido.

ElisaCazorla 04/02/2023

O pedágio aqui é caríssimo!!
São raros os livros que se desenrolam na última frase hehe e eu gosto muito disso. Mas, sinceramente, minha nota é 2,5 de 5.
Tudo aquilo de enrolação para 30 páginas interessantes??? Não sei se o preço valeu a pena. Consegui prever o que para outros leitores eram surpresas e o que fica é a Clara.
Mais uma mulher que se apaixona pelo homem que ela quer crer que é, mas na verdade é um canalha. Clara quer salvar a ideia do homem que não vale nada e que mereceu o destino que teve.

Dominique.Auler 15/01/2023

O sonho dos heróis é a sina de Emilio Gauna, sua busca por um ideal falho de masculinidade, coragem e aventura; representado pelo carnaval de 1927 que ele esqueceu e tenta recuperar.
Alardeado como exemplar de realismo mágico, deixa a parte mágica de lado pela maior parte da narrativa. Me parece que algumas voltas que a história dá, embora reforcem o estado do personagem, poderiam ser evitadas ou resumidas. A resolução certamente é a parte que faz a leitura ainda valer a pena.
Vale mencionar que o machismo dos personagens está realmente presente em todo o livro de forma muito marcada e revoltante, mas fica obvio que é sob um ponto de vista de condenação. Algo que o protagonista precisa aprender a reconhecer e evitar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6