Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas Machado de Assis

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Katharina.Pedrosa 02/03/2024

Apesar de uma vida vazia, Brás Cubas tinha uma elevada autoestima.
Por ser uma adaptação, entendo que muita coisa ficou de fora. Mas, para mim, foi o suficiente para despertar a vontade de ler a obra. Principalmente pela sutileza na retratação da escravidão, cientificismo e positivismo da época.

Brás Cubas desfrutou de uma vida sem dificuldades, sendo agraciado com a melhor educação. No entanto, sua trajetória não resultou em nenhum legado. Ao narrar suas memórias postumamente, ele relata com sinceridade os diversos estágios de sua existência: infância, juventude, velhice e a inevitabilidade da morte. Ele não apenas descreve seus amores, suas perdas e suas realizações, mas também enfatiza os aspectos do que deixou de realizar. Em resumo, viveu mais de 60 anos sem construir nada que dê sentido à vida, como: família, carreira ou projeto pessoal. Por isso, diz que:

" Não alcancei a celebridade. Não conheci o casamento. Não padeci a morte de D. Plácida. Nem a semidemência do Quincas Borba. Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria".

Laura2117 12/02/2024

Super recomendo pra quem já assistiu o filme ou leu o livro original, é uma versão mais simplificada, que fica incrível com estes desenhos lindos.

Lyvia.Costa 07/01/2024

É... então
Sinto que perdi um pouco da familiaridade com a história pelo formato que adquiri (em quadrinhos), mas ainda assim apreciei o enredo, apesar deste se tornar meio confuso quando esboçado desta maneira (não sei se por erro na montagem da história ou por pura ignorância minha - provavelmente o último). Alguns personagens foram jogados sem informação alguma e somente depois que fui entender suas serventias para a história, mas, no total, foi um boa leitura. Me fez ansiar por ler a versão completa.

Manuu.Luchi 29/11/2023

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Li por causa da escola, mas achei a história rasa, com palavras complicadas e tudo muito corrido.
Sei que o vocabulário é mais antigo, mas isso atrapalhou a leitura. Sem contar que, em um quadrinho estava de manhã e ele entrava em um lugar, do nada no outro quadrinho, tinha passado um dia inteiro e ele já estava em outro lugar.
Realmente não é um tipo de livro para mim, mas isso não vai acabar muito cedo KKKKKKKK

Fabianne 16/07/2023

Estou viciada em quadrinhos
Machado de Assis começou a escrever esse romance em 1880 para uma revista brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro. A obra se tornou um clássico porque é audacioso com uma nova temática no cenário literário brasileiro, que foi recebido com desconfiança na época pois falava de um Rio de Janeiro com um certo pessimismo, ironia e indiferença fazendo que considerassem esse, um romance que iniciou o realismo na literatura nacional.

Ilustração maravilhosa, esse HQ é uma obra de arte, sem perder a essência do livro. Retrata a escravidão, as classes sociais, o cientificismo e o positivismo da época com mesmo louvor do livro.
Uma leitura divertida, fluida e reflexiva.
Você falou em quadrinhos????? Rsrsrsrs

Fabianne 16/07/2023minha estante
Antigamente....kkkkk era quadrinhos....desculpa aí. Kkkkk agora deveria falar HQ né?

Não... não é isso.!!! Rsrsrs

Henrique Sanches 16/07/2023minha estante
Eu tbm leio muito quadrinhos!!!!

Leya 07/07/2023

Adorei
Achei tudoooo voltar pra escrita incrível do Machado nessa versão em quadrinhos. Simplesmente incrível. Recomendo muito a leitura.

sofsversion 05/07/2023

Nunca achei q ia preferir amantes doq casados
No começo nn tava gostando mt nn, admito, mas dps foi ficando viciante e fui me interessando cada vez mais

jynzersos 18/06/2023

?Não alcancei a celebridade. Não conheci o casamento. Não padeci a morte de D. Plácida. Nem a semidemência do Quincas Borbas. Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.?

ljulliel 12/03/2023

Só entendi realmente os acontecimentos pois assisti ao filme antes, se eu fosse direto pros quadrinhos não entenderia nada.
Fiquei com dó do político. Esse autor gosta de escrever sobre traição né?
Jorgea 12/03/2023minha estante
machado adooooora uma pulada de cerca alheia

gabriela 01/01/2023

memórias póstumas versão quadrinhos
kkkkkkkk livro de escola né? seria bem mais legal se eu tivesse lido a versão que não é em quadrinhos

Laila 26/09/2022

HQ incrível baseada no romance emblemático que fez muita diferença na literatura do nosso país. Machado foi um grande autor, se não o maior autor de todos os tempos. Suas histórias sempre bem originais, novas e surpreendentes.

Calata 04/08/2022

" Não alcancei a celebridade, não conheci o casamento. Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria".
Foi o primeiro livro que eu li de Machado de Assis. E Necessito de mais. Agora entendo pq é um nome conhecido. Porém, ignorado por muitos , um grande inscritor brasileiro de 1839 - 1908. Com, romances, contos, poesia, pessas de teatro....etc. Há oportunidades e experiências que não devemos negar a nós mesmos, essa é uma delas. A leitura é numa linguagem no começo, complexa,palavras que não somos acostumados a usar, mas vc vai entendendo e amando.

Maria 03/08/2022

Essa adaptação para quadrinhos é maravilhosa, as imagens e os textos, ficou muito dinâmico dessa forma. A linguagem ficou mais fácil de ler. E com as imagens a interpretação fica sensacional.

1 | 2 | 3 | 4