O mundo da escrita

Resenhas - O mundo da escrita

1 | 2 | 3 | 4

Giovana.kuns 10/02/2024

O que lemos?
Me falta palavras para descrever esse livro. Quando vi esse livro na biblioteca da minha escola, confesso que não me atraiu de primeira. Então em um momento de tédio, peguei emprestado para ler. Foi inevitável me apaixonar logo nas primeiras páginas.
Sempre fui uma criança muito curiosa, a todo momento eu quis ter respostas para minhas perguntas. E esse livro me deu respostas para perguntas que eu nem tinha.
Ler esse livro sendo uma leitora ávida, mudou totalmente minha visão sobre os livros que eu li e lerei.
Precisámos entender o que lemos, se não entendermos ou não buscamos entender, sempre seremos pessoas ignorantes com frases dispersas na cabeça.
Recomendo muito a leitura mesmo! É um ótimo livro para quem procura saber mais sobre o que le, e também sobre a histórias que levaram ao livro que lemos hoje.
(Demorei um pouco para terminar porque sempre que o autor citava um livro do qual eu não conhecia eu procurava pesquisar ou dependendo -como A ilíada e a odisseia- ler o livro.)

Daniel1503 05/02/2024

**O Mundo da Escrita**, de **Martin Puchner**, é uma obra que nos conduz por uma fascinante jornada através da história da civilização humana, explorando os caminhos pelos quais a escrita moldou reinos, livros sagrados e revoluções. O autor nos leva a refletir sobre como a escrita se entrelaça com a evolução da humanidade, indo além da mera história do livro ou da literatura.

O objetivo principal de Puchner não é traçar a história do livro, mas sim explorar a própria escrita. Ele desfaz a associação automática entre escrita, literatura e livros, destacando por exemplo que figuras como Sócrates, Buda, Jesus e Maomé deixaram ensinamentos profundos sem nunca terem escrito uma linha sequer. A invenção da escrita, vinculada à burocracia estatal, desempenhou um papel crucial na história da humanidade.

A escrita permitiu que o conhecimento e a memória fossem registrados e preservados. Ela criou a história, representando o pensamento e a linguagem humana por meio de símbolos. Desde pedras e papiros até papel, a escrita moldou sociedades e revolucionou a forma como as pessoas pensam.

Puchner não segue uma linearidade estrita. Ele explora histórias específicas relacionadas à escrita, como o hábito de Alexandre, o Grande, de manter uma cópia de *A Ilíada* sob o travesseiro. Homero moldou povos através dessa narrativa, que começou como oral e depois foi registrada por escrito. Essa conexão entre o passado e o presente é fascinante.

O autor defende que um texto deve permanecer relevante para conquistar seu espaço na história. Essa premissa é aplicável a obras universais e à literatura em geral.

Em resumo, *O Mundo da Escrita* é uma leitura essencial para quem deseja compreender como a escrita transformou a civilização.

ThAmis.Pinheiro 23/08/2023

Ótimo para quem gosta de História
O livro é interessante, embora eu tenha tido mais expectativas.
De toda forma vale a pena para quem gosta de História e é curioso, pois mostra a evolução da escrita desde os primórdios da vida humana. Como bem diz na capa do livro, é o Sapiens para os fanáticos por literatura.
Eu, particularmente, gostei mais da parte inicial do livro, que conta sobre a nossa ancestralidade e a relação com a arte de contar histórias.
AndrAa58 23/08/2023minha estante
Deve ser interessante

ThAmis.Pinheiro 23/08/2023minha estante
Sim! O autor vai desde a nossa ancestralidade até os dias atuais. Como eu gosto de História, gostei da leitura!

AndrAa58 23/08/2023minha estante
Obrigada pela dica

tabatatucat 04/08/2023

O início do livro é interessantíssimo, mas com o passar dos capítulos vai ficando um pouco maçante. Teriam pontos importantes que o autor poderia ter abordado, porém acabou deixando de lado.

Vanessa1073 18/06/2023

Com certeza é um livro que precisa ser lido. O autor faz uma viagem (física e literal) por regiões que foram importantes para o desenvolvimento e avanço da escrita/literatura.

Ao longo da leitura você vai percebendo como a escrita definiu as novas formas de sociedade e cultura humana.

Um detalhe em relação a essa obra é a necessidade de filtrar algumas passagens. Em alguns momentos fica muito ambíguo o que é verídico do que é opinião.

Adriana.Nicoletti 25/05/2023

Um livro perfeito para amantes de livros
Possui uma linguagem agradável e fluida. Permite pensar literatura de uma forma natural e emocionante.

13marcioricardo 03/05/2023

Bom, mas de critérios discutíveis.
Livro que se propõe a fazer uma história de como a literatura e, principalmente, a escrita evoluiu. Obra interessante, que começa muito bem, mas acaba perdendo fulgor.

Alguns capítulos me souberam muito bem, como aquele em que Alexandre, o Grande é retratado como um grande admirador de Homero e tem como grande inspiração para si mesmo o herói Aquiles. Ou o que conta a história de Cervantes, e de como ele se inspirou em suas próprias aventuras para seu monumento Dom Quixote.

Porém, me parece que o autor deu atenção a pessoas que, não vou dizer que não a mereçam, mas pelo menos em grau de importância numa história da escrita, não a têm. Decerto haveria outras mais influentes. Ainda assim é um livro que vale a pena.

Anna Paixão 17/03/2023

Deveria ter lido antes.
Deveria ter lido antes é a sensação que tenho. O livro me abriu novas possibilidades e interesses para pesquisas futuras sobre a escrita. Gosto como o autor faz essa revisitação desde os primórdios da história até os tempos atuais, e como ao longo da leitura vamos criando indagações sobre o caminho que a escrita/literatura vai adquirir no futuro.
Só não recomendo que seja feita a leitura de uma única vez como se fosse um romance.

Bia 03/03/2023

Um novo mundo se abriu
Se vc gosta de livros e quer ver o papel deles e da escrita ao longo dos séculos e em diversos contextos culturais, saiba que esse é um ótimo livro.
As ilustrações são riquíssimas e o autor vai a lugares conhecidos e outros nem tanto, fazendo uma bela viagem ?

Marilia Páginas e Letras 11/02/2023

Por que não li antes?
Obviamente, muita, muita, mas muita coisa ficou de fora desse panorama desenhado pelo autor (e está tudo bem). Mas o conhecimento de mundo, de arte, de história e a maneira como ele desenvolve essa linha do tempo é sensacional.
Vale cada linha, cada palavra, além de ser um livro extremamente fluido e gostoso de ler.

FláRocha 05/02/2023

Fascinante!
Este livro é deliciosamente fascinante. História e literatura se misturam de uma forma super envolvente. Recomendo fortemente para todos que amam livros e que acreditam que eles podem mudar o mundo. Este livro prova que podem mesmo.

Adriana1161 03/02/2023

De tudo um pouco
O livro é escrito em inglês mas o autor nasceu na Alemanha.
ë interessante, abrange os 4 mil anos da Escrita.
Fala como as línguas antigas persistiram, como novas tecnologias transformaram a literatura, a passagem da Literatura oral/escrita/registrada.
Fez pensar em muitas coisas relacionadas aos livros e à escrita em geral, tem alguns capítulos muito legais, porém, o autor deixa tranparecer falta de imparcialidade com relação a alguns acontecimentos históricos.
E também tudo isso é só a opinião dele, tendo deixado de lado alguns escritores e fatos importantes, sem avisar que estava fazendo isso.
Um bom apanhado geral, se conseguirmos separar a experiência pessoal do autor.
"O mundo da escrita está prestes a mudar mais uma vez"
Personagens: Gilgamesh/Assurbanipal/Genji /Dom Quixote/Goethe/Benjamim Franklin/Murasaki/Anna Akhmatova
Local: o mundo!
@driperini

Lívia Berci 29/01/2023

Livro com história, sem ser maçante
Gostei mto da narrativa contada por Martin Puchner. Achei que os relatos em 1a pessoa ajudaram com que haja uma maior leveza para falar de assuntos que às vezes podem ser mais cansativos, como é o caso de assuntos mais históricos. Descobri vários livros interessantes que não conhecia e foi mto bacana poder refletir sobre a forma de a literatura influenciar a sociedade com exemplos práticos. Por ser um livro mais longo, a sugestão é ler aos poucos pra poder curtir a obra e intercalar com outros livros da sua lista de leituras ?

esthe 04/12/2022

meu deus.
eu juro que eu não sei nem por onde começar. fiquei fascinada por esse livro desde quando vi o martin falando por uma hora seguida e concluí que ele era o homem mais inteligente do mundo. o livro só me confirmou isso.
sou suspeita pra falar porque aprendi MUITO com ele, mas esse livro é genial em todos os aspectos possíveis.
tem partes arrastadas e as vezes uma sobrecarga de informações (que foi o que, particularmente, me fez demorar tanto pra terminar a leitura) mas a combinação das imagens, com a história, a narrativa e a própria literatura é uma experiência única de aprendizado pra ser levada pra vida toda. todo mundo devia ter a oportunidade de conhecer a história da literatura assim.

1 | 2 | 3 | 4