Minúscula Pulga

Minúscula Pulga Farrel Kautely

Resenhas - Minúscula Pulga

Vicky | @paposdavicky 15/07/2019

#VickyResenha | Além de uma ficção
Há dois meses o menino Pulga embarca no ônibus 3067 todos os dias e só sai na última parada. O motorista, Lúcio, está acostumado a expulsar as crianças que entram sem pagar passagem, pois acabam fazendo muita arruaça. Mas Pulga era diferente. Ele apenas entrava e ficava bem quietinho, comportado.

Após esse período de tempo (dois meses), Lúcio começa a notar o garoto e, de pouquinho a pouquinho, a desenvolver certa empatia por ele. Mas qual é a história de Pulga? Onde ele vive? Por que ele frequenta o ônibus de Lúcio todos os dias? O quão cinza é a vida do menino? Há muitos questionamentos que começam a assolar os pensamentos do motorista.

"Minúscula Pulga" retrata significantemente a agressividade das ruas, o desamparo, o lado sombrio do sexo e, através da visão de personagens como o Lúcio, o quanto a sociedade tarda a enxergar todos esses fatores. Ainda mais uma criança estando envolvida dentro de tudo isso...

O Pulga vive em uma zona tenebrosa da metrópole, na rua Strausz ou, ainda mais especificamente, num puteiro mesmo! Ele, assim como outras crianças e jovens retratados no livro, está abandonado por conta própria e sorte no mundo. Aí eu te pergunto: Isso é só ficção? Não. É claro que não.

Essa obra NÃO é sobre finais felizes. Traz com seriedade vários assuntos tensos, nada fáceis de serem acompanhados e possui certos gatilhos, como a violência e o estupro. Porém, retrata como a atitude de abrir os olhos e enxergar a realidade a nossa volta possa fazer parte do início da diferença. Assim como a atitude de ser notado por algumas pessoas/monstros também possa alterar uma vida de forma bruta e completamente negativa.

Admito que eu li "Minúscula Pulga" bem rapidinho. Contudo, durante a leitura fiz várias pausas para pensar e até respirar mais fundo! A história me tocou demais e a escrita do autor me transmitiu muita veracidade. Eu indico que todos leiam sem pressa, refletindo e verdadeiramente absorvendo os detalhes significativos que a história traz. Acreditem: isso é essencial!

Ig geek | @saladadehobbies

Zimmerer 31/12/2021

Fofo e pesado na mesma medida
Quem começa a ler esse livro incrível tem a sensação de que será um livrinho fofo com passagens lindas e belos ensinamentos... Bem, não estão errados, mas é melhor se preparar tbm para as cruezas e tristezas da vida que acompanham essa obra, o mundo não é um lugar legal e nem tudo é feito de arco-iris, por mais que personagens como o Pulga nos façam querer acreditar nisso.
A inocência maravilhosa desse personagem e a forma como ele lida com as fatalidades de um mundo horrível nos fazem repensar muita coisa.
A única tristeza na leitura é o gosto de quero mais que ela deixa!

Simone 27/07/2019

Uma trama instigante!
Trata-se de uma leitura rápida e com uma pitada de coração.

MINÚSCULA PULGA é uma trama recheada de sabores e dissabores, uma história aconchegante de se ler e que te traz para dentro do enredo. Eu senti muita pena de pulga, e refleti sobre tantos "pulgas" que existem por aí, sem ter a chance de apreciar um belo e límpido arco-íris. Gostei como a trama foi conduzida, levando esperança e alegria para um garoto que vive sobre um tom de cinza. Mas apesar de todos os prós, teve também os contras... Esses fincados no roteiro, que, a meu ver, deixou um vazio e falta de explicação... Não posso falar mais, pois soltarei spoilers. Os personagens secundários aparecem pouco, mas, de certa forma, dão um "que" especial na trama. O final me deixou um pouco perdida, guiando-me na dúvida se de fato termina daquela forma ou se teremos uma continuação. Só posso afirmar que apesar dos pesares, vale a pena leitura. O autor tem uma escrita deliciosa de se aventurar, e como eu já disse antes, é uma leitura muito rápida, ou seja, um bom entretenimento.

P.S.: Confira a resenha completa no link abaixo.

site: https://simonepesci.blogspot.com/2019/07/falando-em-minuscula-pulga-de-farrel.html

Aline Cristina Moreira 31/07/2019

Adorei!
A história desse livro é extremamente tocante e todos deveriam lê-lo! Nele conhecemos a história de Pulga, um menino que, infelizmente, assim como tantos outros, vive uma realidade de abandono e negligência e, na qual, para fugir de outras crianças que sempre tentam bater nele, passa o dia dentro de um ônibus; fazendo a mesma viagem incontáveis vezes, até que o dia termine e ele tenha que voltar para o lugar onde vive.
A questão é que, após algum tempo nessa rotina, o motorista do ônibus nota a presença constante de Pulga e fica intrigado com esse comportamento. Aos poucos ele se interessa cada vez mais pelo menino e decide ajudá-lo, o que simboliza uma guinada nos acontecimentos da vida de Pulga. Mas será que tudo vai correr como eles esperam?
Esse livro fala sobre a triste realidade em que muitas pessoas vivem e é age como um tapa na cara da sociedade. É uma boa forma de despertar nossa empatia e nos incentivar a agir em prol dos menos favorecidos.
Isso sem falar em como os personagens nos conquistam em meio a esse drama e ao mistério que encobre o passado de Pulga. Excelente livro e altamente recomendado!

Letes 10/12/2019

Na cidade de Bela Vértice, um menino com apelido de Pulga, mora no Bordel com as tias e Jonas. Todos os dias faz sua rotina de pegar o ônibus da primeira até a última parada. Após dois meses o menino sozinho faz sua rotina e neste dia em especial o motorista pergunta o que aquele menino faz todos os dias.

Ele procura todos os dias algo para comer e tenta evitar que a turma do Godoi veja ele na rua e o machuque.

O Vitor filho do Lúcio, não gosta da ideia de ver o pai e a mãe querer adotar o menino, a Isabela já considera com um irmão, idéia da adoção cresce a cada dia entre o casal e partir desse dia sua vida mudaria por completo.

Pulga tem um cachorro e amigo Pulguento, que salva a vida do menino e passa uns dias o fiel amigo pagou um preço muito alto.

Muitos mistérios para ser desvendados: Quem são pais do Pulga? Por que Lorena sumiu? ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
Opinião Letes:

Primeira vez que leio o autor e é uma leitura rápida e conta as aventuras do menino Pulga. Trás temas bem atuais do cotidiano.

Juliana 06/04/2022

Edição emocionante.
Impossível descrever minha emoção ao reler esta obra tão magnífica quanto trágica e revisitar a história do pequeno Pulga.
Esta edição, além de manter a qualidade do texto, conta com ilustrações que acrescentam peso à narrativa. É impossível conter as lágrimas e não se sentir afrontado diante de algumas imagens.
Minúscula Pulga é um livro inesquecível, um dos meus queridos, com um espaço inegociável no meu coração. Meu desejo é que todos possam ter a oportunidade de se emocionarem e de lamentarem sobre o desfecho, semelhante à realidade que ocorre diante de nossos olhos, mas que deliberadamente fazemos que não vemos.

Fran 30/06/2019

IG @rassumido
Pulga é um menino franzino que vive em um bordel, sendo "cuidado" por Jonas e pelas "tias". Ele passa o dia andando de ônibus: entra devagarzinho, senta em uma cadeira vazia e se aparece um passageiro ele levanta. (Tão educado e fofo, gente)
Dois meses fazendo isso e ele chama a atenção do motorista Lúcio, tanto pelos pequenos gestos gentis, como pelo tempo que ele gasta andando em seu ônibus. Para Lúcio é só mais um dia comum, mas para Pulguinha, é a forma que ele tem de sair do lado cinzento da cidade e conhecer novos lugares, descobrir novas cores e assistir a vida dos outros moradores.
Posso dizer que a paixão de Lúcio pelo garoto é imediata e em acordo com a esposa Carla, resolvem adota-lo. Quem ama a ideia, além de Pulga, é sua nova irmãzinha Isabela (filha do casal). A princípio, é Vítor quem não aceita (seu outro novo irmão), que está passando por um problema amoroso (na minha opinião, não é motivo para não simpatizar com o garoto sem ao menos conhecê-lo melhor).
Ai gente, sem palavras para descrever essa história. Me preparei muito psicologicamente para expressar o quão maravilhosa foi a experiência de conhecer o Pulguinha e o Lúcio, que tem um coração de ouro. A história flui com tanta facilidade que me senti uma parte dela. A escrita do autor é incrível, sem contar na diagramação do livro que é feita com tanto cuidado e carinho (Não são apenas letras e mais letras), tem toda uma mensagem a passar aos leitores. E o livro está na pré-venda no site da editora, vale muito a pena conhecer e se apaixonar pelo encanto desses personagens. Venha conhecer! Você não irá se arrepender, eu garanto.

Mandy do @blogsobrealeitura 13/07/2019

Instigante e emocionante
De seu passado, Pulga sabe bem pouco. O futuro para ele é mais que incerto. Tudo o que ele tem é o presente. Até que o destino o presenteia.
Minúscula Pulga foi mais um daqueles livros que optei por ler sem ver a sinopse, mas mesmo agora a lendo percebo que nada me prepararia para o que é realmente esse livro.
Nas primeiras páginas, achei que seria um simples livro de drama, daqueles que fazem a gente chorar e refletir por dias. E como eu estava enganada!
De fato, o livro possui bastante drama e é inevitável não se emocionar e se cativar com Pulga e sua inocência. Pulga é uma criança muito sofrida que passou por muitos momentos ruins e presenciou coisas que nenhuma criança deveria.
Mas todo mundo merece uma segunda chance, inclusive Pulguinha, que um belo dia é interrogado pelo motorista do ônibus que pega todos os dias para se distrair da vida dura que tem.
O motorista do ônibus vê que Pulguinha é especial e merece mais na vida que o pouco que ele tinha no momento: um cubículo para dormir em um prostíbulo e um cachorro de rua chamado Pulguento.
E é aí que tanto a esperança de Pulguinha, como a nossa, é renovada. Mas nem tudo são flores na vida do menino, e ele e o motorista ainda vão ter que enfrentar muitas barreiras para um final minimamente feliz.
E essa parte final que me deixou boquiaberta! O autor nos traz diversas reviravoltas, muita ação e um final de cair o queixo! No entanto, o final é aberto, me deixando com a pulga atrás da orelha (haha) de tanta curiosidade! Mas ao bater um papo com o autor, ele me informou que Pulguinha surgirá em outro livro. Mal posso esperar para acompanhar mais desse menino que me conquistou e que tenho certeza que vai conquistar vocês também!

Tathi (@Doidosporserieselivros) 24/07/2019

Ótimo
Pulga é só mais um menor abandonado em uma grande metrópole com 1% de chance de futuro ou menos, para passar os dias ele embarca religiosamente na lotação que Lúcio dirige.
A princípio o motorista sente se curioso em relação aquele menino, porém com o passar dos dias resolve se envolver e passa a conversar e indagar o moleque sobre sua família, ou responsáveis.
Entre comidas e algumas roupas doadas ao garoto, ele descobre que pulga não tem mãe e foi criado em um bordel, aparentemente acolhido pelo cafetão. ?? "Quando perguntou o que Pulga quer ser quando crescer, o garoto respondeu: ? Não sei. Tem gente que diz que não vou crescer mais." Lúcio decide levar Pulga para conhecer sua família, e internamente se convence de que é necessário descobrir o paradeiro da família original do menino, para que possa com a concordância de sua esposa adotá-lo pois com o passar dos dias se afeiçou a ele. ?? "Mas, se isso ou aquilo é pior, ou se existe alguém que esteja com uma vida mais na merda que a minha, não é motivo para que eu deixe de reclamar das desgraças que me aconteceram ou me acontecem." Acontece que por trás de pulga tem uma grande história, misteriosa e escabrosa, que realmente merece ser desvendada, e que vai arrepiar os cabelos do leitor.

Um livro sobre extrema pobreza, violência sexual, prostituição, adoção, e acima de tudo sobre amor e preconceitos.

Como os outros livros do autor, esta é uma obra incrível recheada da cruel realidade, mas que exibe a sensibilidade do coração de uma pessoa que se importa, e que não pode ver o mundo da forma e maneira que está sem se indignar e fazer algo sobre isso.

Indico esse livro para todos os tipos de leitores, especialmente os com senso crítico e que gostam que a leitura lhes acrescente algo

Cinde.Costa 16/09/2021

Apaixonante!
Lúcio é um motorista de ônibus e, diariamente, faz sua rota urbana sem grandes contratempos. Porém, um dia, observa um menino entrar no ônibus, caladinho, no primeiro horário da rota e só desembarcar no fim do dia. Todo dia. Por que o menino passa tanto tempo no ônibus sozinho, diariamente?

O menino solitário que Lúcio conhece é "Pulga". Ele passa o dia todo em seu ônibus, pois não tem para onde ir. Sensibilizado com sua história, Lucio vai ajudar no que pode, sendo o amigo que o menino de rua nunca teve.

Devo confessar que foi um privilégio conhecer essa história, pois o "Pulguinha" é uma criança como qualquer outra cheia de sonhos, desejos e medos, mas, que infelizmente, um conjunto de circunstâncias externas a ele - bem exploradas no livro - o fizeram viver em uma rua mal afamada, abrigado em um prostíbulo. Ocorre que o cafetão desse lugar assusta o menino, impelindo-o a buscar abrigo no ônibus que Lúcio dirige.

Ao mesmo tempo em que somos convidados a conhecer as ruas, pessoas hostis e hostilizadas, e os perrengues do Pulguinha, também conhecemos a face humana da solidariedade, da empatia e da perseverança. O autor nos choca com a realidade, mas é como se também dissesse: "nem tudo está perdido se formos empáticos uns com os outros". Mais do que casa e comida, Pulguinha precisa de alguém que o deixe ser criança por mais tempo. Lúcio terá que decidir, então, junto à sua família, como vai ajudar o menino a conquistar esse objetivo.

Essa história é narrada, majoritariamente, pelo Lúcio, em primeira pessoa. Nas sequências com o Pulguinha, quando ele está sozinho, existe um narrador. Essa alternância é bacana e ajuda a leitura a fluir bem. Além disso, é uma escolha inteligente pois nos sensibiliza mais, uma vez que o Pulguinha pode não entender toda a hostilidade que o cerca, mas a gente, quando lê, entende. Infelizmente.

Eu RECOMENDO essa história.