O oráculo da noite

Resenhas - O oráculo da noite

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fabio Henrique 05/01/2020

Sensacional
Orgulho ver que a ciência brasileira produz esse tipo de pesquisador.
Pri 20/03/2020minha estante
No caso desse pesquisador, não foi só a ciência brasileira!

Fabio Henrique 21/03/2020minha estante
Isso mesmo. Certamente uma referência internacional na área.

Isis 08/04/2021minha estante
Estou apaixonada por esse livro.

Dafne 06/08/2022

Ok, mas...
Tem bem mais história e menos ciência do que eu esperava. Talvez eu tivesse essa expectativa por causa do título, talvez porque vi o autor pela primeira vez em um workshop de neurociência. Acaba que a ciência ocupa alguns capítulos no meio, deixando o resto pra relatos históricos. Por isso, não me agradou muito, mas pode agradar a quem gosta dessa abordagem.
Alê | @alexandrejjr 14/09/2022minha estante
Poderia me tirar uma curiosidade, Dafne? Você é da área ou estuda neurociência?

Dafne 18/09/2022minha estante
Sou da área de neurociência sim. Mas estudo epilepsia, não sono.

Alê | @alexandrejjr 18/09/2022minha estante
Obrigado pelo retorno! Perguntei porque, ao ler o teu comentário, percebi que pra criticar a "falta" de ciência era preciso ter algum conhecimento prévio ou ser da área, algo que passaria batido a um leigo como eu, por exemplo.

Adriana 25/11/2019

Decepção
Joguei meu dinheiro no lixo com este livro !! Não é o que eu imaginava. Péssimo !
sergiogalvani 10/01/2020minha estante
O que você imaginava? Traduções exotéricas dos sonhos?

Ademir 07/09/2020minha estante
Por que?

João Pedro 20/03/2024

Lirismo científico dos sonhos
A leitura de "O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho" me impactou bastante e me dei conta de que ainda não tinha escrito nada sobre minha experiência. O livro, escrito pelo neurocientista Sidarta Ribeiro, é uma fabulosa viagem sobre o mundo dos sonhos.

Sidarta consegue, em uma linguagem acessível, falar sobre a ideia de sonho na ancestralidade, na história e na ciência, abordar detalhes sobre os processos biológico e químico que ocorrem durante o sono, traçar um espetacular panorama sobre sonho e loucura, dentre outros variados assuntos. Tudo isso de um jeito que soa como prosa e com uma sensibilidade tão peculiar que só os mais apaixonados pelo seu próprio objeto de estudo conseguem fazer.

Extremamente rica em conteúdo, é válido ter em mente o que já consta no título da obra: a HISTÓRIA e a CIÊNCIA do sonho. Embora alguns capítulos sejam bem históricos, outros são bastante científicos e técnicos, mas isso não desabona em nada a leitura se você estiver de mente aberta para a experiência. Além disso, Sidarta pontua as coisas de um modo tão bonito que, por vezes, me vi diante de um lirismo científico.

"Foi através das narrativas sobre o passado e o futuro que acumulamos e disseminamos a cultura humana, essa maravilha monstruosa em franca evolução, imensa força do saber que nos tirou das cavernas em poucos milhares de anos e ameaça nos levar a Marte sem que tenhamos ainda aprendido a habitar nosso planeta em paz." (p. 318)
Ana Sá 20/03/2024minha estante
João, está na minha lista faz tempo, agora você aumentou minha curiosidade! :)

João Pedro 21/03/2024minha estante
Aah, Ana, que bom saber disso! hehe Recomendo muitíssimo, é um mergulho em conhecimento.

AmandaRabelom 11/01/2023

O sapiens da neurociencia
Eu fiquei apaixonada no livro, o assunto é muito interessante e exposto de forma mistura de neurociencia com história, antropologia e outros assuntos. Eu adorei a exposição dos temas. Apesar disso, o livro não deixa de ser muito científico e talvez a leitura para pessoas muito leigas na neurociencia não seja uma leitura tão fluida. Mas recomendo para todos com interesse pelo assunto.
trix 11/01/2023minha estante
nossa, quero muito ler esse livro.

AmandaRabelom 14/01/2023minha estante
Vale a pena!

waltercruz 11/01/2020

O livro faz um retrato caleidoscópico do significado do sonho e do ato de sonhar para a humanidade, passeando por vários aspectos dentre os científicos: o evolutivo (porque a evolução tornou propício que animais sonhem? Quais as vantagens disso?), os psicológicos (sobre os significados pessoais dos sonhos, transtornos), a parte química e fisiológica (como nosso cérebro processa sonhos e aprendizado em geral), tudo isso entremeado com relatos de sonhos de diversas culturas (sonhos dos índios dos EUA e do Brasil), alguns sonhos históricos (Constantino e o seu famoso 'com esse sinal vencerás', entre outros) e passando também por um bocado da experiência em primeira pessoa do autor, tanto como sonhador como no papel de pesquisador e cientista. É um relato leve e instigante, o Sidarta é um grande contador de histórias, me lembra um pouco das coisas do Oliver Sachs. Recomendo.

Clarice.Cabral 18/02/2020

Excelente conteúdo!
É impressionante o conhecimento do Sidarta Ribeiro no assunto. O livro é um apanhado completo sobre como a ciência lida e entende o sono e os sonhos. Não é um livro pra leigos. Não sou especialista no assunto e, em alguns momentos, me perdi um pouco. Apesar disso, achei que leitura valeu. Tem muita informação interessante e curiosa. No final, mesmo não absorvendo tudo, o saldo foi positivo!

edu basílio 03/03/2020

ótima divulgação científica -- e fato raro: made in brazil !

independente das opiniões que todos nós, leitores, venhamos a ter sobre essa obra em si, acho que vale a pena abrir esta pequena resenha parabenizando o autor, pelo esmerado e bem sucedido trabalho de escrever um livro 100% nacional de divulgação científica para o público amplo, e a editora companhia das letras, pela iniciativa de publicação desta tão bem vinda obra e pelo cuidado no capricho da edição. em um país em que a produção e divulgação de ciência nunca foram adequadamente valorizadas (e que vive um momento em que esse desprezo alcança níveis desesperadores), o simples fato de deparar-me com "o oráculo da noite" já foi super refrescante.

o livro trata de sonhos. dito assim, poderíamos nos enveredar pela poesia, mas não: a proposta é analisar o fenômeno do sonhar literal, sob perspectivas diversas, dentre as quais poderíamos mencionar...
... a histórica (em que medida sonhos provavelmente moldaram eventos históricos importantes em civilizações diversas e intervieram na seleção natural, já que é possível atribuir-lhes vantagens adaptativas);
... a artística (como os sonhos de poetas e outros artistas serviram de substrato para epopeias e romances, quadros e esculturas, legando riqueza cultural para a posteridade);
... a psicológica (o que os sonhos podem revelar sobre sobre camadas profundas do nosso subconsciente enquanto dormimos e, assim, contribuir para a superação e a cura);
... a neurobiológica (que fenômenos biofísicos e eletroquímicos são conhecidos pela ciência atualmente em um cérebro enquanto sonha, e como esses eventos moleculares se correlacionam com patologias da mente)...
e seria possível alongar bastante essa lista, comentando de forma resumida mais e mais facetas do que os sonhos representam para a espécie humana. deixemos, todavia, a todos os leitores o prazer de descobrir isso por si mesmos no próprio livro.

em todo caso, acho imprescindível registrar que a leitura desta obra pluridisciplinar para mim foi uma experiência estimulante, informativa, repleta de aprendizados... uma experiência feliz, enfim! é muito raro (e talvez por isso, tão gratificante) encontrar livros de ciências de autoria de brasileiros, para o público não acadêmico. melhor ainda é quando, ao encontrar um, a obra é bem estruturada e deixa evidente que sua elaboração foi cuidadosa e bem documentada -- como é aqui o caso.

há inegavelmente algumas passagens em que o texto se torna um pouco "academicista" e ameaça perder o caráter lúdico essencial em obras de divulgação científica, dando lugar a trechos mais austeros... mas as coisas voltam aos trilhos! e que fique bem claro: isso não é nada que desmereça todo o resto de bom e de positivo que o livro tem. eu, aliás, também sou do meio acadêmico e sei o quanto nós, às vezes, na simples redação de um e-mail a um amigo, acabamos escrevendo como se fosse o abstract de uma publicação científica. são vícios do ofício (atire a primeira pedra...).

torçamos para que o autor, o neurocientista sidarta ribeiro, nos presenteie com outras obras do gênero, com qualidade equiparável, e que sirva de inspiração para mais compatriotas produzirem livros que tragam a biologia, a física, a economia e as mais variadas ciências a todos nós que não somos necessariamente especialistas :-)

Nina 31/05/2020

Entendendo os sonhos
Adoro ler livros que causam algum tipo de revolução em mim. ?O oráculo da noite - A história e a ciência do sonho? de Sidarta Ribeiro teve esse efeito. Ao ler o livro, percebi a essência que os sonhos têm na nossa vida. A partir de informações históricas, antropológicas, psicanalíticas e literárias, além das referências mais atualizadas da biologia molecular, da neurofisiologia e da medicina, o neurocientista ilustra uma escrita incrível, que nos faz viajar no tempo e pela mente humana.

Pequeno Johnny 17/04/2024

Rever o nosso modo de viver
Esse é um daqueles livros essenciais. Impossível não fazer paralelo com "A Queda do Céu" e a cultura yanomami. Mais do que um trabalho científico sobre o sonho e o modo de sonhar, como sonhar, esse livro é sobre rever o nosso modo de sonhar. Mais do que isso, rever o nosso modo de viver.

A leitura demorou. Foi um livro que precisei ler capítulo por capítulo. Digeri para continuar. Foi uma jornada intensa e que valeu a pena. Em determinadas partes, a leitura foi mais técnica e científica, mas é essencial que seja assim, para entendermos como funciona a nossa mente.

A mente é reflexo de como vivemos, de certa forma.

Saí dessa experiência mudado. Vou até pegar um caderno para anotar cada sonho meu. Espero conversar muito sobre tudo o que li.

Obrigado, Sidarta.

Tati- Leitora 16/06/2020

Apaixonada
O livro é muito bom o autor brasileiro traz vários relatos de sonhos que impactaram a história e ao mesmo tempo mostra pesquisas científicas relacionadas ao sono e sonho. Simplesmente amei!

VinAcius9 10/07/2020

Um livro completo sobre sonhos...
Sidarta Ribeiro mostra o que a ciência brasileira consegue produzir de melhor. Agregando diversas áreas do conhecimento desde da biologia até à literatura, da química aos conhecimentos tradicionais indígenas, da medicina, psicologia, psiquiatria á História. É um livro completo sobre diversos ângulos para compreender o que é o sonho! Sensacional!

CAMBARÃ 13/09/2020

O livro é um sonho sobre o sonho. É muito bom saber q aqui no Brasil tem pessoas como ele para um trabalho dessa qualidade

Paulo 22/09/2020

Uma viagem através do sono e dos sonhos
Trata de uma abordagem enciclopédica sobre o sono e os sonhos, repleto em citações tanto de histórias da importância do sonhos entre os ancestrais até as pesquisas mais recentes nesse campo.
Recomendo ler na cama antes de dormir ou logo após acordar. Me incentivou a adotar um ?sonhário?

Hugo.Lousada 22/09/2020

Maravilhoso
Nem tenho muito o que falar, o livro é magnífico. O Sidarta não é só um ótimo pesquisador, como eu já sabia pelos trabalhos dele, mas também um ótimo escritor. O jeito que ele monta um enredo envolvente ao mesmo tempo em que explica cientificamente sobre a arte de sonhar cerebralmente e culturalmente é incrível...
Recomendo às pessoas que gostam de ciência cerebral ou ciências humanas e históricas. O livro aborda todos esses assuntos como se fosse uma melodia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5