O Sonho dos Heróis

Resenhas - O sonho dos heróis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nado 04/05/2020

Abra a mente
Para ler essa obra é preciso abrir a mente e se desfazer de alguns preconceitos literários que o leitor possa ter. Não é uma leitura fácil, mas nem por isso ruim. Gauna e Clara formam um casal imperfeito que se completam em suas adversidades. O destino deles se cumpre de uma maneira inesperada, mas ao mesmo tempo que estava prestes a acontecer. Achou confuso? Leia e se surpreenda.

leonardo camargo 21/04/2019

Um incômodo reflexivo.
Ao terminar a leitura, coloquei este livro ao lado de Lolita e A Velocidade da Luz, na minha estante mental. O porquê? Bem, estas três obras possuem uma característica em comum: o machismo nosso de cada dia. Personagens que sustentam práticas que, para alguns, se tornaram tóxicas e abusivas.

Em um primeiro momento, a premissa do livro não me pareceu interessante. Com o desenrolar do enredo, o mistério do carnaval – que deveria permear o livro todo – acaba perdendo força, até apontar como uma estrutura fantástica nas últimas páginas, o que potencializa o desfecho.

Na estrutura do romance, também é possível entender a razão pela qual o livro se encaixa como costumbrista, ou seja, uma interpretação literária com enfoque no cotidiano. Os personagens, cenários e modos de falar caracterizam a Buenos Aires de onde a trama se desenrola. Neste sentido, a revista da TAG auxilia com um mapa ilustrado dos lugares que aparecem na história.

Falando na revista, um texto presente nesta edição, intitulado "Violência, literatura e o papel da ficção", enriquece a discussão sobre o machismo na literatura. Até que ponto é necessário ler histórias machistas? É justo abandonar uma história por essa característica? Eu, como leitor de uma minoria LGBTQ+ e apreciador do feminismo, não me senti confortável em mergulhar na obra. Posso dizer que todos os personagens masculinos me incomodaram. Porém, acredito que a leitura é válida para nos fazer pensar na construção desses “valores”, para então podermos agir de forma mais atenta ao desconstruí-lo, entendendo a raiz do que hoje é, de fato, um problema.
Andre.Gondim 22/04/2019minha estante
Ótima resenha! O incômodo foi verdadeiro e evidente em mim. Apesar disso, ou também graças a isso, acho que engrancedi lendo esta obra

Giovana774 26/02/2023

Sobre destino!
Que viagem. não imaginava que esse livro me surpreenderia tanto, visto que as minhas expectativas não eram das mais animadoras. acabei devorando esse livro em único dia! me cativou a história de Gauna e Clara, e como o destino ao mesmo tempo que une acaba separando em uma única noite.

Thaise @realidadeliteral 16/03/2020

Livro injustiçado! Quem não gostou leu errado...
Comecei a ler “O Sonho dos Heróis” com as expectativas muito baixas devido às avaliações negativas referente ao livro no app da TAG. Pra quem não é assinante a @taglivros tem um app no qual os assinantes podem interagir, discutir e avaliar suas leituras dos livros enviados por eles.
Pois bem, e lá fui eu ser surpreendida novamente pela minha capacidade de ser do contra. Eu simplesmente amei esse livro, que só não foi 5 estrelas (nota máxima) porque tem o começo meio arrastado e não me prendeu de cara (mas dei 4,5 gente, então amei real).
No livro acompanhamos a história de Emílio Gauna, que no carnaval de 1927 ganha um bom dinheiro numa aposta de corridas de cavalos e decide gastar todo o dinheiro na farra com seus amigos. No último dia, regado a muito álcool ele encontra uma misteriosa mascarada que virá a se tornar uma obsessão em sua vida. Como se lembra pouco daquela noite ele vive intrigado, querendo descobrir o que realmente aconteceu naquela noite e quem era a misteriosa moça que dançou com ele no baile de máscaras. Nesse meio tempo, Gauna conhece Clara, filha de Taboada e os dois engatam um romance, porém Gauna não esquece sua obsessão, o que pode o levar por caminhos inesperados.
Gente do céu, quando li na revista da TAG, que aliás sempre me ajuda muito a compreender a leitura (valeu TAG) que Bioy era um dos grandes escritores do seu tempo e que teve seu brilho ofuscado por Borges, não tinha noção de como isso era fato. A escrita dele te envolve numa trama que parece inocente, mais do mesmo, uma historinha mais ou menos, quando de repente, do nada, você percebe que foi enganado e que nada era tão simples e supérfluo como parecia. Aquele final, MEL DELS, meu queixo não voltou pro lugar até agora, um dos melhores que já li.
Gente, agora vamos a uma questão que foi o motivo de muitas avaliações negativas a esse livro, nosso personagem, um jovem, homem, do início do século 20 é machista, mas vamos lá, era meio óbvio né? A literatura costuma ser um reflexo de uma época, e mesmo assim o próprio personagem se pega questionando o que lhe foi ensinado sobre como tratar uma mulher. E o fato de o personagem ser machista não quer dizer que o Autor é. Gente, então quer dizer que King é um espírito, um demônio? Que Nabukov é pedófilo, que Thomas Harris (que criou Hannibal) era psicopata? Sério leitores, melhorem, sejam mais questionadores, afinal a gente lê pra isso né?
Por último, vale ressaltar que no livro temos realismo fantástico puro e claroo, dos melhores, aquele bem sutil que você compra na hora e depois fala “pera, mas isso aqui não tem como...” ahaha como eu amo! Em suma, eu amei o livro e indico a todos que gostam de livros que surpreendem e que te tiram da zona de conforto de uma forma muito boa, mas leiam de mente aberta né, por favorzinho, vem com a tia Thaise que é sucesso!
Ruth Roland 16/03/2020minha estante
Kkkkkkkk concordo !

Thaise @realidadeliteral 16/03/2020minha estante
???

Ruth Roland 16/03/2020minha estante
Eu até abandonei na primeira leitura. Mas dei uma segunda chance e foi uma boa surpresa. Também gostei demais. E o final me surpreendeu. Ótimo livro sim. Que não gostou leu errado. Kkkkk

Thaise @realidadeliteral 16/03/2020minha estante
To falando! O começo é meio arrastado mas do meio pro final, socorro

Tatiane.Paolucci 17/02/2023minha estante
Ansiosa para ler agora, eu comprei tem uns meses, mas li outros na frente... agora que é Carnaval, tem super a ver. Vou ler !!!

Talita.Lobo 17/05/2021

De última hora.
O livro precisa ser colocado no seu tempo. A história se passa em um período histórico determinado (1927-1931). A mim foi muito difícil não cometer anacronismos. Gauna, personagem principal da obra, me incomodou muito durante a leitura. Sua maior ambição era não parecer covarde, mas sua personalidade foi marcada com traços de indiferenças e desdém muito exaltados.
O decorrer da obra me foi incômodo. Não consegui, ao menos racionalmente, compreender o personagem e onde ele queria chegar.
O grande ?boom? do livro acontece nas páginas finais. E é justamente o final que salva o livro todo. Não que os acontecimentos finais não fossem previsíveis, mas a forma como são descritos é muito boa. Ao final, muitas indagações são lançadas nas entrelinhas. A pergunta que me ecoa é: ?é possível fugir do destino??.

Uma história que fala de aventura, encontro e destino.

Gabriel 19/02/2022

Genial, que livro bem desenvolvido! O conceito de 'herói' é muito bem destrinchado por Bioy Casares. Um livro que fala sobre o mito e a cultura argentina entrelaçado pelas loucuras de uma epopeia carnavalesca e um toque fantástico. De bar em bar (a base de muito álcool) se faz uma aventura. Mas quando essa aventura é manchada na memória, o que sobra dela? Será que é válida? O quanto a visão de mundo contamina a suposta experiência do nosso 'herói'? As transformações por qual Gauna vai passando são bem-vindas e o diálogo com as discussões sobre machismo nos dias de hoje são pertinentes. É uma engrenagem difícil de mudar e Bioy Casares nos dá um ponto para refletir.

ElisaCazorla 04/02/2023

O pedágio aqui é caríssimo!!
São raros os livros que se desenrolam na última frase hehe e eu gosto muito disso. Mas, sinceramente, minha nota é 2,5 de 5.
Tudo aquilo de enrolação para 30 páginas interessantes??? Não sei se o preço valeu a pena. Consegui prever o que para outros leitores eram surpresas e o que fica é a Clara.
Mais uma mulher que se apaixona pelo homem que ela quer crer que é, mas na verdade é um canalha. Clara quer salvar a ideia do homem que não vale nada e que mereceu o destino que teve.

José Carlos 16/07/2020

Ótimo final!
Apesar da baixa avaliação geral, não se pode negar que o final é surpreendente!

Nanna 14/03/2024

Não esperava nada, mas gostei muito.
Eu peguei esse livro só pra cumprir a promessa de ler os não lidos da estante.
O título não me chamava muita atenção, mas eu gostava da capa. Resolvi ler.
Não é uma estória impressionante, mas confesso que não esperava gostar tanto quanto gostei.

A leitura eu achei bem gostosinha, tanto que o livro traz bastante referências regionais que eu não entendia nada mas, tu cata no contexto ou fica sem entender mesmo, mas não influencia tanto assim na leitura. O enredo principal independe dessas piadinhas.

A linguagem é fluída e capítulos são curtos, o que te instiga a continuar a leitura.
Da uma agonia com algumas das escolhas do personagem principal, pq ele fica tão focado no passado se ele tem um presente maravilhoso? Mas aí entendemos tudo no final com um plot que eu meio que não esperava. Imaginei até certo ponto, mas o final não passou pela minha cabeça.
Então, fica aí a recomendação dessa leitura que eu não esperava nada, mas me entregou um ótimo entretenimento.

Leticia Garozi 05/02/2021

O desfecho do livro é muito bom e inteligente, o que salva a leitura. No entanto demora muito para engatar e só a partir da metade começa a ficar mais interessante e é possível vislumbrar algum sentido no andamento da história

Luna.Favarini 12/08/2020

O sonho dos Heróis
A história se passa em Buenos Aires e tudo começa com uma aventura entre Gauna e os supostos amigos no carnaval de 27 regado a muito álcool e confusão. Nesse carnaval, financiado com o dinheiro ganho por Gauna em uma aposta de corrida de cavalos, ele conhece a mascarada. Ao longo de toda a trama Gauna tenta se lembrar e descobrir sobre os reais acontecimentos daquele carnaval. O que era verdade? O que era sonho? O que era invenção de sua mente? Reencontraria a
mascarada? Casares brinca com o tempo e o destino de forma fenomenal e, por isso, o final é surpreendente.

vizloop 08/01/2023

O destino pode ser mudado?
Não que a história foi surpreendente, porque, na verdade, é tudo muito previsível. Mas a forma como o livro nos insere no ambiente e nos faz sentir através das cenas é, sim, surpreendente.

O que falar de Clara? teve coragem de machucar Emílio porque sabia que era o necessário, e depois voltou para reconquistar-lo (mesmo que o livro diga que foi o contrário). Sim, é exposto diversos pontos machistas e misóginos por parte do Emílio, mas é a época, né? Sei la. Não me afastou do Gauna, que, para ser sincero, é tão imperfeito que me identifiquei com ele. E o Larsen? Tão simples e bom, a amizade dele com Emilio sempre tão pura.

É um livro sobre destino. Podemos fugir dele? Podemos mudar-lo? Ou, no fim, nossa intuição sempre nos levará a ele enquanto pensamos estar mudando-o? Emilio tinha uma vida boa, com a mulher amada, e, mesmo assim, trocou isso por uma noite que, distorcida pela amnésia, lhe prometia glória, e lhe entregou idiotices.

As vezes o que a gente quer sempre esteve conosco. Só não conseguimos enxergar.

Tati Vizú 17/08/2020

Surreal
Gostei da narrativa e do estilo de escrita. O enredo nos desperta a curiosidade sobre o que houve no carnaval de 1927.

Toni Nando 12/04/2019

Livro que precisa de releitura
É uma obra que explora bem as misérias humanas, fica evidente em Guana, as nossas fraquezas, machismos e leviandade.

Noi 18/07/2020

Vale a pena
O início da leitura é um tanto monótono mas a medida que a história vai avançando, vai ficando mais interessante e vale muito a pena insistir. O livro conta sobre o desejo de Gauna de lembrar os acontecimentos do carnaval de 1927 e reencontrar uma mascarada que o encantou. Um conselho: leia com a mente aberta e livre de preconceitos. Sem isso você não conseguirá terminar a leitura. Os mistérios que montam a história vão se revelando e se tornam surpreendentes. O livro também trás algumas reflexões interessantes e que ajudam a formar o quebra-cabeça da história. Gostei bastante e recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6