Em carne viva

Em carne viva Jacqueline Woodson

Resenhas - Red at the Bone

Marcos.Alexandre 20/02/2022

Melhor de 2022 até agora.
A vida é feita de ciclos e de escolhas e consequências. Esse livro é cheio de escolhas e consequências. Me deixou bastante reflexivo.

Sofia 04/02/2022

Quando eu estava grávida de quatro meses, não tinha ideia de que no fim da gravidez tinha a maternidade.
Nessa história, vamos conhecer duas famílias negras de Nova York que tem as suas vidas entrelaçadas quando os filhos, Iris e Aubrey, acabam engravidando na adolescência. Iris vem de uma família com boas condições financeiras. Sobreviventes da tragédia de Tulsa, em 1921, eles aprenderem a guardar o dinheiro de uma forma segura, deixando a salvo de geração em geração. Já Aubrey é um menino que vive só com a mãe, em um apartamento simples.

Os adolescentes se conhecem e no fogo da paixão e dos hormônios, acabam engravidando de Melody. Porém, Iris sente uma enorme dificuldade de se conectar com a menina e a única coisa que ela quer é deixar tudo aquilo para trás e viver a sua vida na faculdade. E é o que acaba acontecendo.

Contando a história pelo olhar de vários personagens, a autora nos conduz para dentro dessas famílias, nos mostrando passado, presente e futuro e levantando várias questões como maternidade, classes sociais, racismo e sexualidade. Tudo de uma maneira muito fluída e incrível.

No final, ficamos com o coração apertado e com a curiosidade do que vai acontecer com essas personagens. Um livro verdadeiro, sincero e, ao mesmo tempo, muito poético. Amei conhecer a escrita da Jacqueline e já quero ler os outros livros da autora.

Luiz Leitor 12/08/2023

Mommy issues & mudanças
Eu amo quando são mostrados os diversos pontos de vistas dos personagens principais vindo deles mesmos, e aqui é assim, misturando flashbacks, presente e futuro, não deixando explícito logo de cara quem está falando no capítulo, o que as vezes me deixou confuso e me fez pensar, a magia desse livro. Muito interessante como a autora consegue mesclar assuntos raciais sérios dos Estados Unidos com as relações familiares e a falta de relação também. Não tinha conhecimento sobre o Massacre de Tulsa e fiquei chocado com esse extermínio racista, assustador, impressionante os efeitos dele na história do livro, mesmo gerações depois. A forma que a sexualidade dos personagens foi trabalhada foi inesperada e ótima, me deixou vidrado. O livro aborda muito bem as consequências das decisões de todos, especialmente da Iris, mas mostrando as diversas perspectivas, nunca demonizando as escolhas dela, mas sim mostrando a realidade da família toda com o distanciamento escolhido.

gabi 28/05/2021

Um retrato de gerações
O livro narra a história de duas famílias e suas vidas através de gerações. Gostei muito da escrita da autora, porém o livro é tão pequeno, que não tive tempo de me conectar com os personagens, queria muito que fosse mais longo :(

Rennata Everton 27/07/2023

Nuances das relações geracionais
É uma obra emocionalmente potente, e de narrativa fluida e instigante. São capítulos curtos recheados de voz/experiências de uma mesma família e suas bagagens históricas e emocionais sendo passada de geração para geração, com sua singularidade explícita.

A consciência de pertencimento de cada personagem em relação a sua própria história/geração, e a forma autêntica do qual nos é revelado as nuances que os unem ou diferem dentro desse processo.

Deixa claro o quanto somos afetados por nossas histórias ou a falta de conhecimento sobre ela, o quanto os traumas passados nos atingem em níveis diferentes, o quanto dá voz e ter conhecimento sobre nossos ancestrais é importante, pra uma vida autêntica.

Uma obra gigantesca, escrita lindamente em poucas páginas.

lubento 06/05/2022

Um livro sobre relações familiares
Uma belíssima história sobre relações familiares e mulheres fortes, que mostra diferentes perspectivas das relações interpessoais a cada capítulo narrado por uma personagem diferente.

Jacqueline Woodson é maravilhosa ao mergulhar nas sutilezas e incoerências dos sentimentos humanos, mostrando essa família preta alicerçada nas mulheres que se reinventam na busca por viver segundo seus próprios sentimentos e princípios.

A maternidade é o fio condutor da narrativa e se mostra muito mais complexa que o discurso de amor materno incondicional qur sempre vinculam a ela.

Gabi Sagaz 27/12/2022

Tocante
Tenho um lance com a maternidade, um lance diferente. E esse livro, a bissexualidade, a maternidade tem algo no modo que narra a relação dessa família que toca a gente.

Stefânea 27/07/2023

Indicações da Pam não funcionam comigo
Ou eu acabava esse livro ou a narrativa dele acabava comigo. Achei um grandíssimo saco, a narrativa não linear é confusa e os personagens são rasos e com motivações fracas ou meio burros. O livro trata de diversos temas, realmente, mas não senti que se aprofundou em nada do que se propôs. Foram só informações sendo jogadas a toa na minha cara. Fiquei dias presa num livro tão curto pra terminar detestando, é isso.

Ana Lícia - @livroedelirio 20/07/2022

acabei de finalizar esse livro e ainda estou meio atordoada em relação a história, estou tentando ao máximo digerir tudo o que eu li.

sinto que não aproveitei o livro 100%, isso por conta das referências estadunidenses que estão presentes aqui, uma cultura que não tenho familiaridade. há gírias e interligações com eventos reais que aconteceram, e ao mesmo que achei interessante ler sobre esses episódios, em certos momentos também fiquei bastante confusa.

esse livro apresenta uma saga familiar, contando a história de filhos, netos e bisnetos e a trajetória de cada um na realidade estadunidense. encontramos assuntos como maternidade, racismo, identidade, classe e desejo sexual. além disso, o livro cita eventos marcantes para o EUA, como o 11 de Setembro (foi o segundo livro sobre o assunto que li e achei extremamente interessante) e o massacre de Tulsa.

Em carne viva foi um livro com altos e baixos. me emocionei e fiquei surpresa em inúmeras passagens na mesma medida em que também fiquei confusa. entretanto, o que não pude deixar de sentir foi a importância da escrita da Jacqueline Woodson e o impacto da sua mensagem e história.

com certeza é um livro que precisarei reler.
Ana Lícia - @livroedelirio 20/07/2022minha estante
recomendo essa resenha completíssima: https://www.youtube.com/watch?v=bireFYUx2Fc

Let Carvalho 01/09/2022

Senti um mundo de emoções com esse livro. Acho que a narrativa é muito sobre como as escolhas da Íris refletem no sofrimento e na dor de todos os outros personagens, mas é também sobre como a Íris se sente ao se priorizar.

Nay__ 05/02/2022

Eu quis desistir na metade, mas como a leitura é rápida, o livro é curto, continuei. Consegui ter fluidez nas últimas 40 páginas. Acho que ter muitas referências a uma cultura que eu conheço quase nada me afastou no começo, demorei pra me acostumar com o início de cada capítulo, sem saber quem era o narrador. As gírias se perdem na tradução, ficam duras...

Acho que no fundo, o conteúdo é riquíssimo, fala desde o massacre de Tulsa até a queda das torres gêmeas, cita autoras feministas, artistas, músicas, teatro, organizações... Mas eu que não soube aproveitar :/

Lau 21/05/2024

Do meu ponto de vista, este livro é essencialmente uma demonstração do eterno conflito entre história pessoal e história ancestral

Ambas são interdependentes. Não existe história pessoal sem que outras gerações influenciem sobre ela, não existe história ancestral se não for pelas ações individuais de cada personagem da nossa família. Mas também, são muito diferentes. Todas as pessoas querem tomar seus próprios caminhos e, mesmo que se queira muito preservar uma tradição, é impossível replicar o mesmo desenvolvimento, o mesmo pensamento - e o mesmo destino - em seus descendentes, ainda que certos ciclos se repitam

A família inteira é protagonista deste livro, cada um com sua maneira de enxergar a vida, as relações, cada um com suas dores. No fim, eles sofrem por razões muito parecidas, quase como uma ferida em comum, transmitida geracionalmente, que para a matriarca é o passado de Tulsa, mas também poderia ser a doença do câncer ou o medo da solidão, que também tem suas origens remotas

Todos sentem, porém de formas diferentes. E o interessante dessas histórias é poder ver como cada um lida à sua maneira com as circunstâncias adversas e o significado particular que dão a elas, em suas várias fases da vida

anne 13/05/2024

Achei bem cativante, me fez entrar em reflexões, em algum momento desliguei o Kindle pq me deu até um certa dor.
Meu único ponto negativo é a narrativa um pouco confusa, que acabou ficando maçante.