Muito Além das Rosas

Muito Além das Rosas Camila Martins

Resenhas - Muito Além das Rosas

Rebeca 09/09/2021

Esse livro é um livro rápido de se ler e de fácil entendimento. (Ótimo para quem quer começar a ler distopia.)

O livro conta a história de Maria Rosa, uma camponesa de 20 anos que mora com a mãe (Rebeca) e seu irmãozinho (José).

Nesse universo os livros são raros e ninguém ousa escrever.

Certo dia indo ao centro da cidade, Maria Rosa vê um anúncio sobre um Reality de escrita, e foge de casa para participar.

Sobre o universo:
A América não é um continente, mas um país.

Os camponeses são a casta mais baixa, e devem servir os superiores. ( Assim Rebeca dizia a Maria Rosa.)

Deia tá lendo 26/03/2021

E se o futuro dos livros estivesse em sua alma?
Resenha completa no meu IG literário @abelha_de_girassol_leitora.?
Muito além das rosas é o primeiro volume de uma trilogia.
A leitura fluiu muito bem e a autora Camila soube deixar o leitor curioso e torcendo por Maria Rosa. A edição dos livros é linda tanto por dentro quanto por fora e além disso é limitada. Um universo distópico que você precisa conhecer.

Monica.Yoshiura 13/11/2020

Tocante e envolvente!
Quando Camila começou a escrever a trilogia Rosas da Alma pensei: " Caramba, uma distopia. Não é pra mim". Mas como tudo que a Camila escreve eu leio, lá fui eu... E quão grande foi minha surpresa quando me vi totalmente envolvida em sua narrativa impecável, com seus perssonagens fortes e fascinantes. Fui levada para uma viagem emocionante em um mundo futuro que após ter sofrido os efeitos de uma epidemia se encontra em uma sociedade desigual, os livros praticamente não existem mais, os menos favorecidos não tem acesso a educação. Maria Rosa aprende a ler e escrever e através de um concurso literário, se depara com a oportunidade de lutar pelos "seus", pelos livros, por um mundo mais digno. Muito Além das Rosas tocou minha alma através de cada personagem, de cada história de vida, decada tema abordado.
Camila.Martins 13/11/2020minha estante
Que lindo!! mto obrigada Mônica!!

Monica.Yoshiura 18/11/2020minha estante
Amo muito!!!

Graci (PelasPortasDaLeitura) 18/04/2019

#PelasPortasResenhando
#PelasPortasPrimeirasImpressões
Muito Além Das Rosas || Camila Martins @autoracamilamartins
?Oioi literários ?
Vocês já leram alguma distopia? Este é o meu primeiro! Confesso que no início fiquei apreensiva, com medo de não gostar do gênero. Mas a Camila sempre escreve boas estórias e nos prende demais (mesmo matando alguns personagens aqui e ali sempre, né dona Camila? rsrs). Muito Além Das Rosas nos faz refletir sobre muita coisa que realmente vivemos: diferença nas classes sociais, preconceito, homofobia, quem manda e desmanda nos menos favorecidos financeiramente, e o principal assunto da Trilogia: A EXTINÇÃO DOS LIVROS!
Já pararam para pensar se mandassem queimar todos os livros da face da terra? Não deixar nenhunzinho existir? E o pior, ainda fazerem um concurso para escritores no intuito apenas de chamar audiência para um mero programa de televisão, onde no fim, ninguém receberá nada produtivo, nem livros em troca. É com isso que lidamos nesse enredo!
Maria Rosa, uma menina dos campos, vê o anúncio e um programa de tv onde escritores do mundo todo poderão participar; sejam pessoas de alta ou baixa estirpe, comerciantes, e afins. Ela quer participar para poder tentar dar uma vida melhor a sua mãe e a seu irmãozinho, que é tão novo, mas tem de viver escondido pois pessoas como eles não podem ter mais de um filho. Em todos os momentos em que Rosa saiu de casa escondida e foi para a cidade grande tentar uma melhoria de vida para sua família, nós leitores ficamos apreensivos com o que pode acontecer a uma pobre menina dos campos. Mas ela vai se arriscar para atingir seu objetivo de chegar até ali.
O que nos acalma mais é que, ao entrar no programa ela faz boas amigas, Lilly e Avena. Duas garotas fortes e diferentes, assim como Rosita (como Lilly a chama), apesar de serem alvos fáceis de chacota por serem as menos favorecidas do programa, por Rosa ser negra e pobre, Avena ter a cabeça raspada e ser intimidadora, e Lilly filha de comerciantes (o que também é considerado de estirpe baixa, comparado a outros participantes).
Mas juntas elas são maravilhosos, escrevem seus textos como ninguém, textos verdadeiros e cheios de sentimentos.
A cada apresentação do programa, Maria Rosa descobre coisas ruins sobre o que fazem com o seu povo e logo vê a necessidade de alertá-los através de seus poemas lidos ao vivo, mas ela sabe que está se arriscando muito expondo tudo isso em uma rede de televisão.
Será que o plano de Rosa vai dar certo? De quem ela terá apoio nessa idéia? Ela voltará a encontrar sua família?
Este é o primeiro livro da Trilogia Rosas da Alma, e logo mais, trarei para vocês um pouco sobre o segundo A Essência das Rosas, onde saberemos mais sobre o que houve no decorrer do programa e se Rosa conseguirá atingir o seu objetivo!

Vicky | @paposdavicky 12/04/2019

#VickyResenha | Uma distopia de ouro
Hey, seres que romperiam barreiras pelos livros! O quão longe a paixão por eles te levaria? Para Maria Rosa, distâncias inimagináveis.

Em uma realidade futurística, o amor pela literatura tornou-se praticamente inexistente e uma inutilidade para a humanidade. Coisas como a moradia e alimentação """se tornaram prioridade"""... muitas aspas nisso, por favor. Agora podemos prosseguir... enquanto a educação foi esquecida.

Receba sempre foi uma mãe muito rígida e severa. Juntamente com a sua filha, Maria Rosa, trabalhou arduamente em todas as intempéries. Como legado a ela, buscou ensinar e transmitir o amor pela literatura. Só que isso apenas despertou no coração da jovem uma fogo que arderia em brasa a cada novo dia.

Em uma ida à cidade, ela vê em um televisor um comercial que anuncia um concurso literário, o "Rosas da Alma". Maria Rosa logo anseia participar e sente que essa é uma oportunidade de mudança de vida para a sua família. Uma esperança. E quando se trata dos livros, seus tesouros, Maria Rosa não pensa pequeno e não pestaneja em quebrar barreiras.

Essa distopia é perfeita para um leitor! Em um momento tão atual onde entra ano, sai ano e a tecnologia só avança, ficando cada vez mais moderna, facilitando, porém distanciando a sociedade, onde ficam os livros? Eles também podem estar sendo esquecidos? Talvez até na nossa geração isso já esteja acontecendo.

"Muito além das rosas" é o 1° livro de uma trilogia e traz críticas sociais e um mar de reflexões. Como distopia, trabalha o esquema de pirâmide de classes sociais: favorecendo a minoria e jogando as traças a maioria. A fórmula é simples: quem possui as verdinhas, detém o poder. Quem não possui, só resta servir e obedecer.

Na história, ler não é proibido, mas existem lados. Os que estão no topo e preferem viver com afinco a era digital, virando totalmente as costas para a leitura. E os que estão em baixo também podem, mas e o tempo? Não existe o suficiente.

Independente da classe, ambos optaram por ignorar a literatura, como se fosse uma perda de tempo. E por que o governo decidiu justamente cortar a educação? Ah, muito já dizia Gaston! Mas vamos só trocar MULHER por PESSOA: "Não é direito uma pessoa ler. Logo começa a ter ideias, a pensar."

Senti inicialmente um pouco do clima de competição de Jogos Vorazes (que eu amei), mas a obra é muito original e criativa. Os personagens se tornaram reais na minha cabeça e eu me envolvi completamente. Maria Rosa no começo é uma rosa murcha, mas a leitura vai avançando e ela vai encontrando a sua força.

Já me excedi na resenha! Haha. Mas já que eu ainda estou por aqui, vou colocar 3 acréscimos:

1) Vivi uma relação de amor e ódio pela Rebeca, a mãe da Rosa.
2) O sistema de "rejeitados" é uma desgraça, gente. Querem um exemplo? Você nasce com um problema de saúde, imediatamente você se torna um rejeitado. Wtf!
3)Os personagens secundários são incríveis! A autora conseguiu dar o holofone necessário para cada um, sem ignorar nenhuma história. A Lily é um exemplo de amizade e a Avena de força. Além do Zac que é maravilhoso.

Enfim, esse livro é uma distopia excelente, que me levou a sentir vários sentimentos diferentes. Ah, como eu estava sentindo falta de uma boa distopia! Essa história com certeza já está entre os melhores do ano até agora e já garantiu um espaço no meu coração.

Ig geek | @saladadehobbies