Dora Fantasmagórica

Dora Fantasmagórica Abby Hanlon




Resenhas -


43 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Marina.Menchero 18/11/2023

Dora, Dora
Um livro muito giro! Esta miúda tem uma imaginação tão grande.
Algumas das brincadeiras deles me lembram das minhas em miúda. MM
comentários(0)comente



Davi.Paiva 23/04/2023

Bem interessante
Link Amazon: https://amzn.to/3LlwByg

Mais um livro lido graças ao meu planejamento de ler livros curtos nos finais de semana!

Ler um livro infantojuvenil é uma boa experiência para mim porque me coloca em contato com a minha criança interior (todo mundo tem uma. Quem disser que não estará mentindo) e me faz imaginar que tipo de pai eu seria ou que tipo de filhos eu criaria.

E lendo, percebo que Dora me faz lembrar de tempos mais simples ou de uma vida mais maluquinha, onde tudo é brincadeira e a imaginação é a pergunta e a resposta para muitas perguntas.

Fiquei surpreso com o tamanho do livro em termo de páginas. Mas para a minha sorte, as belas ilustrações justificam tal volume e a escrita me fez desejar que a obra tivesse umas 500 páginas que eu teria o mesmo prazer na leitura.

"Dora Fantasmagórica" é um livro bem interessante se você gosta de crianças serelepes com imaginação que beira ao non sense e ainda divertem por irritar coadjuvantes mais velhos/maduros.

Recomendo!
comentários(0)comente



Pandora 02/07/2022

A Dora também é conhecida como Espoleta, ela é a irmã mais nova de uma família composta por Pai, Mãe e três filhos, sendo duas meninas e um menino, ela é a menina mais nova. Encontrei a Dora dentro de um dia chuvoso, estava com vontade de ler, mas não queria ler nada pesado. Buscava algo leve, lúdico como literatura infantil e a encontrei no meio dos e-books do Kindle. Uma criança muito esperta, tem uma mente dinâmica e cheia de cheia de imaginação, quando ela se vê sozinha, não se faz de rogada e inventa mil e um amigos monstros com os quais interage e vive várias histórias.

Em "Dora Fantasmagórica" encontramos a Espoleta em meio a um período de férias escolares. Ela fica muito tempo em casa com o irmão e a irmã, mas os dois, mais velhos que ela, não tem a mínima vontade de incluí-la em suas brincadeiras então, para preencher a solidão existencial da irmã mais nova escanteada, ela inventa mil monstros para serem seus amigos e amigas imaginários e se mete em confusões dentro de casa.

"Falar sozinha? Não tenho ideia do que eles estão dizendo. Nunca falo SOZINHA. Falo com minha amiga Maíra. Ninguém consegue vê-la, só eu."
Aos meus olhos a Dora se tornou uma figura extremamente cândida e cativante. Ela está sozinha dentro de uma casa onde moram outras pessoas, mas não se abate, cria suas companhia e elabora com elas suas histórias. Ela não se deixa dobrar pelo desamparo e insiste em tentar cativar a atenção dos seus irmãos de um jeito ou de outro.

"Maíra é meu mostro favorito, mas na verdade minha casa está cheia deles."
Senti um estranhamento com a ausência de atenção e intervenção do pai e da mãe das crianças na forma como eles excluíam a irmão mais nova de suas brincadeiras. Essa é uma família onde os adultos cuidam das coisas dos adultos e as crianças se viram entre si o que não deixa de ser bem realista para boa parte das famílias. No fim, como boa irmã mais nova, a Espoleta tanto faz, tanto inventa que acaba conseguindo atrair a atenção de seus irmãos e ser incluída em suas brincadeiras ainda que através de uma ação que sinceramente... sem comentários.

A Abby Hanlon é uma professora aposentada americana, então ela transporta para o livro muito de sua experiência com crianças o que torna o livro cheio de dados de realidade, se romantização da infância, cativante, dinâmico, lúdico, bem escrito, nada didático, muito gostoso de ler. Inclusive, ele é cheio de ilustrações feitas pela própria autora.
comentários(0)comente



Morgana Gomes 16/02/2022

Dora
"Dora Fantasmagórica" é uma leitura rápida e até divertida se pensarmos no poder criativo e na imaginação da personagem principal, a Dora. Ela tem até uma amiga-monstra imaginária que a acompanha por todo lugar em suas aventuras e travessuras.

Na narrativa, Dora está sempre querendo brincar com o irmão e a irmã, mas fica escanteada (tadinha!), porque ninguém aguenta ela inventar e perguntar tanto. Está aqui um dos pontos que me deixou reflexiva. Dora só queria brincar, mas a própria família não sabe lidar com ela e usam de artifícios para mantê-la quieta.

Um outro ponto diz respeito a própria representação da amiga-monstra imaginária que, em alguns momentos, parece ser uma versão "sombria" da própria Dora. Ela apronta, mas não é levada a pensar sobre suas atitudes. Em seu mundo imaginário não existem limites e talvez ela use isso como um mecanismo de proteção/aceitação/atenção, uma vez que ela parece ser deixada de lado pela família.

Talvez eu tivesse outra interpretação da história se eu fosse da mesma idade da Dora.
comentários(0)comente



Le Mazur 15/01/2022

Dora e toda sua imaginação não despensa nem uma aventura! E que imaginação meus amigos, ela ousou até fingir de cadela em um dia de consulta médica com sua mãe.
comentários(0)comente



Beatriz3695 17/12/2021

Simplesmente um livro para deixar o coração quentinho, embora eu tenha sofrido com a forma que tratam a coitada :( kkajdksk
No geral, é um livro muito gostosinho, com todas os artificios da imaginação da Espoleta sz
comentários(0)comente



Dani 06/07/2021

Finória Merlo rocks!
Meu primeiro livro lido pra Joana
Um capítulo por dia antes de dormir.
Registrando aqui pra nunca mais esquecer!
comentários(0)comente



Jhen Manfre 05/06/2021

Crianças e sua mente criativa
Dora é uma menininha muito sapeca e super criativa então quando seus irmãos inventam uma história para assusta-la ela simplesmente cria brincadeiras e maneiras criativas para lidar com isso. Além de claro, muuuita imaginação.

Esse livro é muito fofo e a história é simples, mas nos deixa pensativa sobre algumas questões: até onde vai a imaginação das crianças? Como aumentar a conexão entre irmãos? Como utilizar dessa imaginação como algo "positivo" aos pais? E outros.

Deixem e apoiem a criatividade dos seus filhos e/ou alunos.
comentários(0)comente



Emi 21/01/2021

A-D-O-R-E-I!!
Melhor livro que já li to SEM palavras ? EU AMEI MUITO MESMO KKKKKKKKKKKKKKK super indico
comentários(0)comente



Cacau 06/12/2020

Imaginação!!
Que delícia ler uma historinha tão cheia de imaginação. Enquanto liamos, minha filha e eu dávamos muitas risadas da imaginação fértil da Dora!
comentários(0)comente



Telice 13/11/2020

Livro levinho que nos faz lembrar da infância. É ótimo para crianças pequenas iniciarem sua jornada nos livros!
comentários(0)comente



Evinha 12/10/2020

Dora Fantasmagórica || Abby Hanlon || Editora Rocco || 3?
.
.
.
Indicação para o dia da criança. Leiam para seus filhos e irmãos mais novos isso vai ajudar a formar os novos leitores do amanhã.
.
.
.
Dora é uma espoleta. Ela é divertida, inteligente, corajosa. Os irmãos mais velhos Violeta e Lucas acham que ela é bebê demais para brincar com eles e por isso ela faz as brincadeiras dela.
.
.
.
Esse livro é cheio de desenhos para ilustrar as fantasias da Dora, ela é uma graça, do tipo que dá até dó de deixar os irmãos tratarem ela assim. Mas a gente sabe que é só fase e no final da tudo certo entre os três. 
.
.
.
Feliz dia das Crianças!!! Artes de criança:
Um dia eu e minhas irmãs amarramos uma rede no guarda roupa e outra ponta na janela. Já sabem né? Minha irmã  (até então a mais nova) ficou presa lá. Kkkkkk
comentários(0)comente



Jacque Spotto 22/07/2020

Li para minha filha, e ela gostou muito pois a todo momento ela dizia que lembrava as mesmas atitudes dela.

É um livrinho bem interessante pois mostra como é a imaginação de uma criança e como às vezes nós não as entendemos.
comentários(0)comente



ntampinha 02/07/2020

Recomendo para leitura de pais&filhos
Achei a historinha fofa e divertida.
A linguagem é fácil e o livro tem ilustrações muito bacanas também, mas, sinceramente, recomendo que um adulto leia junto a criança, para poder conversar sobre a historinha e evitar aprendizados ruins.
Em alguns momentos a personagem se comporta mal, porém não é visto correção por parte dos pais (no sentido de ensinar algo positivo para o leitor mirim, sabe?), ela faz a malcriação e fica por isso mesmo, e uma criança lendo sozinha pode aderir aos maus exemplos (não é uma regra, mas acontece)... Acho que uma leitura conjunta e uma conversa bacana sobre o desenrolar da história pode acrescentar bastante para a criança, além da diversão.
No geral eu recomendo o livro, dará um ótimo entretenimento.
comentários(0)comente



43 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR