As Memórias de Underground

As Memórias de Underground Roger Scruton

Resenhas - As Memórias de Underground

Joana D'Arc 25/07/2022

Livro super interessante
"...lembrei a mim mesmo que estava sozinho, que cabia a mim salvar o que eu podia do mundinho que desabara à minha volta, e que recuar para o subterrâneo já não era um opção"

Esse leitura me impactou. A forma qur o autor narra a realidade vivida me levou a diversas reflexões sobre a humanidade.
De um modo geral, nos faz pensar sobre como temos vivido, ou melhor, se realmente estamos vivendo..

Renata Rezende 04/01/2022

Gostei bastante
O tema 'comunismo' me interessa muito. Achei o livro se equilibrando ali entre distopia e realidade. Tendendo mais à realidade, como a que se encontra no início de 'A Fome Vermelha', quando Stalin invade a Ucrânia e suprime a cultura, a academia, a filosofia e a própria língua ucraniana.

A história não mostra os horrores comunistas de perto, mas cita mortes aleatórias de dissidentes, perseguição e opressão pela privação da liberdade.

A mensagem mais bonita é sobre a força e importância dos livros na 'sobrevivência' da vida desses personagens.

Acho que é uma leitura obrigatória para quem curte ler sobre esse regime.

Diego 12/09/2020

Romance de Scruton
No início, me distraí um pouco com um estilo, talvez, pretensioso, tendendo, às vezes, ao clichê, que não sei se creditaria ao autor ou à tradução. Mas concedo o voto de confiança ao tradutor. O tema é interessante e a evolução me prendeu. Algo como uma distopia com esperança, em parte por ser narrado na forma retroativa... Muito bom o livro. (Por fim, confesso que não tive paciência para ler todo o posfácio. Só dei uma olhada ‘na diagonal’...)

Sam 16/10/2019

George Orwell sem excessos
O título resume a minha ideia.