Apontamentos sobre a “Teoria do Autoritarismo”

Apontamentos sobre a “Teoria do Autoritarismo” Florestan Fernandes




Resenhas - APONTAMENTOS SOBRE A “TEORIA DO AUTORITARISMO”


19 encontrados | exibindo 16 a 19
1 | 2


Talvanes.Faustino 01/01/2022

Florestan mais que necessário
Florestan Fernandes é um presente. Neste livro, ele apresenta um conceito de autoritarismo, que destoa do senso comum.

Ele é maravilhoso, foi um verdadeiro achado preciso.
comentários(0)comente



Rebecca.Lucena 01/12/2021

Autoritarismo como estrutura da democracia burguesa
O autor vai fazer uma análise bem precisa sobre como no liberalismo e nos regimes fascistas e intolerantes do Estado burguês, o elemento autoritário opera como componente estrutural na preservação, fortalecimento e expansão de um “sistema democrático”.

E é nesse livro que Florestan vai enfrentar o debate da ditadura do proletariado. Ele vai enxergar como uma “democracia da maioria” e diferença principal do autoritarismo burguês.

E veja, ele vai falar sobre isso apesar dos equívocos históricos que marcaram a experiência soviética de transição ao socialismo. Ele faz isso, pois considera o socialismo a única via possível para um novo projeto de sociedade. Vale muito a leitura.

Porém, é um livro com muita informação e talvez seja difícil para iniciantes no assunto.
comentários(0)comente



Esther Zambotti 26/07/2020

Centenário de Florestan
No ano em que comemoramos o centenário de Florestan Fernandes, leio esta obra precisa sobre autoritarismo que parece ter sido escrita ontem. A obra é uma compilação de aulas que o professor ministrou para o curso de Ciência Política da PUC-SP. Nelas, ele analisa e compara as perspectivas de autoritarismo sobre os vieses vigentes na segunda metade do século XX. É uma ótima leitura para quem busca se aprofundar em análises de conjuntura e relações internacionais.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 16 a 19
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR