Branco Letal J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - Branco Letal

Marlonbsan 29/12/2020

Branco Letal
Billy, um jovem com transtorno mental, aparece na agência do detetive particular Cormoran Strike e o procura para investigar um crime que ele pensa ter testemunhado quando criança, antes de ir mais a fundo na história, Billy foge. A agência é envolvida em outras investigações e isso os leva pelas ruas de Londres, interligando os fatos.

O livro é narrado em terceira pessoa e os capítulos focam em Strike ou Robin. A linguagem é simples e possui uma densidade considerável, muito pela quantidade de informações expostas.

O quarto livro dessa série é o mais complexo e mais denso de todos, não só pela trama e investigação em si, mas também pela vida pessoal de cada personagem principal, que possui grande destaque e muitas páginas dedicadas. A história é muito bem montada e a investigação conduzida de forma lenta, mas com uma progressão muito crível e real, o que já é característica dessa série.

Por conta de haver muitos personagens e uma interligação de acontecimentos bem grande, é fácil se perder em algumas explicações ou a leitura se tornar monótona. Alguns pontos se repetem muito ao longo de toda a série e nesse livro não foi diferente, mas creio que esteja ligado às características dos personagens e problemas corriqueiros e outros que poderiam ser resolvidos se eles perguntassem o que querem saber.

Há muitos personagens secundários interessantes com seu background bem rico, porém alguns nichos foram descartados de forma abrupta e sem muitas explicações sobre as consequências de suas ações e intenções. O foco, claro, é na investigação principal, mas há tanto aprofundamento em alguns personagens que parece que ficou faltando algo.

Fora isso, um livro muito bem montado e escrito, mostrando a capacidade de J. K. Rowling em escrever livros sóbrios e que possuem progressões bem definidas.

@tigloko 30/05/2022

Expectativa estava alta. Mas foi apenas um bom livro.
Nesse livro Strike recebe em seu escritório a visita de Billy, uma pessoa que está em um estado mental completamente alterado. Este anuncia que presenciou um assassinato em sua infância. Antes que Strike possa abordar melhor a história, Billy foge. A partir daí Strike e Robin começam a investigação, para saber mais sobre esse encontro misterioso. Em paralelo a isso, o Ministro da Cultura contrata Strike para descobrir quem o está chantageando sobre seu passado, em meio a organização dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Esse foi o livro mais arrastado da série, de longe. Mesmo que o crime em si seja bem elaborado e seu desfecho muito bom, o desenrolar não foi tão interessante. Não teve tantos acontecimentos para movimentar a história. Até mesmo para essa serie, que as coisas já são bem lentas, o desenvolvimento arrastado foi além.

E apesar de ter uma pequena evolução na relação de Strike e Robin, senti que poderia ter mais por ser o quarto volume. Quem sabe no próximo tenha um grande avanço. De qualquer forma são personagens que gosto muito de acompanhar, então por isso valeu a pena. Quero ler o próximo, mas a empolgação caiu alguns degraus.

Larissa @laridallabrida 29/03/2020

Eu amo essa série
O que falar do quarto livro da série do Detetive Strike? ??????????.
Maravilhoso!!!!
Essa série é extremamente intensa, viciante e cheia de reviravoltas.
Branco Letal é o maior livro da série publicado até o momento, um pouco mais de 600 páginas, mas que tudo flui extremamente bem.
Já tenho um carinho especial por Strike e Robin e ler mais sobre eles, as investigações e tudo o que os cercam é muito bom.
Com um mistério gigante, onde envolve diversos personagens, o quarto livro é o mais complexo.
Confesso que em alguns momentos me perdia nos suspeitos, mas logo peguei bem os nomes e tudo seguiu tranquilo.
Mais uma vez me vi cercada de ideias, palpites e de muita adrenalina. Uma obra incrível que eu li devagar para aproveitar cada capítulo.
Preciso que JK Rowling escreva o quinto livro o mais rápido possível ??.
Favoritei.
Ian @ianmoura_ 29/03/2020minha estante
O 5 sai em setembro lá fora, agora aqui no brasil eu não faço ideia. amo eles tbm, eles são maravilhosos.

Fernanda Szabo 19/05/2020minha estante
Uma série realmente incrível. Que venha o 5 logo.

Michel.sts 14/11/2021

Mais uma aventura de Cormoran Strike
Este é o 4° livro do detetive e acredito que o mais extenso de todos. Esperava mais da estória, o meio é monótono e arrastado, os personagens não se desenvolvem. E até mesmo o romance que desde o primeiro livro está implícito entre o detetive e sua assistente não se resolve, pelo contrário, fica mais distante que antes. O final foi um pouco previsível e sem muitas reviravoltas.

Porém, mesmo com todos esses pontos negativos é um bom livro, de leitura fácil e com uma trama interessante, vale a pena ler.

JuPenoni 25/04/2020

Eu realmente adorei esse livro. É o 4° das historias do Cormoran Strike. Considerava o livro anteiror o melhor da série, mas agora não sei... Ao contrário dos anteriores, esse livro não perde o fôlego, o tempo todo te convida a continuar a leitura.

Alessandro.Aguilera 28/07/2020

Uma história bem amarrada
O quarto livro da dupla Cormoran Strike e Robin Ellacott é o melhor da série. Um crime que ocorreu a mais de 20 anos se conectando com outro crime que acontece nos dias de hoje, levando a dupla de detetives aos seus limites para descobrirem o criminoso e continuarem vivos. A história pode parecer um pouco arrastada de vez em quando, mas Rowling, consegue amarrar todas as pontas e nos entregar uma história fascinante de uma história de mistério e assassinato que vai te prendendo página a página.

Luan 23/01/2020

Melhor da série até agora, Branco Letal só peca pela excesso.
Quarto livro da série do detetive Cormoran Strike, Branco Letal é também o maior até agora e que traz uma história mais marcante e instigante ao leitor. Pelo menos, para mim. Com essa história, JK Rowling, sob o pseudônimo de Robert Gailbraith, continua mostrando que consegue enveredar por outros gêneros, mas também deixa parecer que falta algo para consolida-la no suspense policial.

Em Branco Letal, Cormoran recebe a visita de Billy, um jovem emocionalmente perturbado, que alega ter visto uma criança ser assassinada na infância. Logo depois disso, ele foge. Mas as poucas palavras serviram para deixar o detetive interessado na história. E isso vai despertar nele um instinto que vai levar tanto ele quanto Robin, sua sócia, a uma grande investigação envolvendo a política britânica, naquele que considero o melhor caso da série até agora.

O livro tem suas qualidades. Mas também tem seus defeitos. E sobre eles quero falar basicamente sobre o tamanho da obra, a grande quantidade de páginas, que está diretamente ligada ao fato de que há uma gordura ali que poderia ser cortada. São páginas e páginas que deixam o leitor um pouco desinteressado da história e que quase nada acrescentam a ela. Isso ocorre basicamente nos momentos em que a autora narra a vida pessoal dos protagonistas, fugindo do foco que é o mistério. E isso aconteceu nos outros livros também.

Mas tirando isso, JK conseguiu construir uma história bastante precisa, que você não vai saber muito onde ela vai te levar. Dado o tempo que demorou para ser escrito e a distância entre o terceiro e o quarto livros, já era de se pensar que viria algo mais bem-acabado. No sentido do mistério, foi isso que aconteceu. São diversos casos que, aos poucos, se colidem e formam um complexo caso a ser desvendado – e que consegui desvendar pouco antes do fim graças a algumas pistas que a autora deixou pelo caminho.

É digna de respeito a profunda pesquisa que JK fez para chegar ao produto final. A trama aborda diversos assuntos, entre eles, o universo político e dos cavalos. Tudo isso deu muito certo. Eu gostei bastante do livro, mas ainda me parece que falta algo dentro dessa série mostre que a autora de Harry Potter também é uma reconhecida romancista policial. Com uma escrita de qualidade e muito bem-feita, o livro agrada o leitor que gosta dos protagonistas e que gosta de suspense, embora peque pelo excesso. E deixa frustrado aquele que gosta de colecionar suas séries, já que a edição gráfica mudou todo o padrão até então.
Aline.Moreira 23/01/2020minha estante
Eu adoro os livros do Detetive Cormoran, e até gosto quando a autora mostra a vida privada dos personagens (mas isso é gosto pessoal de cada leitor).

Luan 24/01/2020minha estante
Eu acho que ela peca um pouco pelo excesso

otxjunior 12/09/2020

Branco Letal, de Robert Galbraith
O primeiro ponto positivo de Branco Letal é poder marcar ao fim da leitura não um, mas dois livros como lido. Pois trechos de Rosmersholm de Henrik Ibsen abrem os quase setenta capítulos desta quarta aventura do detetive reformado Cormoran Strike e sua sócia recém-casada Robin Ellacott. Setenta capítulos distribuídos por mais de seiscentas páginas que alternam entre o caso policial e os relacionamentos pessoais entre as personagens. Aquele, nas palavras de J. K. Rowling (que escreve a série sob pseudônimo), desenvolve-se numa trama complexa e desafiadora, o que para mim torna tudo mais difícil de engolir mesmo; e estes, centrados nas tensões entre Strike e Robin, geradas por mal-entendidos que poderiam ter sido resolvidos se apenas os protagonistas se comunicassem. A semelhança aqui com um bom novelão não é mera coincidência, ainda quando entra em cena a fascinante e grávida Charlotte, ex do investigador.
Quase preterido mas não menos importante, o mistério mostra-se ambicioso ao abordar de maquinações políticas e luta de classes (e aqui é divertido distinguir a voz política da autora, que não é tímida nestas questões) a criação de cavalos e coleção de arte. É longo demais para um romance policial, o que é perceptível, por exemplo, quando alguém não mencionado há vinte capítulos é citado, o que explique talvez os nomes bizarros que Rowling dá aos seus personagens, como Kinvara ou Torquil! Mas que satisfaz numa solução tão sólida quanto o plano exageradamente elaborado do vilão (cuja identidade antecipei) permite. Diverte ainda ao trazer novas luzes a um velho clichê, no que se tornou talvez meu inevitável-momento-final-de-Robin-em-perigo favorito da série.
Assim como nos livros anteriores, aqui também percebo um anacronismo, por vezes charmoso e certamente inocente, nas técnicas de investigação utilizadas. Ficava esperando Robin apresentar um relatório datilografado a qualquer momento. Mas ela se transforma na irreconhecícel Superrobin com a adição de óculos sem grau e extrai confissões de desconhecidos; enquanto Strike tira teoria de cartolas... ou privadas, inexplicavelmente três banheiros são investigados ao todo.
Em suma, Branco Letal não difere da média mediana de seus antecessores (com uma leve vantagem para o segundo volume), assim como Rowling não se firma na literatura de gênero policial. O que não deve impedir a minha leitura da próxima entrada, que seguindo a série mais famosa da autora e para minha tristeza, promete ainda mais páginas. Fica a torcida para que a qualidade seja proporcional.

adenilza.rodrigues.5 06/03/2023

Que leitura incrível
Sou apaixonada por essa dupla de detetives. A cada novo livro, os amo mais um pouco.
Essa história é bem extensa porém, é muito maravilhosa.
Finalmente Robin se livrou do encosto daquele marido mala.
Cormoran continua teimoso e obstinado, em não se deixar envolver por sua assistente. Robin é uma mulher obstinada, inteligente, e com seu jeitinho consegue tudo o quer.

Carlos.Magnun 28/12/2023

Branco Letal
Quando li o primeiro livro da série, achei que pararia ali. Não me pegou tanto, porém resolvi forçar, e a cada livro, e esse é o quarto da série, as histórias melhoram muito. Esse é o meu favorito. Gostei demais.
Jane 57821 28/12/2023minha estante
Esse livro é incrível, e o próximo da série é ainda melhor!!!

Carlos.Magnun 28/12/2023minha estante
Bom saber disso. Muito obrigado

Hedivaldo 02/04/2021

Excelente
Branco Letal começa exatamente de onde paramos em Vocação para o Mal e os conflitos nas vidas de Strike e Robin. Um desvairado chama a atenção de Strike com um caso sem pé nem cabeça que acaba arrastando a dupla para um caso muito maior e mais complexo. Romances, riquezas de detalhes pautam o livro, trazendo em minha opinião a melhor história até o momento. Trama realmente complexa que se tivesse um tiquinho a mais de ação, seria perfeita!

isabel.oliveira.90226628 21/05/2020

Maravilhoso
Você não consegue parar de ler. Ansiosa para ler o próximo da série.

SteFranconere 03/04/2022

A dupla de milhões (de mistérios solucionados)
Essa série é sensacional, não há como negar o talento da "você sabe quem" em criar a melhor das narrativas (pena que no mundo real só saia merda da boca dela).
Comecei a leitura há umas semanas, demorando a entrar na história, mas o trabalho foi o culpado e não o início caótico do romance com o casamento já fadado ao fracasso entre Robin e Matthew.
O mistério foi tão grande que até às últimas páginas eu não sabia quem de fato era o culpado e o real motivo, e isso é tão bom.. ler quase 650 páginas sem pensar "que previsível"!
Cormoran Strike e Robin Ellacott são minha dupla favorita e, quem sabe no próximo livro que já fiz questão de comprar, eles finalmente enxerguem que são feitos um para o outro.
5 estrelas e favoritado, com certeza!

Tania_Lamara 24/07/2020

Surpreende
Que história rica. Uma investigação que hipnotiza de forma arrebatadora.
Aem dúvida, o melhor da série Cormoran Strike ?

MarcosQz 07/05/2020

Mais longo e mais cativante
Rowling, com o pseudônimo de Robert Galbraith, nos traz uma história longa e diferente. O livro pode ser considerado o melhor da saga até agora, mas Vocação Para o Mal ainda tem um cantinho especial para mim.
O livro poderia ter tido uma nota 5/5, mas achei algumas partes cansativas que poderiam ser amenizadas, mais curtas ou nem existir. Foi o livro que me deu mais raiva até agora do Mathew, que sempre achei um grande babaca e tá na hora de Cormoran e Robin se acertarem, na verdade já passou da hora.
De todos os livros esse foi o que minhas suspeitas logo de cara se concretizaram, tudo parecia falso demais entre alguns personagens, e esse livro também teve os personagens mais cativantes até agora, na minha opinião.
E também foi o livro que mais caminhou entre o romance.
Não é o melhor livro de detetive que já li até hoje, mas com certeza vale a pena e foi uma leitura agradável que devorei com felicidade.
O título também acho que poderia ser outro.