O cortiço

O cortiço Aluísio Azevedo

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Vicky.Schneider 08/02/2024

Então. Não levei duas horas pra ler... Fiquei um pouco decepcionada... Escolhi ler em quadrinhos pq sempre achei os clássicos meio chatos. Mas essa história ficou rasa demais, nessa versão.

Tayna 14/01/2024

O cortiço
Para quem tem dificuldades em ler clássicos, super indico essas HQ da principis, não sei se a história original está bem adaptada nessa Hq, pois no li o livro, maaas eu amei esse quadrinho e amei a história aqui representada.

É muito o retrato do nosso Brasil atual, é uma história atemporal e com tantos personagens ricos em personalidade que eu fiquei apaixonada!!

Essa coleção tem várias adaptações de clássicos e vale a pena conhecê-los.

S RAGS BLOODSCAR 01/01/2024

Uma Adaptação Convidativa
O Cortiço, obra magistral de Aluísio Azevedo, mergulha nas entranhas sociais do Rio de Janeiro do século XIX, revelando pobreza, corrupção, injustiça e traição. Com uma análise impiedosa, o autor desnuda a degradação humana em um cortiço, onde personagens como João Romão, Bertoleza e outros são submetidos à observação crítica do narrador.

A trama, inserida no contexto naturalista, destaca a animalização do ser humano, explorando influências do meio, raça e momento histórico. O cortiço, personagem por si só, cresce como uma entidade viva, refletindo a sociedade corrompida da época. A narrativa não apenas segue os preceitos do naturalismo, mas também oferece uma visão ficcional, porém realista, da sociedade brasileira do século XIX.

O autor, Aluísio Azevedo, transcendeu suas obras comerciais iniciais para criar romances "artísticos", como O Cortiço. Sua experiência como desenhista e caricaturista contribuiu para a minuciosa construção de personagens, revelando sua visão crítica da natureza humana. Engajado, Aluísio tornou-se abolicionista, defendendo a causa no jornal O Pensador.

O contexto histórico da obra reflete a consolidação do poder burguês, o crescimento do proletariado e as mudanças sociais do século XIX. O realismo e o naturalismo, inspirados por figuras como Eça de Queirós e Émile Zola, permeiam a escrita de Azevedo, abordando a pequenez humana, preconceitos e falhas morais.

Os personagens, como João Romão, Bertoleza e Rita Baiana, são peças cruciais nesse cenário, representando a luta pela sobrevivência e os conflitos sociais. O cortiço, enquanto cenário, personifica a degradação social, destacando a proximidade entre explorador e explorado.

A adaptação em quadrinhos, organizada por Franco de Rosa e ilustrada por Marcus Rosado, oferece uma nova perspectiva visual à obra. Com talento e competência, esses artistas complementam a narrativa original, proporcionando uma experiência enriquecedora.

O legado de Aluísio Azevedo vai além de suas obras literárias; sua atuação na diplomacia e sua habilidade como desenhista e caricaturista mostram sua versatilidade. Azevedo é reverenciado como pioneiro do naturalismo no Brasil, contribuindo para uma compreensão objetiva e crítica da sociedade.

Em suma, O Cortiço é mais do que um romance; é uma análise perspicaz das mazelas sociais, imortalizada pelas mãos talentosas de Aluísio Azevedo e, agora, reinterpretada de forma visual pelos artistas contemporâneos.

Andressa.Assis 26/11/2023

Ótima adaptação
Os quadrinhos são muito bem desenhados e a adaptação é resumida.
Essa adaptação é ótimo para quem gostaria de conhecer a história e os personagens sem precisar ler o livro. Ou até para quem leu O Cortiço e gostaria de vizualizar os personagens.
Gostei bastante da leitura, pois foi bem fluída.

Ana Morilho 18/11/2023

Muito legal
Bem legal, eu amo clássicos em quadrinhos.
Foi super barato e legal de ler, super super remendo.
É muito bem feito, super legal.
O ódio de não ter lido isso enquanto estaca estudando.
VALORIZEM A LITERATURA NACIONAL.

Beatriz3345 15/10/2023

Comprei em uma feira de livros que fui por um bom preço. Li em uma hora. É uma versão beeeeeeem resumida do livro original, mas gostei de poder ver os cenários. Mas uma coisa que me intrigou foi a alteração na aparência de alguns personagens. No livro são descritos de uma forma e na hq aparecem de outra. Mas no geral, eu gostei.

Anca 02/09/2023

Me deixou com gostinho de quero mais!
Eu gostei bastante do pouquinho do livro que essa hq mostrou. Com certeza eu irei comprar o livro para conhecer mais profundamente a historia!

Iza Santos 08/08/2023

Uma versão interessante dos clássicos para que a nova geração conheça.
Gostei muito mesmo achando bemmm resumido.

Fabianne 20/07/2023

Recordar é viver...kkkk tão 5ª série
Li esse livro na quinta série e tinha achado horrível. Não tinha maturidade literária para tal. Antes tivesse tido acesso a ela por um HQ e nesse momento lido a obra original.

A obra original, escrita por Aluísio de Azevedo, foi lançada em 1890 recebendo críticas positivas e negativas colocando a obra como exagerada e comercial. Se recebeu críticas negativas, por que esse livro se tornou um clássico odiado pelas crianças da quinta série?
Por que foi ousado, abordando temas que outros escritores evitavam, como por exemplo: pobreza, corrupção, injustiça e traição fazendo desta, a principal obra do naturalismo brasileiros.

O personagem principal desse romance parece ser o próprio cortiço. E então temos o João Romão. Que faz de tudo um pouco para ficar rico, explora os empregados, furta, e usa da ingenuidade de sua amante, Bertoleza, para trabalhar de segunda a segunda, sem descanso. Uma outra figura importante nessa trama é Miranda, que tem uma melhor condição financeira, fazendo com que João Romão trabalhe desesperadamente para enriquecer mais que seu oponente. Esse relacionamento só muda quando ele recebe o título de barão, sentindo se superior socialmente, tendo a impressão que venceu a guerra.
Essa obra traz muitos personagem e historias riquíssimas que se desenvolvem no cotidiano do cortiço. A apesar de ter sido escrita a mais de 100 anos, é uma história atual e analítica.

O quadrinho está extraordinário assim como o livro. E se você leu na quinta série e não gostou faça como eu. Vai de HQ, e mude sua opinião.

ratatoloui 29/05/2023

O Cortiço
Precisava ler pra escola, e eu vou adimitir que comprei essa HQ só porque tava bem baratinha e por pura preguiça de ler o livro. Porém a história me pareceu muito resumida, acho que pra conseguir entender melhor e quem sabe até gostar um pouco mais vou ter que ler o livro.

leeh! 16/05/2023

Trabalho escolar
História interessante e confusa ao mesmo tempo, creio que o livro original seja grande e essa por ser uma hq precise resumir os acontecimentos.
Mas por conter vários personagens e histórias, acaba confundindo o leitor pela rápida mudança com o passar das páginas

Inspirações Literárias 18/04/2023

Um bom resumo desse brasileirinho!
Um excelente compacto da história original.

O Cortiço um clássico da literatura brasileira que se reatualiza na sociedade contemporânea.

Carolina1264 18/03/2023

Emocionante
Eu não tenho muita opinião pra esse quadrinho, mas não podemos negar que de certa forma ele é emocionante, pelo fato da história de como era antigamente no Rio de Janeiro, e pelas mortes também, enfim dou três estrelas e meia?

Mari.Vasconcelos 05/03/2023

Trivial
Como já era esperado de uma edição assim se trata apenas do resumo da obra.
Da saga, livros que fui obrigada a ler na escola: vou ler uma edição integral e ver quais os sentimentos me causam.

Alice 23/02/2023

Eu nunca li a história original, mas acho que é um bom resumo do livro, os desenhos são bonitos, coloridos e ajudam a entender algumas palavras mais difíceis, não entendi muito algumas partes pq pareciam não estar "completas" mas acho que isso foi por ser a história mais resumida.

1 | 2 | 3 | 4