Quando Éramos Filósofos -

Quando Éramos Filósofos - Héctor Lozano

Resenhas -

Amanda 11/02/2020

Merlí é minha série favorita e quando encontrei esse livro na livraria comprei na hora sem pensar duas vezes.

O livro não diverge muito da série, mas tem o diferencial da história ser contada na visão de Bruno, filho de Merlí, em que registra os momentos com seu pai para sua irmã Mina saber quem ele foi, já que não teve a oportunidade de conhecê-lo. Assim Bruno narra as experiências de seu ensino médio tendo seu pai como professor, o que não é nada fácil, já que Merlí sempre deixa sua marca por onde passa.

Merlí é o professor que da sede para os alunos querer aprender. Desde o primeiro dia de aula mostra que a escola vai muito além de uma de sala com todos os alunos sentados de frente pra lousa. Consequentemente, Merlí foge dos padrões, e é justamente o que a educação mais demanda nesse momento! Atualmente o ensino médio consiste apenas em preparar o aluno a todo custo para o vestibular, sem se preocupar com os riscos disso em cima do aluno, que muitas vezes acarretam em ansiedade e depressão. Não é atoa que são as doenças mais comuns nos adolescentes na atualidade.

A história me lembra bastante de Sociedade dos Poetas Mortos, sendo que é um filme que se passa nos anos 60, ainda reflete muito no cotidiano.

Recomendo pra quem gosta de filosofia e também pra quem não gosta, quem sabe assistindo à série ou lendo o livre mude de opinião.

Ytalo 07/07/2022

PERFEITO
eu já tinha assistido e série mais ter mais detalhes de algumas acontecimentos que não passaram na série foi ótimo, eu amo tudo da série e o livro não foi diferente

Jéh - @cantinho_de_literatura 16/10/2019

Resenha | < #resenhacantinhodeliteratura > | Quando éramos Filósofos - A história dos alunos de Merlí | @faroeditorial | Héctor Lozano | 5?
? Oi seguimores, como vocês estão? Hoje é dia de resenha aqui no Cantinho e o livro da vez é Quando Éramos Filósofos - A história dos alunos de Merlí. O livro é escrito por Héctor Lozano e publicado no Brasil pela @faroeditorial .
? ?Aconteceu algo mágico quando éramos os peripatéticos. Vou te contar de uma forma simples: Éramos como espadas gravadas em um paredão de pedra. E Merlí nos arrancou da pedra e abriu nossos olhos.?
? Uma reunião depois de sete anos do fim do ensino médio, um encontro que marca o início de um livro, de memórias sobre os melhores tempos que os jovens viveram.
? Uma espécie de diário para que uma filha possa conhecer e saber como o pai mudou a vida de tantos jovens.
? ?Eu me chamo Merlí... E quero que vocês sintam tesão pela filosofia!?
? Sim, mais um livro da história de Merlí. Quando éramos Filósofos - A história dos alunos de Merlí, é um lançamento da @faroeditorial e é uma cereja do bolo para todo o universo de Merlí.
? A obra apresenta uma narrativa fluída, rápida e cheia de emoção. Nesse livro, temos a história contada por Bruno, filho de Merlí. É através dele, que somos levados aos corredores da escola Àngel Guimerá. Lugar onde diversas histórias aconteceram, onde o primeiro amor foi sentido, dúvidas foram feitas e tudo por conta de um professor de uma matéria.
? Durante todo o livro, acompanhamos como um professor, sendo o professor certo, pode mudar totalmente a vida de uma turma. Aos olhos de Bruno, percebemos histórias, confusões e tramas que envolve quem o lê.
? Sou suspeito para falar, pois sou apaixonado por tudo que envolve o universo de Merlí, mas esse livro é feito para quem não gosta tanto de seriado, pois ao lê o leitor conhece toda a trama e ainda mais, tem um bônus, pois pode saber o que de fato aconteceu com Bruno quando ele saiu do colégio.
? Tendo um final maravilhoso e com muita emoção, eu indico à todos esse livro!
? Claramente, preciso ressaltar que a parte gráfica do livro está linda. A @faroeditorial arrasando sempre! ????

Beta Oliveira 18/08/2019

O livro nos apresenta mais sobre os alunos e o que motivava a forma como Merlí e eles interagiam – porque o mundo extraclasse influenciava diretamente nesta relação. Foca muito nas dúvidas e incertezas pessoais de Bruno e na relação complicada que misturava pai e filho, professor e aluno.
Merlí ensinou cada um de seus alunos a buscar a liberdade de ser quem são, assumindo riscos e consequências. Talvez seja o maior desafio que um educador – pais, professores ou responsáveis – possa enfrentar ao contribuir para a formação de outra pessoa. Ainda mais em um mundo onde tudo muda o tempo todo.
O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://livroaguacomacucar.blogspot.com/2019/08/cap-1613-quando-eramos-filosofos.html