Amor e Responsabilidade

Amor e Responsabilidade Papa João Paulo II

Resenhas - Amor e Responsabilidade

Kevinho 01/01/2024

Wojtila
"Um conhecimento aprofundado dos processos biofisiológicos é muito útil, mas insuficiente; a educação e a terapia sexual só poderão alcançar o seu fim quando conseguirem ver objetivamente a pessoa e a sua vocação natural e sobrenatural, que é o amor."
Não há outro comentário, exceto: magistral! Sua Santidade deixa claro o que a norma personalista aponta sobre a sexualidade humana. Cientificamente ele nos mostra o que pela fé buscamos constantemente.

Naisa Melo 07/10/2023

Maravilhoso
Leitura essencial para todos os casais que buscam verdadeiramente viver o matrimônio e o verdadeiro amor conjugal

Bruno 01/07/2023

Obra de um dos maiores teólogos contemporâneos, antes de seu papado.
Amor e responsabilidade versa sobre a ética do amor, do matrimônio e da sexualidade.
Trata de temas espinhosos dentro da Igreja Católica, como o a relação pré-matrimonial, a castidade, o celibato, a contracepção e o divórcio. Tudo com a austeridade que só o vasto conhecimento de Karol Wojtyla, associado à sua firme liderança, pode fornecer.
O livro de João Paulo II é embasado por questões filosóficas, biológicas e teológicas poderosas. Leitura essencial não só para compreensão dogmática do catolicismo, mas também para inspirar uma vida reta com amor autêntico e responsável.

Marquim 27/12/2021

Amor e responsabilidade
Simplesmente espetacular!
A forma como São João Paulo II escreve nesta obra, no início, foi um pouco complicada para mim. Contudo, o tempo de leitura me fez entender bem o que se pretendia com esse maravilhoso compêndio.
Todos os casais, e solteiros também, precisam ler esse livro. Nele há muitos esclarecimentos e orientações sobre assuntos que, ainda hoje, são considerados um tabu para a sociedade.
Recomendo a leitura, COM CERTEZA!!

Camis 22/09/2021

A cura do mundo líquido reside no amor e na responsabilidade
Deus me colocou este livro nas mãos no tempo certo para me ajudar na cura da minha maneira deturpada de amar. É desconcertante constatar que eu não sei amar. E que o tal do mundo, cada vez mais "líquido", se afasta cada vez mais do amor verdadeiro, colocando em seu lugar mentiras e simulacros. Confesso que ser sinceramente amável com uma pessoa que não me agrada ou de quem não espero nada sempre me constituiu um grande desafio. Mesmo meu marido e meus pais. E como também nem sempre os agradei nem lhes fui sempre útil, senti muito desamor durante toda a minha vida, o que me causou enormes ansiedades e inseguranças.
Além disso, percebi também o quanto eu ainda sou ignorante acerca da minha própria fé e dos ensinamentos de S. João Paulo II, que eu sempre tive a impressão de que era uma espécie de carrasco para todas as pessoas que não desejavam ter filhos. Pelo contrário, a profunda compreensão e a caridade que revela nos seus escritos para com as pessoas que, digamos, têm fobia de ter filhos (o que até recentemente era meu caso), me surpreenderam. A defesa de que a maternidade e a paternidade devem ocorrer de forma consciente e dentro de um matrimônio sadio, em que o amor tende a multiplicar-se, vai na contramão da infantilização dos relacionamentos e da romantização da maternidade, das expectativas que tantas mulheres cultivam e que depois, durante a gestação ou no puerpério, transformam-se num pesadelo regado a aborto provocado, baby blues , depressão pós-parto e até mesmo infanticídio, como infelizmente tem ocorrido cada vez mais em nossa sociedade doente.

Magali16 02/04/2021

A norma personalista é o fundamento do amor
Todo o livro se baseia na compreensão da norma personalista que se contrapõe ao utilitarismo. St. João Paulo II começa explicando o que o amor não é, para só então chegarmos juntos ao que, de fato, é o amor.
Tal conceito não é trazido sob o viés bíblico, mas sob o viés da razão. Se você objetiva amadurecer afetivamente, sem dúvidas este livro irá ajudá-lo.