Um Jovem Americano

Um Jovem Americano Edmund White

Resenhas - Um Jovem Americano

barbw 15/03/2024

É o que é
Um retrato da passagem da adolescência para a vida adulta norte americana burguesa nos anos 50, em que a descoberta da sexualidade atravessando algumas esferas sociais e em certa medida, políticas, com muitos pensamentos e falas próprios da época da história e da criação do livro, que estamos no processo de evolução agora.

Muitas passagens como uma crítica velada em seu caminho e que hoje ressoam mais alto, em um instigante começo de uma trilogia autobiográfica.

Com uma escrita descritiva, lírica repleta de sentimentos delicados e também os complicados, do momento e dores do crescer e se descobrir nesse mundo, o livro tem seus grandes momentos de narração e desenvolvimento do personagem principal que não é nomeado, com intervalos em que o tédio domina, talvez de forma intencional em sua eloquência.

A maneira em que a psicologia foi inserida, é um dos pontos altos por seu viés histórico e o quanto o discurso "médico" foi danoso naquele tempo e ainda reflete em nossos dias nos debates sobre a homossexualidade e que felizmente, estamos caminhando com passos um pouco mais apressados.

Rodrigo.Weit 12/05/2017

Um bom começo para a trilogia autobiográfica
O primeiro livro da trilogia autobiográfica de Edmund White nos traz sua infância e adolescência, um garoto gay crescendo nos anos 1950 no meio oeste americano. No entanto, ele mesmo nos alerta que as memórias mais persistentes e claras são ligadas e complementadas por episódios fictícios, que nem por isso deixam de transmitir sentimentos verdadeiros e revelações importantes sobre o narrador. Edmund nos traz uma escrita capaz de exprimir sentimentos profundos e análises complexas, através de um estilo lírico e bem trabalhado. As memórias são fragmentárias e compõem um trajetória irregular, permeando momentos muito bons com episódios monótonos e personagens pouco importantes – a sensação que ficou é que poderia ser um livro mais curto. No entanto, os trechos bons pertencem à categoria da excelência, pois conseguem exprimir de maneira eloquente ideias e sentimentos que, até então, eram apenas noções vagas de verdades que encontrei em mim mesmo. Com isso, temos um personagem minuciosamente analisado, com toda sua psicologia desnudada. É um bom começo para a série, que espero, melhore ainda mais.

O livro conta com muitas outras passagens como essa, muitas delas líricas, com metáforas bastante bonitas. A escrita é rica, com frases bem estruturadas e linguagem bem desenvolvida. No entanto, muitas vezes cai na prolixidade e acaba gerando a sensação de repetição e enfado, o que poderia ser evitado com um livro mais curto, com uma trama mais dinâmica e melhor organizada. Ainda assim, o autor exibe uma capacidade grande de acertar o alvo e conseguir exprimir ideias e sentimentos bem difíceis, o que para mim, é o ponto alto da obra e o que geralmente espero na boa literatura. É um bom começo para a trilogia, que espero, melhore ainda mais.
Resenha completa no link abaixo:

site: http://www.literaturagay.com.br/a-boys-own-story-edmund-white/