Longo e claro rio

Longo e claro rio Liz Moore

Resenhas - Long Bright River

Amanda S 26/04/2024

Drama familiar, investigação policial e uma cidade doente
Classificação: 14 anos.
Gatilhos: Abuso de drogas; Agressão Sexual; Violência Doméstica; Abandono Parental; Prostituição; Bullying; Pobreza; Assassinato; Luto;

Kensington, Flórida.
Uma cidade doente, pela epidemia de drogas ilegais e prostituição.

Duas irmãs, tão diferentes, desde sempre. Órfãs, criadas pela avó, do jeito mais duro possível.

Apesar das diferenças, inseparáveis durante a infância. Porém, a partir da adolescência, traçam rumos completamente distintos.

Hoje, Mickey é uma policial honrada e mãe solteira.
Kacey é viciada e prostituta.

Os caminhos das duas só se cruzam em abordagens e patrulhas policiais, uma não fala mais com a outra há anos.

Porém, quando mulheres são assassinadas de forma misteriosa, uma após a outra, enquanto Kacey desaparece da cidade, Mickey não parará até encontrar a irmã!

Considerações:

*Li esse livro emprestado de uma amiga, que assinava o Clube do Livro da Tag. Essa capa específica é exclusiva do clube, vocês podem encontrar o mesmo livro em outra edição por aí!

*Ao contrário do que demonstra a sinopse, ainda que a investigação policial seja parte importante do enredo, o livro é muito mais um excelente drama familiar do que um suspense em si. E, no quesito drama, ele é extremamente emocionante! Quanto ao suspense em si, fui pega de surpresa...

*Nenhum personagem é 100% inocente ou bonzinho. Até a honrada Mickey comete erros terríveis! E é isso que faz deste um livro muito bom!

*Os capítulos revezam entre a linha do tempo atual ("Agora") e flashbacks ("Antes") pra construir a narrativa.
Quem não gosta de narração interrompida por flashbacks, procure outro livro! Kkkkk
Mas eu gostei bastante do ritmo!

Marcia 23/04/2024minha estante
Que legal. É tão bom quando temos essas surpresas.

Naiara Heres 17/04/2024

O livro aborda de um assunto delicado que precisa ser debatido: o vício em opióides. O local que a história se passa é Filadélfia, mas poderia muito bem ter sido outros muitos lugares. Gostei demais desse livro, tanto do desenvolvimento dos personagens quanto do enredo em si, em especial aos recursos de pontuação e espaço que a autora usou em um dos diálogos das irmãs, mais no final do livro. Recomendo!!

Camirodrigues- 13/04/2024

Sem palavras
Eu achei esse livro EXTREMAMENTE BOM, esperava que fosse outra pessoa o assassino, achei que ficou um pouco desconexo, e que só jogaram a pessoa como assassino para dar impacto (que na verdade não deu tanto), mas a história do livro e como ela se desenrola me prendeu tanto, que eu não conseguia parar de ler.

karolina 12/04/2024

"são todas boas e más, as peças do tabuleiro"

essa leiturinha aqui me surpreendeu bastante. a tag nunca erra, jesus. eu peguei ele num sebo, sem saber de sinopse, plot, nada. o começo te deixa intrigado com a situação, mas ainda não é tão agitado, e no final você vai postergando ele pra não acabar, porque ao mesmo tempo que você precisa de respostas você tem medo de quais respostas podem ser.

amei a trama, demais
e recomendo a leitura, é um misteriozinho bacana

bborges 07/04/2024

Não é nossa, que livro mais bom, mas é uma leitura ok. Gosto como a autora alterna entre passado e presente. Acho que isso dá uma construção bacana pra história e para os personagens.

Clara 20/03/2024

PROJETO: Tentando zerar os livros da minha estante? 4/20
O livro é muito bom, mas em alguns momentos deixou a desejar na minha opinião, a escrita é boa, porém as vezes não tão fluída.

A investigação da Mickey ficava só em um lenga lenga gigantesco, o livro poderia ter umas 80 a 100 páginas a menos para mim.

PORÉM:

Teve algumas descobertas muito interessantes, de cair o queixo na minha opinião, e acompanhar a verdadeira luta daquelas mulheres, tudo que elas passaram, ver o passado delas (e entender que um passado influencia muito na vida de uma pessoa em seu presente), sendo negligenciadas por aqueles que deviam acolhê-las, jovens que deveriam estar aproveitando a vida, se colocando em um lugar de adultas para sobreviver a uma vida e sociedade tão cruel, acompanhar tudo isso para mim foi no mínimo enlouquecedor, ver lares e famílias destruídas por causa dos vícios, foi triste demais, saber que SIM era uma história que eu estava lendo, mas SIM isso também é real, isso acontece, com mais frequência do que queremos admitir?

ENTÃO:

Por mais que o livro teve sim alguns pontos que não gostei muito, É SIM, um livro muito bom na minha opinião, e recomendo SIM!!

AGORA:

O tanto que senti nojo e repulsa por um "personagem" aqui não está escrito. Como os autores tem esse poder? Kkkkkkkkk

Eles conseguem descrever muito bem os personagens meu Deus?

Achei muito interessante também o lado maternal aqui, que foi citado várias vezes, consegui sentir na pele, gente eu fiquei chocada, nunca tinha sentido tão forte com nenhum outro livro. Parecia que eu era a mãe da história, sentia que precisava cuidar do meu filho, proteger ele de todo mal, foi bizarro sentir tudo isso, mas ao mesmo tempo para mim significou que a descrição da autora é muito boa?
ALGUMAS FRASES DO LIVRO:

"As vezes ajudar os outros distrai a mente dos próprios problemas."
- Sra Mahon

"Então penso em tudo que já li sobre como se ensina força e autossuficiência a uma criança, sobre como ensinar uma criança a ser segura e independente quando ela é pequena é essencial para garantir que ela venha a se tornar um cidadão e um adulto equilibrado."
- Michey

"Sempre fui resistente as "redes sociais". Não gosto de estar conectada a ninguém o tempo todo."
- Mickey
(ESSA FRASE SAIU DA MINHA BOCA, NÃO É POSSÍVEL kkkkkk)

"Eu tinha poucos amigos. Passava o recreio lendo. Adorava quando mau tempo nos obrigava a ficar dentro da sala."
-Mickey
(ESSA TAMBÉM SAIU DA MINHA BOCA KKKK)

Ozzy 18/03/2024

Bom Drama, Suspense Fraco
"[...] Nossa prima Tracy. Nossa prima Shannon. Nossa mãe. Nossa mãe. Nossa mãe. Todos eles crianças, todos eles mortos. Pessoas com vidas pela frente, pessoas que dependiam das outras e das quais outras dependiam, pessoas que amavam e eram amadas, uma depois da outra, em fila, num rio sem nascente e sem foz, um longo e Claro Rio de almas que se foram."

Esse é mais um daqueles livros de suspense em que o foco da trama é mais os problemas pessoais do protagonista do que o mistério em si, e ele consegue ser bem sucedido em ser um bom drama familiar.
A personagem protagonista conseguiu me cativar, fiquei muito investido no drama familiar em que ela está envolvido, e é bem interessante a maneira que todas essas questões se desenvolvem a medida que o passado dela vai se revelando para a gente, os outros personagens e suas relações com a protagonista também são bem escritos e tudo é feito com um pé na realidade, debatendo muito bem os temas que giram em torno de relacionamentos abusivos, dependência química, e a vida de crianças que crescem nesse meio.
Porém, o mistério em si tem um desenvolvimento pouco inspirado e fraco, a autora não conseguiu criar um ritmo interessante ou elementos inusitados que me mantivesse investido, e o climax da história parece escrito as pressas e é bem frustrante, envolvendo personagens que o livro mal prepara.
"Longo e Claro Rio" é um livro que traz um retrato bem comovente de pessoas tentando curar seus traumas, mas que falha ao tentar intercalar essa história com um romance policial morno e sem graça.

Lethycia10 13/03/2024

Um livro que prende
Gostei da escrita, atrativa e interessante. A história tem questões bem importantes, como vício químico, questões familiares? Todo o desenvolvimento dos sentimentos da personagem foram bem importantes, a maneira como ela pensa fala de cada pessoa próxima.
Recomendo bastante.

Luísa 12/03/2024

Me encantou
O livro começou sendo bem difícil de absorver, confesso que não me cativou tanto assim. Mas à medida que fui insistindo fui me encantando com a história.

Ele traz simplesmente um relato puro e real de um recorte (desesperador) da vida de Mickey.

Depois de algumas páginas ele me surpreendeu do início ao fim!

Não é uma leitura leve, mas é bem necessária.

shuhua 08/03/2024

"Foi esse o segredo que eu aprendi nesse dia: nenhum deles quer ser salvo. Todos querem afundar de volta para a terra, ser engolidos pelo chão, continuar dormindo. Há ódio em seus semblantes quando são despertados da morte."
"A maior tragédia da minha vida foi ter deixado o convento. Mas a maior alegria da minha vida foi ter me casado com ele."
"Pessoas com vida pela frente, pessoas que dependiam de outras e das quais outras dependiam, pessoas que amavam e eram amadas, uma depois da outra, em fila, num rio sem nascente nem foz, um longo e claro rio de almas que se foram."

Confesso que esperava mais, o mistério e o drama familiar são muito bons, mas até isso te fazer ficar, de fato, interessado no livro, você já passou dos 40%. O ritmo é muito lento, a escrita é excessivamente detalhista, os personagens, principalmente as irmãs, são bens escritas, porém isso não foi o suficiente para me manter entusiasmada na história.
O livro termina com uma ou outra ponta solta, o mistério não é desenvolvido, talvez porque a protagonista não está ativamente tentando solucioná-lo, mas ainda assim, senti falta de uma ação, parece que a obra é preenchida de "e se", "e se for minha irmã morta", "e se o assassino for tal pessoa", "e se meu filho pensar/fizer tal coisa", é cansativo ficar o tempo inteiro dentro da cabeça da protagonista e não ver ela fazendo nada de útil para o enredo.
Achei um pouco decepcionante porque a sinopse é bem instigante e me deixou curiosa logo de cara, e acho que o pior culpado disso é a forma em como esse livro é vendido, como se fosse um livro de suspense sendo que na real é um drama com uma tensão policial de plano de fundo.

Lais 03/03/2024

Irmãs inseparáveis, destinos opostos
Kacey e Mickey cresceram juntas em Kensington, um bairro da Filadélfia devastado pela epidemia de opioides.
Kacey caiu no vício e agora vive nas ruas, enquanto Mickey se tornou policial.
Embora já não se falem, a irmã de Kacey nunca deixou de se preocupar com ela. E então, quando Kacey desaparece misteriosamente, Mickey se lança em uma busca perigosa para encontrá-la, arriscando a sua vida e a das pessoas que a ama

shuhuavr 25/02/2024

Eu esperava um pouco mais desse livro, talvez porque ele seja mais focado em dramas familiares do que no mistério, então não diria que é ruim.

O início é bastante lento, começa a ficar interessante depois de 100-150 páginas. Os capítulos tem uma alternância entre passado e presente, o que é ótimo para contextualizar todo o drama familiar, mas desnecessário para o mistério. Além disso achei que a escrita da autora é muito detalhista, cansativa em muitos momentos.

Sobre o enredo, o desenrolar da história é ótimo e sem pontas soltas, o desenvolvimento das questões são ótimos e também, mas não posso falar o mesmo sobre a parte trhiller do livro, não teve profundidade nenhuma e isso foi o que me fez gostar menos. O plot é interessante mas esperava algo diferente.

Os personagens são muito bem construídos também, consegui ter empatia com a maioria deles a achei eles e suas situações bem realistas.

Eu recomendo, não pra quem espera um suspense/thriller de tirar o fôlego, mas para quem gosta de drama familiar e abordagem dos problemas sociais citados.

Lara1596 24/02/2024

Resenha: longo e claro rio
Um livro que não me prendeu tanto assim no começo porém do meio para o final acabei me interessando. O livro retrata sobre vícios e dramas relacionados à droga e um leve suspense policial.

Retrata a história de duas irmãs e como seus caminhos foram separados, nos leva a refletir sobre a vida adulta, é uma leitura leve que acaba tendo um plot twist no final, recomendo.