Os povos bárbaros

Os povos bárbaros Maria Sonsoles Guerras

Resenhas - Os povos bárbaros

Rodolfo Schreiner 09/08/2018

Bom livro mas simples.
O livro descreve os povos bárbaros germânicos que viviam ao redor do Império Romano, depois do Limes, na Germniae (ou germânia). É um resumo simples sobre a história da relação destes povos com o Império Romano.
Descreve os conflitos entre germanos e o Império, a dificuldade do Império em mante-los fora do Limes, as relações que se desenvolveram entre ambos, a aceitação dos germanos pelo Império como federati e seu emprego nos exércitos romanos (e a barbarização dos exércitos romanos).
Depois também descreve o fim do Império e a formação dos reinos bárbaros germânicos e sua organização social, política, econômica, religiosa etc. Deste modo mostra o início da Idade Média com seus reinos germânicos de cultura romana, germânica e cristã.
É um livro muito simples porque esta é a intenção da coleção série princípios. Mas está apoiado em boas referência bibliográficas sobre o tema, de produção da Ciência da História. Isto porque a autora cita os seguintes livros: O Fim do Mundo Antigo e o Princípio da Idade Média de Ferdinand Lot; As Invasões Bárbaras de Pierre Richet; A Alta Idade Média Ocidental de Michel Banniard, entre outros. Estes três livros são recomendados a quem deseja aprofundar-se no tema. Mas aproveito aqui para indicar também o livro Civilização do Ocidente Medieval vol. 1 de Jacques Le Goff, principalmente o primeiro capítulo que chama-se A Instalação dos Bárbaros. (volume 1 da edição portuguesa).