Apontamentos sobre a “Teoria do Autoritarismo”

Apontamentos sobre a “Teoria do Autoritarismo” Florestan Fernandes

Resenhas - APONTAMENTOS SOBRE A “TEORIA DO AUTORITARISMO”

Marcos Morcego 07/03/2024

Florestan, Estado e as revoluções
Uma das melhores obras do autor. Não resume seus trabalhos, mas consegue complementar suas discussões que aparecem em "o que é a revolução" e "poder e contrapoder na América Latina".
O objetivo é muito claro, discutir os limites da democracia burguesa e sua tendência nos países colonizados pela autocracia, que nos tempos de hoje forma um Estado violento e militarizado, de outro lado, nesses mesmos países a chance de construir a revolução, então ele apresenta todos os desafios que teremos que enfrentar!

Japa 24/07/2023

Maravilhoso. Extremamente atual.
Os dilemas do socialismo marxista. É nesse tema principalmente que Florestan se debruça nesse livro, escrito pra ser simples e compreensível também pra leigos ou iniciantes.

Apesar das poucas páginas, é um livro muito robusto. Incrível o poder de síntese do Florestan, que em cerca de uma centena de páginas conseguiu transmitir as principais ideias sobre a transição do modo de produção capitalista para o modo de produção comunista.

Muita genialidade, clareza nas palavras e nitidez na escrita e explicação. Alguns trechos são mais difíceis mas isso tem muito mais relação com conceitos do que com o modo da escrita do autor.

Além do texto em si, as notas de rodapé são também incríveis, com muitas indicações de leitura sobre temas que não teriam como ser delineados ao longo do livro por uma questão de tempo e propósito.

Não tenho nem como criticar, esse livro é um abraço.

Romeu Felix 06/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Apontamentos sobre a 'Teoria do Autoritarismo'" é uma obra póstuma de Florestan Fernandes, publicada em 2019, na qual o autor faz uma reflexão crítica sobre a teoria do autoritarismo, que se tornou predominante na década de 1960, especialmente nos Estados Unidos, para explicar os regimes políticos latino-americanos. O autor argumenta que essa teoria é insuficiente e simplista, pois não leva em conta a complexidade das sociedades latino-americanas, marcadas por contradições de classe e pela presença de uma grande massa de trabalhadores rurais e urbanos marginalizados. Florestan Fernandes propõe uma abordagem mais dialética e histórica, que leva em conta as lutas políticas e sociais que moldaram as sociedades latino-americanas e que podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Fichamento:

"Apontamentos sobre a 'Teoria do Autoritarismo'", de Florestan Fernandes, é uma obra póstuma que apresenta uma reflexão crítica sobre a teoria do autoritarismo, que se tornou predominante na década de 1960, especialmente nos Estados Unidos, como uma explicação para os regimes políticos latino-americanos. Para o autor, essa teoria é simplista e insuficiente, pois não leva em conta a complexidade das sociedades latino-americanas e suas contradições de classe.

O autor argumenta que a teoria do autoritarismo se concentra em uma análise superficial das instituições políticas e da cultura das sociedades latino-americanas, sem levar em conta as forças sociais e políticas que moldaram essas sociedades. Essa abordagem, segundo Florestan Fernandes, é inadequada para explicar a dinâmica social e política da América Latina, pois desconsidera as lutas e contradições de classe que caracterizam as sociedades da região.

Para o autor, é necessário adotar uma abordagem mais dialética e histórica, que leve em conta as lutas políticas e sociais que moldaram as sociedades latino-americanas. Isso implica em compreender as contradições internas das sociedades da região, marcadas pela presença de uma grande massa de trabalhadores rurais e urbanos marginalizados, que lutam por seus direitos e reivindicam uma maior participação política.

Florestan Fernandes propõe, assim, uma abordagem que vá além da análise das instituições políticas e da cultura das sociedades latino-americanas, e que leve em conta as contradições de classe e as lutas políticas e sociais que moldaram essas sociedades. Para o autor, essa abordagem pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e democrática na América Latina.

Em síntese, "Apontamentos sobre a 'Teoria do Autoritarismo'" é uma obra fundamental para compreender as limitações da teoria do autoritarismo como uma explicação para os regimes políticos latino-americanos, e para pensar alternativas mais adequadas para a construção de uma sociedade mais justa e democrática na região. A obra apresenta a perspectiva crítica e engajada de Florestan Fernandes, um dos mais importantes sociólogos brasileiros do século XX.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Luma.Pacheco 24/07/2022

Livrasso, li com a leitura dirigida da Sabrina Fernandes, fundamentes, e fez toda diferença? Lendo sozinha eu teria mais dificuldade, ela me elucidou muita coisa sobre a escrita genial de Florestan

Bruna.Bandeira 08/07/2022

Necessário!
Livro denso e que me fez sentir falta de muitas referências, mas extremamente bem escrito e com discussões indispensáveis para entender o contexto politico atual, inclusive!
Autor genial!

Gabriela - @livrosdegab 17/05/2022

Livro de Fevereiro do Fundamentes Ciclo
Esse foi o livro de fevereiro do @fundamentesciclo e posso dizer que foi o meu maior desafio literário concluído, desbancando Os Miseráveis. Mesmo com apenas 1/10 das páginas desse último.

O livro é uma junção de tudo que eu tenho dificuldade na vida de leitora: não tem ebook, não é ficção e tem muito fato histórico.
Ele surgiu a partir de notas de aula pro Departamento de Política da PUC-SP, daí já da pra imaginar que elas foram pensadas pra pessoas com uma base infinitamente maior que a minha (que é tipo zero kkkkk)

Acho que não entendi nem metade do que tava escrito mas segui tentando absorver o que pude.
Os vídeos de apoio e os comentários dos outros leitores foram fundamentais pra que eu insistisse na leitura. Muitos tiveram dificuldade e tanto Sabrina quanto @samuelsilvaborges50 disseram pra gente não se cobrar demais porque, de fato, o texto é complexo.

Mesmo que o aproveitamento não tenha sido tão bom, tô orgulhosa demais de ter concluído esse desafio e me sinto bem mais preparada para os próximos livros do ciclo!

tal 24/03/2022

leitura difícil, mas essencial
Não se deixe enganar por esse livro tão curtinho, que aparentemente da para ser estudado em uma ?sentada?. Esse livro do Florestan me deixou várias vezes com uma leve dor de cabeça e fazendo com que eu o lesse em voz alta, para que eu pudesse entendê-lo melhor.

Um livro muito completo que, apesar de ter sido ?escrito? no final dos anos 70, traz uma leitura bem atual do que estamos vivendo na política atual, tanto nacional quanto internacionalmente.

Uma obra prima que, sim, da muito ttrabalho de estudar, mas que te recompensa na mesma medida.

Márcio 24/03/2022

Não foi uma leitura fácil. O livro apensar de bem significativo é bastante denso e tive que ler aos poucos para compreender melhor.
Aborda temas importantes como lutas e forças sociais, capitalismo e sobre o movimento socialista.
A obra promove um debate crítico sobre as experiências socialistas reais e seus horizontes de ação e nos auxilia a pensar e criar formar de enfrentamentos sobre as condições que nos são impostas pelo capitalismo.
"A contrarrevolução tem ganho muitas batalhas. Porém, o povo brasileiro é o nosso parâmetro: com ele e através dele venceremos a contrarrevolução."

Thais 16/03/2022

Esclarecedor
Sinceramente, foi o livro mais difícil que li até agora. Porém, com todas as dificuldades, o livro é didático, até pela forma como ele surgiu. Depois que foi ficando mais familiar, que me senti minimamente com mais bagagem ou entendendo, não conseguia parar de pensar nele e em como queria lê-lo logo. Tal compreensão não só no decorrer da leitura, mas também pelos vídeos e lives do Fundamentes ?
Livro mega importante para nossa caminhada política. Leiam!

Geanne 10/03/2022

Reflexões importantíssimas
Para quem deseja se aprofundar em temas como forcas socias e lutas, capitalismo e movimento socialista, bem como revolucao proletária e compreender mais sobre o autoritarismo, esse autor é excelente, numa linguagem direta e profunda.

Gabi F. 04/03/2022

Livro bastante denso, mas significativo para compreensão também do momento atual. ?À medida que as classes possuidoras perdem suas tendências e disposições revolucionárias, o componente e as tendências autoritárias crescem não aritmeticamente, mas dialética mente (em proporções geométricas)?

Welma 04/03/2022

Florestan - sempre necessário!
O livro é fruto de anotações de aulas de Florestan Fernandes pra universidade. Isso torna a leitura um pouco difícil pra aquém não tem muitas leituras na temática, mas ainda assim vale a pena.
O autor analisa o autoritarismo e como o termo é visto pela democracia burguesa. Excelente!

Dandara 28/02/2022

Apontamentos sobre a Teoria do Autoritarismo
O livro é composto pelas anotações de aulas para um curso de graduação na PUC-SP ao final de 1977. O livro traz toda a problemática que nos permite começar a compreender a reprodução da dominação burguesa. A leitura dessa obra em meio ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia se torna ainda mais importante, pois permite a construção de um conhecimento amplo do que vem ocorrendo, impedindo que a gente acabe se deixando convencer pela dicotomia entre bom e mau defendida pela grande mídia.

Sidney 05/02/2022

Importante para a era da desinformação
Não é uma leitura fácil, são anotações de aulas então precisa ter bagagem na área, o que não tenho. Mas é interessante observar argumentos sólidos mostrando que o autoritarismo fascista ou imposto pelo capitalismo é totalmente diferente do que pretende o socialismo. Importante para essa era da desinformação.

Talvanes.Faustino 01/01/2022

Florestan mais que necessário
Florestan Fernandes é um presente. Neste livro, ele apresenta um conceito de autoritarismo, que destoa do senso comum.

Ele é maravilhoso, foi um verdadeiro achado preciso.