Quando Éramos Filósofos -

Quando Éramos Filósofos - Héctor Lozano

Resenhas -

Jéh - @cantinho_de_literatura 16/10/2019

Resenha | < #resenhacantinhodeliteratura > | Quando éramos Filósofos - A história dos alunos de Merlí | @faroeditorial | Héctor Lozano | 5?
? Oi seguimores, como vocês estão? Hoje é dia de resenha aqui no Cantinho e o livro da vez é Quando Éramos Filósofos - A história dos alunos de Merlí. O livro é escrito por Héctor Lozano e publicado no Brasil pela @faroeditorial .
? ?Aconteceu algo mágico quando éramos os peripatéticos. Vou te contar de uma forma simples: Éramos como espadas gravadas em um paredão de pedra. E Merlí nos arrancou da pedra e abriu nossos olhos.?
? Uma reunião depois de sete anos do fim do ensino médio, um encontro que marca o início de um livro, de memórias sobre os melhores tempos que os jovens viveram.
? Uma espécie de diário para que uma filha possa conhecer e saber como o pai mudou a vida de tantos jovens.
? ?Eu me chamo Merlí... E quero que vocês sintam tesão pela filosofia!?
? Sim, mais um livro da história de Merlí. Quando éramos Filósofos - A história dos alunos de Merlí, é um lançamento da @faroeditorial e é uma cereja do bolo para todo o universo de Merlí.
? A obra apresenta uma narrativa fluída, rápida e cheia de emoção. Nesse livro, temos a história contada por Bruno, filho de Merlí. É através dele, que somos levados aos corredores da escola Àngel Guimerá. Lugar onde diversas histórias aconteceram, onde o primeiro amor foi sentido, dúvidas foram feitas e tudo por conta de um professor de uma matéria.
? Durante todo o livro, acompanhamos como um professor, sendo o professor certo, pode mudar totalmente a vida de uma turma. Aos olhos de Bruno, percebemos histórias, confusões e tramas que envolve quem o lê.
? Sou suspeito para falar, pois sou apaixonado por tudo que envolve o universo de Merlí, mas esse livro é feito para quem não gosta tanto de seriado, pois ao lê o leitor conhece toda a trama e ainda mais, tem um bônus, pois pode saber o que de fato aconteceu com Bruno quando ele saiu do colégio.
? Tendo um final maravilhoso e com muita emoção, eu indico à todos esse livro!
? Claramente, preciso ressaltar que a parte gráfica do livro está linda. A @faroeditorial arrasando sempre! ????

Beta Oliveira 18/08/2019

O livro nos apresenta mais sobre os alunos e o que motivava a forma como Merlí e eles interagiam – porque o mundo extraclasse influenciava diretamente nesta relação. Foca muito nas dúvidas e incertezas pessoais de Bruno e na relação complicada que misturava pai e filho, professor e aluno.
Merlí ensinou cada um de seus alunos a buscar a liberdade de ser quem são, assumindo riscos e consequências. Talvez seja o maior desafio que um educador – pais, professores ou responsáveis – possa enfrentar ao contribuir para a formação de outra pessoa. Ainda mais em um mundo onde tudo muda o tempo todo.
O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://livroaguacomacucar.blogspot.com/2019/08/cap-1613-quando-eramos-filosofos.html

Minha Velha Estante 01/07/2019

Resenha de Mylena Suarez
" A gente se ama. Com nossas imperfeições."

Bruno sempre guardou uma mágoa do pai por tê-lo abandonado, mas quando é forçado a conviver mais com ele por ter se tornado seu professor de filosofia, seu mundo vai virar de ponta cabeça. Bruno é gay mas não sai do armário, não conta ninguém apesar de alguns de colegas jé terem percebido.

O livro Quando éramos filósofos traz o ponto de visto de Bruno nesta jornada de autodescobrimento, coragem e revelação. Narrado em primeira pessoa por ele, o livro é escrito em formato de conversa entre ele e sua irmã, Mina, com vários capítulos que relembram os momentos que transformaram a vida de quem conviveu com o professor Merli.

" Éramos como espadas cravadas em um paredão de pedra. E Merli nos arrancou da pedra e abriu nossos olhos."

Este não é bem meu estilo de livro mas, como esse ano resolvi sair de minha zona de conforto e ler livros que não estou habituada, encarei o desafio. Já começou do tema tratado que é filosofia, como eu nunca consegui entender muito bem os pensamentos de alguns filósofos então vi a chance de conhecer mais sobre o assunto.

Cada capítulo traz um filósofo diferente e um de seus pensamentos de forma contextualizada e colocada em situações práticas vividas pelos colegas de Bruno e, normalmente, envolvendo o professor. Merli é daquele tipo de professor provocador e aberto que gosta de levantar discussões e burlar regras para levar quem está a sua volta a refletir sobre sua atitude e comportamento. Acaba que ele consegue revolucionar a turma de alunos, começa a se aproximar mais do filho e o ajuda a assumir sua sexualidade.

Porém, contudo, todavia, entretanto....
Confesso que esperei mais das discussões filosóficas, a cada capítulo percebia um tema bastante interessante para ser abordado porém, o escritor preferiu se utilizar de diálogos rasos e muitas vezes sem nexo com personagens meio egoístas para mostrar a praticabilidade do tema naquela circunstância do capítulo. O que foi uma pena, pois a ideia do livro tinha bastante potencial de arrebatar o leitor, fosse ele adolescente, jovem ou adulto. Claro que tem seu mérito, já que a série fez muito sucesso pelo mundo, mas minha opinião é que o sucesso vem muito mais do romance, do drama de um certo acontecimento e dos temas polêmicos em si e menos do fato de a filosofia ganhar destaque na trama pois foi bem pouco discutida.

Não pense com isso que eu esperava algo digno de tese, com discussões profundas e elaboradas. Não. Eu nem iria conseguir entender muito se assim o fosse. Tive dois professores revolucionários como Merli se propôs a ser, um no ensino médio de Português e outro de Ética na faculdade e acabei que projetei muito da ideia destes professores ao pedir o livro para ler e Merli me frustrou em vários momentos. Além de tudo isso, apesar de ter abandonado a TV há anos, passei boa parte da juventude assistindo Malhação e gostando de alguns dos temas lá tratados, assim quando percebi que era uma Malhação versão espanhola com filosofia de fundo, me interessei. Quem me conhece, sabe que, mesmo sendo religiosa, sempre fui aberta a discussões, minha filha sempre leu muito, uma contestadora nata, e agora então que faz Humanidades nossas discussões tem sido maiores e maravilhosas. Por estes motivos, eu estava sedenta. Enfim...

Falar da edição é até redundância, pois Faro tem um cuidado muito grande com seus livros, a tradução está muito boa, os detalhes internos também como os bilhetes e contra capa, os autógrafos na capa com certeza vão conquistar os fãs da série.

Beijos, Myl

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2019/05/quando-eramos-filosofos-hector-lozano.html

@gataleitora 10/05/2019

" A gente se ama. Com nossas imperfeições."
Bruno sempre guardou uma mágoa do pai por tê-lo abandonado, mas quando é forçado a conviver mais com ele por ter se tornado seu professor de filosofia, seu mundo vai virar de ponta cabeça. Bruno é gay mas não sai do armário, não conta ninguém a pesar de alguns de colegas jé terem percebido.

O livro Quando éramos filósofos traz o ponto de visto de Bruno nesta jornada de autodescobrimento, coragem e revelação. Narrado em primeira pessoa por ele, o livro é escrito em formato de conversa entre ele e sua irmã ,Mina, com vários capítulos que relembram os momentos que transformaram a vida de quem conviveu com o professor Merli.

Este não é bem meu estilo de livro, mas, como esse ano, resolvi sair de minha zona de conforto e ler livros que não estou habituada , encarei o desafio. Já começou do tema tratado que é filosofia, como eu nunca consegui entender muito bem os pensamentos de alguns filósofos então vi a chance de conhecer mais sobre o assunto.

Cada capítulo traz um filósofo diferente e um de seus pensamentos de forma contextualizada e colocada em situações práticas vividas pelos colegas de Bruno e normalmente envolvendo o professor. Merli é daquele tipo de professor provocador e aberto que gosta de levantar discussões e burlar regras para levar quem está a sua volta a refletir sobre sua atitude e comportamento. Acaba que ele consegue revolucionar a turma de alunos, começa a se aproximar mais do filho e o ajuda a assumir sua sexualidade.

Porém ,contudo, todavia, entretanto....

Confesso que esperei mais das discussões filosóficas, a cada capítulo percebia um tema bastante interessante para ser abordado porem o escritor preferiu se utilizar de diálogos rasos e muitas vezes sem nexo com personagens meio egoístas para mostrar a praticabilidade do tema naquela circunstância do capítulo. O que foi uma pena pois a ideia do livro tinha bastante potencial de arrebatar o leitor fosse ele adolescente, jovem ou adulto. Claro que tem seu mérito já que a série fez muito sucesso pelo mundo mas minha opinião é que o sucesso vem muito mais do romance, do drama de um certo acontecimento e dos temas polêmicos em si e menos do fato de a filosofia ganhar destaque na trama pois foi bem pouco discutida.

Não pense com isso que eu esperava algo digno de Tese com discussões profundas e elaboradas. Não. Eu nem iria conseguir entender muito se assim o fosse. Tive dois professores revolucionários como Merli se propôs a ser, um no ensino médio de Português e outro de Ética na faculdade e acabei que projetei muito da ideia destes professores ao pedir o livro para ler e Merli me frustrou em vários momentos. Além de tudo isso, apesar de ter abandonado a TV há anos, passei boa parte da juventude assistindo Malhação e gostando de alguns dos temas lá tratados, assim quando percebi que era uma Malhação versão espanhola com filosofia de fundo ,me interessei. Quem me conhece, sabe que mesmo sendo religiosa sempre fui aberta a discussões, minha filha sempre leu muito , uma contestadora nata, e agora então que faz Humanidades nossas discussões tem sido maiores e maravilhosas. Por estes motivos esperei mais do livro.

Falar da edição é até redundância pois Faro tem um cuidado muito grande com seus livros, a tradução está muito boa, os detalhes internos também como os bilhetes e contra capa, os autógrafos na capa com certeza vão conquistar os fãs da série.

3/5 estrelas.

beijos,Myl

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/
Marcio Fabula 14/05/2019minha estante
Mylena vc assistiu todas as temporadas da série ?
Sua resenha ficou boa. Merlí foi uma história visada para o público alvo juvenil. Foi até uma surpresa para os produtores ela ter convertido um grande público. É uma história maravilhosa. Eu gostei do livro por resumir os principais fatos da série e ainda assim nos apresentar a perspectiva do Bruno.

@gataleitora 14/05/2019minha estante
Não assisti...depois de ler , desanimei....

Marcio Fabula 15/05/2019minha estante
Olha recomendo você assistir a série. O livro só é um resumo da série. E mostra o ponto de vista do Bruno como vc mesma pontuou em sua resenha. Você fez uma comparação da série com a malhação. Eu iria mais além. A série é uma malhação só que com conteúdo. Forte abraço.

@gataleitora 15/05/2019minha estante
Tentarei bravamente. Mas me permita discordar pois o livro parece malhacao com foco na filosofia, pois os dilemas enfrentados sao quase iguais.

Marcio Fabula 15/05/2019minha estante
Eu me referi a série. E entre malhação e Merlí é evidente que Merlí em 3 temporadas tem mais conteúdo que malhação. Tanto é que aqui mesmo no Brasil o conteúdo da série tem sido usado como cursos de extensão. Pesquise por Renato Janine Ribeiro no You Tube e coloque junto com nome dele o nome Merlí.

@gataleitora 15/05/2019minha estante
Certo. Obrigada pela dica. Malhacao tem bem umas 20 temporadas , nao subestime so por ser nacional e da globo. Nao assisto a globo ha anos mas sei de sua influência. Enfim... vou procurar o video no youtube e assistir a serie. Ai volto para falar com você.

Marcio Fabula 16/05/2019minha estante
Não subestimei. Até porquê são seriados com propostas bem diferentes. Só que a semelhança entre malhação e Merlí acaba quando é escancarado que Merlí é uma série que em seu roteiro tem elementos com um repertório mais vasto em conteúdo.
Sobre malhação eu vejo que pra tv brasileira já fez muito revelando vários bons atores.
Alguma coisa ou outra que ainda vejo na tv. Nossos tempos mudaram de mais. Forte abraço.