Inteligência pra que?

Inteligência pra que? Pedro Dulci

Resenhas - Inteligência pra que?

Maria.Luiza 22/12/2023

Necessário
Esse livro desafia o que eu pensava sobre intelectualidade como cristã. Não nasci pra ser teóloga de fato, mas amo a teologia e era o que realmente parecia ser a razão dentro da cristandade. Mas esse livro propõe que não adianta nada você ser cristão e imaginar isso. Se sua inteligência está a serviço da ciência, mas fora da vida bíblica e da espiritualidade, não muda nada. Enfim, que necessário, principalmente na faculdade!

Ana 20/09/2023

Reflexão
Livro excelente e que recomendo para todos que buscam conhecer mais de epistemologia cristã e para qualquer jovem cristão que esteja entrando na faculdade.

O pouco do que somos vem de Deus e deve glorificá-lo, inclusive nosso intelecto.

Abraham 22/02/2023

Leitura essencial
Pedro Dulci é uma daquelas mentes que você precisa ouvir e ler o que ele produz. O autor já vem há algum tempo abençoado a igreja brasileira, e com essa obra não foi diferente.

O autor destaca dentro de poucas páginas a integralidade da vida cristã na vida intelectual. Pondera sobre questões essenciais a relação fé, sociedade e Academia nos fazendo perceber mais além; em como a produção do conhecimento está ligada não apenas a métodos científicos, mas ao coração.

Dulci ainda nos traz alertas importantes sobre a apologética e seu uso ao nos relatar a relação de Schaeffer e Karl Barth;  e como a resposta de Barth muda a visão de Schaeffer em relação ao trato com opositores.
A obra se destaca em vários outros pontos que merecem ser lidos relidos. O autor nos presenteia com uma ótima dinâmica de pensamento nos ajudando a levar nossa mente e inteligência cativa a Cristo, para a Sua glória. Super indico!

Rodrigo.Dias 04/05/2022

Você precisa ler!
?Inteligência pra quê?? é um daqueles livros que te faz refletir muito em como você tem usado o conhecimento para a glória de Deus.

O tema é de notável pertinência tendo em vista não ser abordado dentro das igrejas, e muito menos nos discipulados.

O autor deixa claro que a vida intelectual é movida pelo coração, e a neutralidade é um mito. ?É essencial para o cristão comprometer-se com a tarefa de deixar o motivo bíblico central revolucionar a totalidade de sua experiência temporal?.

A proposta desse livro tem muito da filosofia de Herman Dooyeweerd e da Apologética de Francis Schaeffer.

O livro reflete muito quem o Pedro é. Para quem o conhece, sabe de seu compromisso em treinar cristãos para produzirem teologia pública de qualidade, e servirem melhor a igreja.

?Parte da tarefa dos estudiosos cristãos é ajudar a criar e manter um ambiente cultural no qual o evangelho possa ser ouvido como uma opção intelectual plausível para homens e mulheres pensantes (?) os frutos da nossa atividade intelectual encontram suas raízes na dimensão central da humanidade criada por Deus. É na lealdade do nosso coração que se encontra o destino da nossa inteligência?.

Matheus Motta 04/04/2022

Livro lindo!
Inteligência é coisa de crente e o Pedro Dulci vai te mostrar com isso é uma baita de uma realidade!

VS06 16/03/2022

No livro, Pedro Dulci nos incentiva a cumprir nossa vocação de criar e manter um ambiente cultural no qual o evangelho possa ser ouvido como uma opção intelectual plausível para homens e mulheres pensantes.
A racionalidade cristã "não pretende encontrar nas próprias capacidades cognitivas a última palavra sobre conhecimento, verdade e pensamento". Se o anti-intelectualismo é um problema, o superintelectualismo também é.
Numa linha de pensamento semelhante a de J. K. A. Smith, diz que "utilizar a inteligência que Deus nos concedeu sem mantê-la alimentada por um coração regenerado é viver enganado. Por mais naturais que as capacidades cognitivas pareçam, seu correto funcionamento depende da renovação espiritual do coração".
Então, "O verdadeiro conhecimento do Senhor e o autoconhecimento gerado no coração humano só se torna uma questão teológica quando abstraímos o aspecto da fé da experiência cotidiana".

Wesley 05/02/2022

Maravilhoso!
Melhor manual para a busca da intelectualidade que visa primeiramente a glória de Deus, livro incrível!

joaoaranha 31/01/2022

Mergulho no intelectualismo cristão
Ler "Inteligência pra quê? Como usar seu cérebro para a glória de Deus", de Pedro Dulci, pela Mundo Cristão, foi um mergulho muito profundo, em cima de como podemos usar o nosso intelectualismo a serviço do Evangelho, de forma legítima, numa reflexão muito interessante sobre como o fazemos e como isso deveria ser feito.

Me fez pensar sobre muitos comportamentos academicistas do passado e como, totalmente arrependido por isso, não os desejo repetir. Creio que todos os acadêmicos (com um grifo especial para os de teologia) deveriam ler essa obra.

Recomendado.

Lua 06/01/2022

Uma livro pra reler
Está leitura foi um grande aprendizado.
Pedro Dulci não utiliza uma linguagem pesada, explica com calma e citações. Expõe e simplifica.
É uma leitura que com certeza, terei que refazer por ser tão importante e existir tanto a absorver!

Carol 25/11/2021

Brilhante! Pedro Dulci é brilhante e certamente sua inteligência é usada para a glória de Deus! Reflexões profundas com aplicações realistas.

@cassioguide 24/10/2021

Muito bom!
É um livro sobre inteligência e fé. Somos levados a entender melhor esses dois elementos e desenrolar de como eles se relacionam e se relacionaram ao longo do tempo. Durante o livro há aplicações a vida cristã especialmente no último capítulo. Há muito conteúdo para se refletir e é daqueles livros que merece uma releitura. A leitura é fluida e o autor carrega conteúdo com objetividade e simplicidade.

Roberth 22/10/2021

O livro em si já é uma bela demonstração do que se propõe!
Dulci consegue dialogar com outros grandes pensadores, de Nietzsche à Schaeffer, glorificando a Deus, por meio da aliança de um coração cativado, regenerado, que movimenta a intelectualidade de forma intencional.

Este exercício de metalinguagem é bonito, porque percebe-se na prática, enquanto se lê, os conceitos sendo demonstrados na maneira como o próprio autor desenvolve a obra.

Fiquei muito animado com a possibilidade de seguir aprendendo com aqueles que vieram antes de mim.

Dentre tantos, destaco a centralidade de um coração transformado, o "amo para conhecer" de Smith, e a ortodoxia dos relacionamentos como pontos que me impactaram muito.

dani 26/09/2021

Fazei tudo para a glória de Deus
Neste livro, Pedro Dulci nos lembra que todo o nosso viver desse ser movido por Deus e para Deus. Ele confronta a visão atual de mundo de muitos cristãos que dividem a vida em caixas e, usando de vários servos fiéis que estudaram e meditaram sobre a filosofia, a teologia e a ortopraxia cristã, nos guia no raciocínio para movermos toda a nossa inteligência para a glória de Deus, não de forma orgulhosa, mas de maneira humilde, à imagem de Deus.

Gabriela.Padora 01/04/2021

Inteligência para que?
Livro interessante e reflexivo. O autor toca em assuntos muito importante para intelectuais cristãos. Fala sobre como todo conhecimento pleno vem de Deus e como aplicamos isso nas diversas áreas da sociedade. Explica que a inteligência é necessária aos cristãos que antes fogiam por pensar ser perigoso ou contra Deus. Aborda diversos assuntos muito interessantes.