Em carne viva

Em carne viva Jacqueline Woodson

Resenhas - Red at the Bone

Marcos.Alexandre 20/02/2022

Melhor de 2022 até agora.
A vida é feita de ciclos e de escolhas e consequências. Esse livro é cheio de escolhas e consequências. Me deixou bastante reflexivo.

Sofia 04/02/2022

Quando eu estava grávida de quatro meses, não tinha ideia de que no fim da gravidez tinha a maternidade.
Nessa história, vamos conhecer duas famílias negras de Nova York que tem as suas vidas entrelaçadas quando os filhos, Iris e Aubrey, acabam engravidando na adolescência. Iris vem de uma família com boas condições financeiras. Sobreviventes da tragédia de Tulsa, em 1921, eles aprenderem a guardar o dinheiro de uma forma segura, deixando a salvo de geração em geração. Já Aubrey é um menino que vive só com a mãe, em um apartamento simples.

Os adolescentes se conhecem e no fogo da paixão e dos hormônios, acabam engravidando de Melody. Porém, Iris sente uma enorme dificuldade de se conectar com a menina e a única coisa que ela quer é deixar tudo aquilo para trás e viver a sua vida na faculdade. E é o que acaba acontecendo.

Contando a história pelo olhar de vários personagens, a autora nos conduz para dentro dessas famílias, nos mostrando passado, presente e futuro e levantando várias questões como maternidade, classes sociais, racismo e sexualidade. Tudo de uma maneira muito fluída e incrível.

No final, ficamos com o coração apertado e com a curiosidade do que vai acontecer com essas personagens. Um livro verdadeiro, sincero e, ao mesmo tempo, muito poético. Amei conhecer a escrita da Jacqueline e já quero ler os outros livros da autora.

Luiz Leitor 12/08/2023

Mommy issues & mudanças
Eu amo quando são mostrados os diversos pontos de vistas dos personagens principais vindo deles mesmos, e aqui é assim, misturando flashbacks, presente e futuro, não deixando explícito logo de cara quem está falando no capítulo, o que as vezes me deixou confuso e me fez pensar, a magia desse livro. Muito interessante como a autora consegue mesclar assuntos raciais sérios dos Estados Unidos com as relações familiares e a falta de relação também. Não tinha conhecimento sobre o Massacre de Tulsa e fiquei chocado com esse extermínio racista, assustador, impressionante os efeitos dele na história do livro, mesmo gerações depois. A forma que a sexualidade dos personagens foi trabalhada foi inesperada e ótima, me deixou vidrado. O livro aborda muito bem as consequências das decisões de todos, especialmente da Iris, mas mostrando as diversas perspectivas, nunca demonizando as escolhas dela, mas sim mostrando a realidade da família toda com o distanciamento escolhido.

gabi 28/05/2021

Um retrato de gerações
O livro narra a história de duas famílias e suas vidas através de gerações. Gostei muito da escrita da autora, porém o livro é tão pequeno, que não tive tempo de me conectar com os personagens, queria muito que fosse mais longo :(

Rennata Everton 27/07/2023

Nuances das relações geracionais
É uma obra emocionalmente potente, e de narrativa fluida e instigante. São capítulos curtos recheados de voz/experiências de uma mesma família e suas bagagens históricas e emocionais sendo passada de geração para geração, com sua singularidade explícita.

A consciência de pertencimento de cada personagem em relação a sua própria história/geração, e a forma autêntica do qual nos é revelado as nuances que os unem ou diferem dentro desse processo.

Deixa claro o quanto somos afetados por nossas histórias ou a falta de conhecimento sobre ela, o quanto os traumas passados nos atingem em níveis diferentes, o quanto dá voz e ter conhecimento sobre nossos ancestrais é importante, pra uma vida autêntica.

Uma obra gigantesca, escrita lindamente em poucas páginas.

lubento 06/05/2022

Um livro sobre relações familiares
Uma belíssima história sobre relações familiares e mulheres fortes, que mostra diferentes perspectivas das relações interpessoais a cada capítulo narrado por uma personagem diferente.

Jacqueline Woodson é maravilhosa ao mergulhar nas sutilezas e incoerências dos sentimentos humanos, mostrando essa família preta alicerçada nas mulheres que se reinventam na busca por viver segundo seus próprios sentimentos e princípios.

A maternidade é o fio condutor da narrativa e se mostra muito mais complexa que o discurso de amor materno incondicional qur sempre vinculam a ela.

Gabi Sagaz 27/12/2022

Tocante
Tenho um lance com a maternidade, um lance diferente. E esse livro, a bissexualidade, a maternidade tem algo no modo que narra a relação dessa família que toca a gente.

Stefânea 27/07/2023

Indicações da Pam não funcionam comigo
Ou eu acabava esse livro ou a narrativa dele acabava comigo. Achei um grandíssimo saco, a narrativa não linear é confusa e os personagens são rasos e com motivações fracas ou meio burros. O livro trata de diversos temas, realmente, mas não senti que se aprofundou em nada do que se propôs. Foram só informações sendo jogadas a toa na minha cara. Fiquei dias presa num livro tão curto pra terminar detestando, é isso.

Ana Lícia - @livroedelirio 20/07/2022

acabei de finalizar esse livro e ainda estou meio atordoada em relação a história, estou tentando ao máximo digerir tudo o que eu li.

sinto que não aproveitei o livro 100%, isso por conta das referências estadunidenses que estão presentes aqui, uma cultura que não tenho familiaridade. há gírias e interligações com eventos reais que aconteceram, e ao mesmo que achei interessante ler sobre esses episódios, em certos momentos também fiquei bastante confusa.

esse livro apresenta uma saga familiar, contando a história de filhos, netos e bisnetos e a trajetória de cada um na realidade estadunidense. encontramos assuntos como maternidade, racismo, identidade, classe e desejo sexual. além disso, o livro cita eventos marcantes para o EUA, como o 11 de Setembro (foi o segundo livro sobre o assunto que li e achei extremamente interessante) e o massacre de Tulsa.

Em carne viva foi um livro com altos e baixos. me emocionei e fiquei surpresa em inúmeras passagens na mesma medida em que também fiquei confusa. entretanto, o que não pude deixar de sentir foi a importância da escrita da Jacqueline Woodson e o impacto da sua mensagem e história.

com certeza é um livro que precisarei reler.
Ana Lícia - @livroedelirio 20/07/2022minha estante
recomendo essa resenha completíssima: https://www.youtube.com/watch?v=bireFYUx2Fc

Let Carvalho 01/09/2022

Senti um mundo de emoções com esse livro. Acho que a narrativa é muito sobre como as escolhas da Íris refletem no sofrimento e na dor de todos os outros personagens, mas é também sobre como a Íris se sente ao se priorizar.

Nay__ 05/02/2022

Eu quis desistir na metade, mas como a leitura é rápida, o livro é curto, continuei. Consegui ter fluidez nas últimas 40 páginas. Acho que ter muitas referências a uma cultura que eu conheço quase nada me afastou no começo, demorei pra me acostumar com o início de cada capítulo, sem saber quem era o narrador. As gírias se perdem na tradução, ficam duras...

Acho que no fundo, o conteúdo é riquíssimo, fala desde o massacre de Tulsa até a queda das torres gêmeas, cita autoras feministas, artistas, músicas, teatro, organizações... Mas eu que não soube aproveitar :/

anne 13/05/2024

Achei bem cativante, me fez entrar em reflexões, em algum momento desliguei o Kindle pq me deu até um certa dor.
Meu único ponto negativo é a narrativa um pouco confusa, que acabou ficando maçante.

surrando 04/04/2024

Muito confuso mas eu releria
Peguei na biblioteca, e foi uma descoberta pq nunca tinha visto ninguem falar nada sobre ele, mas eh uma historia sobre causa e consequencias que ações levam a ctiação de novas situações sejam elas boas ou nao.

eu nao sou adepta a livros com uma linguagem diferente pq eu nao sou de ir atras, gosto do basicozinho achei no começo bem confusa a troca de personagens e o final tbm mas sei la leiam e tirem as proprias conclusoes!!