Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria

Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria Marco Severo

Resenhas - Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria

fev 14/05/2022

3,25

Infelizmente, para mim, esse não foi o melhor livro de contos de Marco Severo. Faltou algum tipo de tempero. É bem escrito, mas não muitos dos elementos que me conquistaram no outros livros de contos de livros dele que li.

Os meus contos preferidos foram:
- Voragem;
- O amor de Midas;
- Nadar na piscina das crianças;
- Bruto chão do querer;
- Nenhum solo a mais;
- Aprender a viver.

Oberdan 26/08/2021

Eu diria...
Diria que a cada página vc se envolve, vê que você estaria se identificando ou simplesmente reconhecendo alguém na mesma situação, contos para ser absorvido se deleitar e talvez se indignar por suas ações. Ler esse livro é se sentir envolto nos momentos.

Mia 09/03/2021

Razoável
Talvez a expectativa tenha sido muito alta, a leitura é fluida, mas senti certa imaturidade nela que acabou não agradando.

Jefferson Vianna 14/08/2020

Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria...
Admito: Fui atraído especialmente pelo título do livro. “Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria” é o terceiro livro do autor Marco Severo, um livro composto por 14 contos, todos escritos com muita sensibilidade, capazes de aguçar os nossos mais íntimos sentimentos. Muito me surpreendeu o domínio que o autor possui sobre as palavras, os textos são muito bem escritos e a sutileza da narrativa permitiu que eu “saboreasse” cada página, aos poucos, sem pressa. São histórias que falam sobre solidão, ausência, situações inacabadas, momentos vividos e não vividos, o que poderia ter sido, mas não foi... O livro também aborda temas como desilusão, esperança, força e fragilidade, mas, sobretudo fala do amor na sua máxima complexidade. Cada personagem, de cada conto, lida com a dor e com o amor de uma forma diferente e se expressam de modo distinto, alguns através das palavras ditas e não ditas, outros simplesmente falam através do silêncio, elemento presente nas entrelinhas deste livro tão especial. Dos 14 contos, os meus preferidos foram: “Voragem”, “Pássaro que sobrevoa a dor” e “Aprender a viver”, no entanto, todos os contos fluíram muito bem. Leitura super Recomendada.

Mônica 30/06/2020

Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria
Marco Severo é um autor brasileiro, formado em Letras-inglês pela Universidade Federal do Ceará e professor e orientador de alunos de Escrita Criativa. Seus contos já foram publicados no Brasil e no exterior.

Em "Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria" estão reunidos 14 contos sobre o amor. Mas não se engane achando que vai encontrar o amor meloso e romântico, mas sim um amor mais cru, mais duro.

Encontramos histórias de amores clandestinos, amores de descobertas, amores que fazem concessões, que aceitam o fim, que trazem a liberdade, que nunca foram dados, que desistem e que resistem a tudo.

As histórias são curtas, mas nem por isso menos densas, envolventes e impctantes. Marco Severo tem uma escrita belíssima e nos envolve desde as primeiras frases. Recomendo demais.

Seus livros podem ser adquiridos pela editora Moinhos ou com o próprio autor.

Tatitoth 14/04/2020

Contos
O livro é composto por 14 contos que tratam das mais diversas formas de amor ou da falta desse. Adorei e recomendo!

Ivandro Menezes 25/06/2019

O amor enquanto presença e necessidade
O mais recente livro de contos de Marco Severo destoa dos anteriores. Se ?Todo naufrágio é também um lugar de chegada? e ?Cada ausência é o retrato de uma solidão? são complementares, comungam do mesmo universo de tragédias, trangressões e perversidades, esse ?Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria? traz o amor em suas múltiplas versões (fraternal, erótico, platônico).

Não só isso. Temos a solidão e o vazio, obsessões do escritor, também presente nos livros anteriores, permeando as vidas dos personagens. Outro ponto de contato é a melancolia que parece percorrê-los, quase uma sombra imperceptível por trás do semblante, das falas e ações.

Outra novidade é a linguagem, mais lírica e enfeitada, repleta de firulas (no sentido usado por David Lodge em A arte da Ficção). Perde em ironia e ganha em leveza/sutileza.

Os contos de que mais gostei são os que de algum modo são mais cruéis, destaco Pássaro que sobrevoa a dor e Nenhum solo a mais. Contudo, há outros igualmente potentes e, ao mesmo tempo, delicados (como Na imensidão, a procura e Dia de jogo é todo dia).

Particularmente, demorei a me acostumar a linguagem e, por conseguinte, a associá-lo ao Marco dos dois livros anteriores (que tanto gosto). Depois que acostumei, tudo fluiu melhor.

Mais uma vez, Severo demonstra domínio da escrita e do projeto de literatura que pretende realizar.

Wal - Ig Amor pela Literatura 27/04/2019

Prosa poética que grita em nossas almas
Já havia lido dois livros do Marco Severo, mas esse título despertou em mim um interesse imenso, sempre gostei de títulos assim, sutilmente poéticos. Quando recebi o livro, deparei-me, na contracapa, com a opinião da “Inês Pedrosa” sobre a obra do autor. Para quem não sabe, a Inês escreveu “Fazes-me falta”, um dos livros mais lindos que já li e que se tornou inesquecível.

Comecei a leitura dos contos com a certeza que iria gostar, mas logo nas primeiras páginas fui surpreendida pela extrema qualidade narrativa que saltava de cada parágrafo. Gostei, sim, dos outros livros do autor, mas é impressionante como ele consegue se superar a cada novo título e esse traz um autor maduro, seguro do seu estilo, dono de uma capacidade de escrever uma prosa poética cheia de delicadeza, mas dona de uma ferocidade pulsante.

O livro fala do amor, em todas as suas formas e possibilidades, mas, quase sempre, fala de um sentimento dolorido, repleto de mágoa e carregado de uma impossibilidade que faz tudo se eternizar no que poderia ter sido – “Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria” – nada é fácil e simples nesses contos, em cada página deparamos com personagens que são postos à prova diante do amor ou da pessoa que deveria ser amada. Uma das cidades fictícias dos contos é chamada Henakandaya, fazendo alusão a uma espécie de cobra, talvez porque como a cobra, o amor seja bonito, mas também perigoso.

Emocionei-me com as quatorze histórias, mas confesso que chorei com uma. “A ambição que cabe em cada lugar” conta a história de um andarilho chamado Caramba e de um cachorro a quem ele deu o nome de Desencantado. A história mostra a força do amor incondicional do animal na vida daquele homem e de como o ser humano pode ser cruel diante da dor e do sofrimento de outro ser humano.

“Ao seu lado, o cão Desencantado, que de vez em quando olhava para ele como quem sabe que um olhar também é mão que acaricia.” ----- "Não deixava o cachorro passar fome. O que tivesse era antes do cachorro, depois dele. Não se destrata quem nos escolheu para amar, pensava”.

Redundante falar isso depois de tudo que escrevi, mas ainda assim o farei: Esse livro é muito especial, é raro.
Val | @livre_se_clube 29/04/2019minha estante
Quero muito ler!