Fio de Esperança

Fio de Esperança André Ribeiro

Resenhas - Fio de Esperança

Luis 14/02/2010

Ao Mestre com carinho.
O futebol costuma ser impiedoso com aqueles que não chegam ao olimpo, vide o processo de esquecimento a que foi submetido o time brasileiro de 1950, vice campeão mundial e mais precisamente o arqueiro do elenco, o genial Barbosa, que viveu condenado à sombra daquela derrota.
Felizmente toda regra tem exceção. O time de 82, uma das mais belas equipes de futebol já montadas, vem há algum tempo sendo reverenciada apesra de ter caído nas quartas de final, diante da Itália de Paolo Rossi. O arquiteto daquele time, Telê Santana, ganhou uma biografia emocionada de André Ribeiro, jornalista com larga experiência em futebol, autor também da biografia de Leônidas da Silva.
Desde o início como jogador, no interior de Minas, passando pela consagração no Fluminense dos anos 50, Telê já havia feito a sua opção como incansável defensor do futebol arte. Levaria essa filosofia para sua carreira de treinador, sendo campeão no próprio Fluminense (carioca -1969), no Atlético Mineiro (Brasileiro-1971), no Grêmio (Gaúcho-1977), além de uma excelente passagem pelo Palmeiras (1979) em que carimbou o seu passaporte para a Seleção brasileira. A fatalidade de 5 de juho de 1982, no estádio Sarriá, impediu a consagração daquela geração de craques, que teria ainda uma última chnace, 4 anos mais tarde, em terras mexicanas. Caímos nos penâltis, diante da forte equipe francesa , liderada por Platini.
No entanto o destino seria generoso com Telê. Ao desembarcar no São Paulo futebol clube, em 1990, o treinador daria início à fase mais vitoriosa da história do tricolor paulista, culminado com duas taças libertadores e dois títulos mundiais. O futebol pagou com juros e correção monetária a enorme dívida que tinha com Mestre Telê.