My Name Is Memory

My Name Is Memory Ann Brashares

Resenhas - My Name is Memory

Lela Tiemi 25/11/2011

"I have fallen in love, and she is the one who endures. I killed her once and died for her many times and I still have nothing to show for it. I always search for her; I always remember her. I carry the hope that someday she will remember me".

Sinopse: Desde o ano de 541 na África do Norte quando se encontraram pela primeira vez, Daniel passou séculos e séculos apaixonado pela mesma garota. Vida após vida, atravessando continentes e dinastias, ele e Sophia (apesar das mudanças de nome e forma) têm suas vidas cruzadas. E ele sempre se lembra de tudo. Daniel tem uma memória extraordinária, ele tem a capacidade de recordar todas as suas vidas passadas e reconhecer a alma daquele que lhe é previamente conhecido. É um dom e uma maldição.
Por todas as vezes que ele e Sophia se reencontram, eles também são dolorosamente, fatalmente, separados pelo destino. Um amor sempre muito curto.
Entrelaçado através do relacionamento entre Daniel e Sophia, a narração intercala entre os dias de hoje e os vislumbres da extensa história dos dois pelo tempo. Desde 541 até 1918 na Inglaterra, e 1972 na Virginia (EUA), as duas almas compartilham um longo e torturante caminho de busca um pelo outro, outra e outra vez. Mas quando a jovem Sophia (na vida atual, chamada Lucy), finalmente começa a despertar para o segredo de seu passado, buscando compreender a verdadeira força de toda sua atração pelo garoto estranho que parece carregar tanta tristeza no olhar, a misteriosa força que sempre os separam reaparece. Por fim, deverão desvendar o que está impedindo o amor, se esperam passar uma vida inteira finalmente juntos.
Uma mágica, comovente história de amor, "My name is memory" demonstra o poder e a resistência de uma união predestinada.

"It's hard enough to maintain your identity through a single life in a single body. Imagine dozens of lifes and dozens of bodies in dozens of places among dozens of families, futher complicated by dozens of deaths in between".

Antes de qualquer coisa, quero esclarecer que:
- A sinopse acima foi retirada do SKOOB, traduzida e um pouco modificada por mim.

Eu me apaixonei pelo livro. Esta foi a primeira vez que li uma obra de Ann Brashares e fiquei encantada. A autora narra de forma intensa e fascinante; cria personagens apaixonantes. E, me fez viajar no tempo junto com eles. Estas "viagens no tempo" são narradas em primeira pessoa pelo personagem, Daniel, como se ele estivesse realmente dividindo essas suas recordações com os leitores. Já o tempo presente a autora narra intercalando os pontos vistas entre os dois protagonistas.
Achei a história original, sem excesso de clichês, surpreende e em alguns pontos um tanto agoniante pelo destino trágico de desencontros entre Sophia e Daniel. Se o livro estivesse em português, eu o teria devorado, mas como o li em inglês - e, confesso, não achei o nível muito fácil - então demorei um pouco para finalizá-lo.
O tema reencarnação é abordado neste livro de forma mais profunda e, não superficial como nos livros que tenho lido e que não contavam as histórias de seus protagonistas em suas vidas passadas. Além disso, a autora se preocupa em explicar detalhes, perguntas como: "Se eles têm corpos diferentes, como Daniel a reconhece?", "Eles voltam sempre com a mesma idade?", "Eles se reencontram em todas as vidas?", e etc. Todas estas questões, entre outras, as autora vai explicando já que todas elas são relevantes à história. Contudo, independente de religião, devemos lembrar que esta é uma linda e emocionante história de amor e assim como lemos "Crepúsculo" sem acreditar que vampiros existem, podemos muito bem ler um livro sobre vidas passadas sem necessariamente acreditar em reencarnação (o que confesso não ser o meu caso!), apenas o considerando como mais um livro sobrenatural. Principalmente, por que vale a pena lê-lo!
Há diversos trechos do livro que reli inúmeras vezes por ser tão romântico! É de dar inveja como Sophia é amada de forma tão intensa. Independente da forma física em que se encontram, ou idade e circunstância, são suas almas afins e o amor maior que tudo! Ai, ai... *suspiros*. Com certeza, entrou para lista de livros favoritos!
E, o final, bem... me deixou desesperada por mais. Mas, é claro, o livro tem continuação, pois se trata de uma série! Então, só me resta esperar.

"You have been with me from the very first life. You are my first memory every time, the single thread in all of my lives. It's you who makes me a person."

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
Recentemente o tema reencarnação tem sido utilizado como enredo central de muitos livros do gênero YA. Posso citar alguns exemplos como a série Fallen e a obra The Eternal Ones lançada nos Estados Unidos em 2010. Como já afirmei anteriormente, sou grande pesquisadora do assunto e a tenho grande afinidade com o Espiritismo, portanto de minha parte jamais haverá preconceito em relação ao assunto.

A escritora Ann Brashares já possui grande credibilidade no universo dos livros para jovens. Ela é autora da série “A Irmandade das Calças Viajantes” que teve adaptação para o cinema, dividido em dois filmes. Existe, em sua narrativa, certo “q” de poesia e isso não só fascina como prende a atenção do leitor.

O Primeiro acerto do novo de livro de Brashares é o título. My Name is Memory, em português “Meu nome é Memória” é a síntese perfeita da história de Daniel, o protagonista. A estória de amor entre ele e Sophia é comovente e ao mesmo tempo realista. Apesar das incontáveis encarnações vividas, para Daniel, ela seria sempre Sophia.
Em sua encarnação atual ele é Daniel e ela é Lucy. Os dois se conhecem ao freqüentarem a mesma Escola. Apesar de existir certo interesse da parte de Lucy, Daniel se porta como uma pessoa extremamente reservada. Entretanto, no Baile de Formatura, os dois se beijam pela primeira vez. Lucy acaba se assustando com a intensidade de Daniel e ele se recrimina por não ter esperado mais.

O grande conflito entre ambos se baseia no fato de que a cada reencarnação, ao completar cinco anos de idade, Daniel é bombardeado pelas memórias das vidas anteriores. Porém Lucy/Sophie continua sempre intacta, como se ainda fosse sua primeira vida. Ela não carrega lembrança alguma de suas vidas anteriores e das incontáveis histórias que viveu com Daniel.

A narrativa é digna de Ann Brashares e nos encanta a cada página virada. Já faz um bom tempo desde a última vez que li um romance tão estimulante e emocionante. O amor de Daniel, o peso que carrega ao lembrar-se de tudo que fizera ou deixara de fazer em outras vidas, o tornam um homem taciturno, sério. Os capítulos são compartilhados, esporadicamente, entre os pontos de vista de Daniel e Lucy.

Meus momentos favoritos foram aqueles onde Daniel se perde em suas memórias, e narra ao leitor suas vidas anteriores. Talvez o único aspecto negativo da obra seja Lucy, devo dizer que fiquei um pouco irritada com a personagem. Não sou grande apreciadora de pessoas extremamente céticas e medrosas. Se o destino lhe oferece uma alma gêmea você corre para ele, e não dele. Entretanto, é uma opinião muito pessoal e é provável que outros leitores não se preocupem com isso.

O que mais me fascina, a cada vez que leio uma estória de tópico reencarnação, são as possibilidades que esta idéia trás. Para Daniel e Lucy existiram muitas, contudo, como toda estória de amor, há sempre um vilão e devo advertir que é um vilão mesmo, com V maiúsculo. E isto é tudo que direi sobre o assunto.

My name is Memory é o primeiro de uma série, o que me causa grande felicidade, já que o livro termina de uma forma que deixou meu coração doendo por uma semana inteira. Outra informação pertinente é que é provável uma adaptação do livro para o cinema.

O livro My name is Memory é sobre amar, amar novamente e mais uma vez, amar de todas as formas, desafiando as leis da física e do universo. E sempre a mesma pessoa. Daniel está em uma peregrinação milenar pelo coração de uma mulher. Porque afinal de contas, a cada encarnação a aparência física de ambos muda, o que não muda Caro Watson, é o coração, ah... Esse não muda mesmo. E não adianta tentar fugir de uma alma gêmea, porque você cai, e cai feio, o lado positivo é que ele está lá pra lhe segurar.

Assim acontece com Daniel e Lucy, e assim espero que aconteça comigo algum dia. Nossa. Como esse livro me deixou romântica...

5 Livrinhos!

Blog: Minha vida por um Livro
Teri 16/06/2012minha estante
kkkkkk oq me interessou foi a sua resenha...
ótima! =D