O Segundo Círculo do Poder

O Segundo Círculo do Poder Carlos Castaneda

Resenhas - O Segundo Círculo do Poder

Jonatan 19/09/2023

Bem legal
Neste livro, Carlos Castaneda retorna ao México após seu último encontro com Dom Juan e Dom Genaro. Diferentemente de sua obra anterior, "Porta para o Infinito", a leitura flui de maneira mais cativante. Desde o início, o autor nos envolve, introduzindo-nos à figura de Dona Soledad. O livro gira em torno de personagens como Pablito e suas "irmãs", Nestor e Benigno, enquanto explora a busca de Castaneda para compreender a essência do nagual. Fiquei profundamente envolvido com a narrativa e achei a leitura extremamente cativante e esclarecedora.

Alexandre Torres 03/02/2020

Não leia
Nada contra introduzir uma mestra bruxa em uma história, mas não nesta. Tudo tem cheiro de retcon, sendo que Castaneda já tinha feito isso em 'A viagem a Ixtlan'. Logo nas primeiras páginas é possível ver que o universo mágico criado nos primeiros livros será implodido daqui em diante. Uma pena

jg 09/01/2015

O livro ficou parado na minha estante por muitos anos, acho que seis anos, até que decidi pegá-lo pra ler. Foi pouco depois de ter experienciado algum tempo na natureza, aprendendo algumas práticas de permacultura e também conhecendo um ritual indígena, então acho que o momento infuenciou a decisão.

É uma leitura que carrega muitas metáforas e conselhos para a vida. Mal sei julgar se são de fato bons ou ruins, acho que dependem muito mais do receptor do que do interlocutor. Porém, sem mitificar um conhecimento tido como "feitiçaria", que pode ou não ter sido realmente repassado a Castaneda, mas certamente muitos dos diálogos e histórias no livro trazem grandes reflexões sobre nossas posturas frente à vida.

Por mim, sei que dei novo valor e intenção a certas posturas, inclusive certos verbos: se alguém me fala, hoje, sobre "ver" ou "ouvir", no sentido mais coloquial possível, me vem à memória os ensinamentos de Dom Juan e o papel colocado para esses atos.

Como foi o primeiro livro de Castaneda que li, é difícil julgar a ordem, mas acredito que seja melhor começar pelo começo. Esse livro já se refere a muitos acontecimentos passados, que podem ter sido aludidos nos primeiros livros, mas não chega a dificultar a leitura.

Recomendo a experiência da leitura pra quem está aberto a novos conhecimentos e cosmovisões!
Desire Napoleão 20/09/2018minha estante
Confesso que meu interesse inicial foi de certa forma morno porém o livro nos faz refletir ou melhor me fez refletir .Em alguns momentos tudo se torna surreal e no momento seguinte as coisas mais simples tomam um volume que nos faz atentar mais a nossa volta.
Recomendo ,mas leia com mente aberta.