Se eu não te vir primeiro Eric Lindstrom

Resenhas - Se eu não te vir primeiro

Feh Tryller 08/09/2023

Levei mais tempo do que normalmente levo para ler um livro.
Achei a personagem principal chata, arrogante, irritante, mimada, mal educada. Enfim, li só para não abandonar mesmo, nem do final eu gostei.
A representatividade passou longe desse livro.

~leh 01/09/2023

????????

Livro que (inacreditavelmente) foi recomendado por uma professora para a turma.

Início puxado, até porque estou à muito tempo sem ler.

Quotes:

?O silêncio que se segue é o exemplo perfeito do que eu mais adoro em ser cega: não ver como as pessoas reagem ao que digo.?

?Scott Kilpatrick. Transgressor da Regra Número Um. Sujeito para sempre à Regra Número Infinito.?

?Não há segurança absoluta em lugar nenhum. Pelo menos não do tipo que eu quero.?

?- Estou começando a achar que a mudança foi uma coisa boa. Ela me mostrou quem são os meus verdadeiros amigos. Não gosto de como os números estão indo, mas prefiro saber onde realmente estou.
- A verdade não é felicidade, é só a verdade.?

Nat 05/07/2023

Outras realidades
Gostei muito desse livro! Foi a primeira vez que li uma história com o personagem principal cego. Essa nova forma de narrar, ?sem ver?, é muito interessante. Conhecer essa realidade é muito importante, em minha opinião. A gente acaba pensando que as pessoas com algum tipo de deficiência não conseguem viver de forma independente, mas esse pensamento não poderia estar mais errado. Parker mostra para a gente que ela vive com mais independência do que muita gente que vê.
Além disso, o livro é muito bem escrito, com personagens encantadores e uma narrativa fluida. As situações que eles passam são emocionantes e exploram o passado não apenas da personagem principal, mas dos outros personagens também.

Maisa 04/12/2022

Se eu não te vir primeiro
Foi uma indicação minha ao clube do livro que participo, mas sinceramente foi um tiro no escuro, mirei em uma narrativa social ( a personagem principal era PCD) e acertei em um Young adult ( nada contra YA, eu até gosto de alguns) mas rolou muito drama adolescente, o que ao meu ver atrapalhou o desenvolvimento da história que tinha um bom potencial, mas tudo bem, a vida do leitor tem dessas, e a minha experiência com essa leitura não quer dizer que pra outros ela não possa ser excelente...
Não era como eu tinha imaginado, por conta da sinopse, mas teve seu lado bom: a linguagem é fluida...
Me irritei com as atitudes da personagem principal várias vezes (acontece nas melhores famílias) mas deu pra dar umas risadinha leves e aproveitar a leitura.
No balanço final: foi válida, mas poderia ser melhor.

Gabizinha 11/10/2022

Pra se colocar no lugar de outra pessoa
"Se eu não te vir primeiro", foi um livro que eu comprei esse ano achando q ia ser o tipo de leitura que vc demora pra terminar, sabe?

Mas me surpreendi, li em menos de 24h e me apaixonei pelo livro! Achei q ia ser um livro focado em romance, mas foi muito além disso! Luto, perdão, insegurança, independência, capacetismo e tbm romance? preencheram esse livro e me deram um novo olhar sobre muitos desses assuntos.

Foi lindo ver a personalidade forte da personagem principal, que mesmo sendo cega, nunca deixou que isso fosse um limitador na sua vida. Chorei, vibrei e chorei de novo. Leve e pesado ao mesmo tempo. Só leia!

Alguns diálogos são cansativos, mas nada q tire a qualidade da leitura.

" as pessoas não mudam, elas só aprendem com a experiência e se tornam atores melhores ".

Bizzy 03/07/2022

C.C
Vamos lá esse livro me deixou com um p*ta ressaca literária bem no meio dele 85% e lá estava eu sem querer terminar ele. Acontece que no início a Parker é uma verdadeira chata, demais, ela por ser cega não consegue ver como as pessoas se sentem quando ela fala algo e meio que usa disso pra se "proteger", ela usa da arrogância com todos mas não aceita que sejam assim com ela, ela quando perdeu a visão perdeu tbm a sensibilidade e empatia com as pessoas, mas acredita que isso é favorável e bom, ela se acha sensata, mas conforme vamos lendo a história ela tbm vai percebendo que não está sendo uma pessoa apenas "Sincera" ela está sendo arrogante, o livro se passa pra fazer a Parker aprender que amizades e laços precisam ser recíproco, ela acredita que todos devem se preocupar com os seus sentimentos mas ela mesma não se preocupa com o de ninguém e ela aprende essa lição pelo cominho, acredito que essa lição pode ser passada pra todos, até para os que enxergam mas não vêem realmente.

Ana 24/06/2022

Uma das melhores leituras do primeiro semestre
Demorei horrores pra fazer essa resenha e agora estou correndo atrás do tempo perdido (e da memória também).

Não consigo me lembrar de tudo que queria dizer quando terminei o livro mas vou tentar falar tudo!

É a primeira vez NA VIDA que eu leio um livro com uma protagonista cega.
Sério , primeira !
É muito interessante a forma como a Parker mostra pra gente como é não ver através das palavras do autor.
Nunca me coloquei tanto no lugar de outra pessoa.
Claro que a protagonista é uma adolescente que comete erros, (e tudo bem errar, mas é difícil ver as cagadas ?) em alguns momentos eu queria socar ela, mas em MUITOS outros eu queria abraçar.
A situação dela não é fácil, mas ela vai aprendendo.

Eu amei, achei muito bom, mesmo com os defeitos.
Uma leitura muito válida também.

É isso...

Lira18 30/04/2022

É um livro bom
Pontos fortes:

? a cegueira não é o ponto central da história;
? com isso, o foco nas crises existenciais da personagem, enquanto adolescente, busca tornar natural a presença de uma personagem cega em que seus conflitos não sejam voltados somente para a sua cegueira. Ou seja, não a reduzem a sua deficiência.
? os diálogos são bem legais de ler, a tradução foi nem certeira nas gírias. Tudo bem crível;

Pontos fracos:
? a narrativa/tradução usar "deficientes" sendo que esse termo não abrange às pessoas com deficiência (pcd é mais adequado);
? ainda que eu entenda que seja um livro sobre amadurecimento, EU NÃO SOU OBRIGADA a ter que lidar com uma protagonista contraditória, má educada e rude;
? queria saber mais de onde surgiu esse fogo todo dela pela corrida

Suelen 18/04/2022

Se eu não tiver vir primeiro
Achei a leitura bem fácil. A história é boa pela representatividade e não consigo explicar se foi fiel ao que realmente acontece ou não.

Achei a personagem principal uma pessoa grossa, mal educada e mimada, mas realmente não sei o que acontece com pessoas que estão nessa situação então não sou capaz de opinar nesse quesito.

O livro tem potencial pra ser desenvolvido, mas ficou muito preso em conflitos adolescentes e com vários clichês e acabou que não aprofundou nos assuntos ?mais sérios?.

Maria 18/02/2022

achei uma leitura bem ok, nada que me faça morrer de amores pela protagonista (até porque eu acho ela muito mal educada), mas traz uma representatividade enorme pra que a gente possa entender quais são as dificuldades no cotidiano de uma pessoa cega.

Kam 26/12/2021

É um livro bom. Leitura fácil e rápida. Os personagens sã bons, a história é interessantezinha, gostei do rumo, principalmente do final, mas teve algumas coisas que eu não gostei como, o jeito como as vezes ela trata as pessoas sendo estúpida e achando que aquilo é ser verdadeira e é só um detalhe, falo principalmente sobre a atitude dela com a tia. Entendo que ela se cansa, mas acho que também está sendo novo para a tia e ela ainda está se acostumando, por isso que quando ela falou que tinha que resolver as coisas em casa, pensei que também iria resolver isso, mas não. Outra coisa, ela machuca o outro, ignora por dois anos e meio e acha q tudo volta ao normal e se resolvem só com um pedido de desculpas? Não! Em nenhum lugar e assim, só na cabeça dela! Foi como a Sarah quis dizer, ela se machucou, mas ele também e no caso dele foi pior, por que ele perdeu muito mais coisas e ela percebeu isso. Também achei que teve algumas partes meio bestinhas e que não precisavam, por que não acrescentaram em nada. Se tirar isso que eu falei sobre a Parker, posso dizer que todos os personagens são bons.

Larissa.@estantedalari22 01/12/2021

ME SIGA NO INSTAGRAM @estantedalari22 ?
{RESENHA ? | SE EU NÃO TE VIR PRIMEIRO}

#CORRIDADASPAGINAS

??As pessoas não mudam. Elas só prendem com a experiência e se tornam atores melhores?

~Olá leitores, como vocês estão? Espero que bem! Hoje trago resenha de mais um áudiolivro ouvido pela plataforma TocaLivros O livro é da editora Rocco lançado pelo selo Jovens Leitores.

Parker Grant é uma adolescente de 16 anos que perdera a visão em um acidente alguns anos atrás, o que fez com que ela tivesse que adaptar toda a sua vida, criando assim sua própria rotina e algumas regras para si mesma e para as pessoas ao seu redor. Parker sempre deixa muito claro que não deve ser tratada de forma diferenciada apenas por ser cega, e isso é reforçado durante o tempo inteiro na história.

Scott Kilpatrick seu antigo melhor amigo e namorado quebrou há algum tempo atrás uma das regras mais importantes, e isso fez com que Park perdesse a confiança nele. Mas agora Scott está de volta, o que muda muita coisa.

Sem contar nas mudanças que Parker anda sofrendo em sua vida, após perder seu pai, sua tia se muda para sua casa juntamente de seu marido e filhos, o que causa um certo descontrole na vida de Parker, forçando-a a se adaptar a essa nova realidade, e o autor descreve com perfeição esses estágios de mudanças que a adolescente passa, nos dando uma conexão real com a personagem.

Foi uma experiência incrível poder ouvir esse livro, é algo que foge totalmente de nossa realidade, eu achei extraordinário poder entender um pouco mais sobre a perspectiva de uma pessoa cega, o que nos leva a compreender o que se passa emocionalmente dentro dela e como eles lidam com tudo no dia a dia. Eu amei poder ver como Parker é forte e determinada, ela não quer ser aquela que muda a rotina dos outros apenas por ser cega, ela se adapta muito bem, e consegue fazer coisas extraordinárias.

E isso me fez refletir muito a respeito do modo como tratamos pessoas com tal deficiência, será que realmente estamos agindo de forma correta ? Será que não estamos subestimando a capacidade deles? Será que a pessoa não espera que a tratemos de forma normal como deve ser ? Isso tudo é descrito neste livro de forma muito clara e com cenas muito divertidas também, o que deixa tudo muito gostoso de se ouvir.

Eu também devo tecer elogios a narração, o livro foi narrado pela Paola Molinare e está muito claro e gostoso de ouvir. A narradora conseguiu de fato transmitir os sentimentos profundos que a história trás assim como sua essência.

?Gostam de ouvir audiolivros ? Já leram algum livro em que o personagem fosse cego ? Vamos conversar!

Kananda 27/08/2021

Gostei bastante da história. A protagonista tem um humor ácido que é ótimo e evolui no decorrer do livro, mostrando traços que até então, estavam escondidos atrás dos muros que ela construiu ao redor de si.

Raira Abrante 05/07/2021

Ver não é acreditar
Após perder a visão, Parker estabeleceu uma série de regras para si. Scott é a pessoa que mais sabia disso e foi banido de sua vida após quebrar a mais importante.

O autor fez um ótimo trabalho para inserir quem lê neste universo. Toda a história é narrada através da protagonista e nos coloca em meio às suas inseguranças... Isso me fez entender seus medos e o tempo que ela leva para se transformar.

Foi uma história bem escrita e recheada de ótimos diálogos. Queria que no final algo fosse diferente, mas acredito que entendi a mensagem do autor.