O Guia Geek de Cinema: A História por Trás de 30 Filmes de Ficção Científica que Revolucionaram o Gênero Ryan Lambie

Resenhas - O Guia Geek de Cinema: A História por Trás de 30 Filmes de Ficção Científica que Revolucionaram o Gênero

San 25/04/2023

Chegou o disco voador...
Quem não gosta de montar uma listinha de filmes para assistir ao longo do ano? Esse livro é perfeito para isso. São tantas histórias e curiosidades incríveis. Percebemos ao longo da leitura o quanto a ficção-científica moldou o imaginário social e o quanto foi impactante na indústria cinematográfica, quase sempre salvando-a do colapso financeiro total. E tantos de obras menores quanto de obras megalomaníacas, a ficção-científica está entre nós, nos moldando. Um livro delicioso de ler (apesar de mal editado, muitos erros de digitação ? creio que seja a versão brasileira).

Helenzinha 15/01/2022

Resenha de O Guia Geek de Cinema
Deixei esse livro pra ser uma das últimas resenhas porquê eu estava tão anciosa para ler e que eu quis fechar o mês com ele.
Não é novidade pra ninguém que eu sou uma nerd geek. Para quem não sabe a diferença de nerd para geek o blog do Canal Tech diz:
"Enquanto os geeks podem ser vagamente descritos como entusiastas, obcecados por coisas legais e modernas, os nerds, por outro lado, são mais intelectuais e se concentram em adquirir conhecimento profundo em um tema ou área específica."

Agora que entendemos a diferença entre nerd e geek voltemos ao guia. O mundo geek ganhou um espaço gigantesco e em escala mundial por diversos fatores, mas os mais importantes deles são os quadrinhos e o cinema. Franquias como a Marvel e a DC tomaram o coração do mundo inteiro e faz com que seus filmes sejam recordistas de bilheterias.

O livro escrito por Ryan Lambie é uma ótima opção para quem quer entender mais desse mundo nerd, mas também é de suma importância para aqueles que são fãs de ficção científica ou cinema. Aqui nós vamos ver filmes que marcaram gerações, como Star Wars e Godzilla.

Para mim, o mais interessante é que Lambie não fez desse livro uma enciclopédia cinematográfica. Pelo contrário, ele contextualiza e nos leva para dentro das histórias, nos transformando em uma espécie de especialistas em ficção científica.
E a minha edição foi feita pela Editora Seoman, que deu um show nessa versão em capa dura e cheia de cores.
E sim, eu recomendo demais a compra desse livro. Além de servir para alusões para redação, uma vez que toda história do cinema vai estar nas suas mãos.
Agora estou com uma dúvida, qual o seu filme geek favorito?

O meu (claro) são todos os de Harry Potter.

girlbetweenbooksandcoffee 08/11/2021

RESENHANDO 'O Guia Geek de Cinema'
Olá, meus amores! Tudo tranquilinho por aí?

A resenha de hoje é desse recebido mais que especial da @editoraseoman e que, cá entre nós, já foi uma das minhas leituras favoritas do ano!

Aqui, somos apresentados a grandes nomes da ficção científica nos cinemas, e entendemos o impacto que cada um teve na história do cinema atual.

Alguns já são bem conhecidos do público, e outros nem tanto, mas em algo se destacam: suas tramas à frente do seu tempo, e ambição em se tornar um marco cinematográfico..

De todos, o meu grande favorito é Avatar, do grande @jamescameronofficial. No livro, são mostrados vários motivos que o tornam tão grande quanto seu criador, e que cujo desenvolvimento só poderia ser desenvolvido por alguém como Cameron.

Por não se tratar de romance, mas sim de um texto informativo, você pode sentir um pouco de cansaço devido à falta de diálogos. Quando isso acontecer, sugiro pular para um capítulo cujo filme lhe agrade mais, e depois retornar para o capítulo que você estava lendo, é tiro e queda!

Apesar disso, que não considero um ponto negativo para a obra em questão, a leitura foi bastante instrutiva, e retornarei a ler alguns capítulos em específico para estudos futuros.

P.S.: em breve uma nova revisão precisará ser feita para incluir Duna, do Denis Villeneuve.

#QOTD: Qual seu livro e filme de ficção científica favoritos?

douglaseralldo 08/06/2019

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O GUIA GEEK DE CINEMA, DE RYAN LAMBIE OU SOBRE PREPARAR A PIPOCA
1 - Antes de mais nada, precisamos dizer que o livro tem a alma aqui do Listas Literárias, afinal, o que não faltarão nesta interessante publicação sobre cinema e ficção científica serão curiosas e, por que não, polêmicas listas, afinal, nelas é natural que sintamos falta desta ou daquela obra, ou que então consideremos desnecessária esta ou aquela inclusão. Contudo, creio que este tipo de efeito será bastante reduzido neste volume, pois nele estão presentes filmes que por uma razão ou outra garantiram seus espaços na memória da sétima arte;

2 - Em sentido mais resumido O guia geek de cinema é uma grande lista organizada por Ryan Lambie, um dos editores do site especializado Den of Geek, onde por meio de ensaios enxutos, mas bastante abrangentes abordará a história a construir 30 filmes que considera os mais importantes para a ficção científica construindo uma linha temporal de Méliès a blockbusters como Avatar e os mais recentes filmes de Star Wars. Como um dos atrativos de sua seleção, o fator que utiliza diferentes elementos para elaborar sua seleção, não restringindo-se, por exemplos, apenas aos sucessos de bilheteria, aos bem recepcionados pela crítica, de modo que a lista é composta por diferentes formas de marcar o cinema que encontraram filmes de grandes orçamentos ou mesmo produções independentes;

3 - Mas de modo geral os 30 filmes selecionados por Lambie são bastante reconhecíveis, mesmo não se tratando o leitor/espectador de alguém especializado no gênero visto que na grande maioria estamos falando de algumas obviedades que seriam imprescindível num levantamento desses. Nesse sentido, então, é possível que abordagens sobre filmes como Brazil - o filme, O enigma de outro mundo e Vampiros de Almas soem como novidade ao leitor comum, que não esteja totalmente dentro das discussões do gênero de ficção científica

site: http://www.listasliterarias.com/2019/06/10-consideracoes-sobre-o-guia-geek-de.html